FERRAMENTAS DIGITAIS E ESCOLA: Estudo de uma proposta pedagógica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p293

Mots-clés :

Ferramentas Digitais; Escola; Ensino-aprendizagem.

Résumé

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC vêm oferecendo novos recursos e possibilidades também para a Educação, com destaque para os dispositivos móveis, que possibilitam o acesso a recursos e ambientes digitais de aprendizagem. As TDIC têm sido utilizadas e recomendadas como ferramenta e apoio ao processo de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta dados de pesquisa exploratória a partir de estudo de caso de uma escola privada situada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, cuja proposta pedagógica inclui o uso de tablets entre outras ferramentas digitais para professores e alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade de Cuiabá (Unic)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Graduada em Comunicação Social, habilitação Radialismo, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá. E-mail: fonsecaanagraciela@gmail.com.

Références

ALENCAR, A. F. D. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas. V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: [s.n.]. 2005. Disponível em: http://pt.slideshare.net/mauriciomendespinto/paulo-freire-tecnologia. Acesso em: 08 abr.2013.

BACCEGA, M. A. Meios de Comunicação na Escola. Comunicação & Educação, São Paulo, set/dez 2002. 7-15. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37451. Acesso em: 23 set. 2013

CARVALHO, F. D. P. S.; CIVARDI, J. A. Novas tecnologias, velhas atitudes, práticas antigas. II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa: Instituto de Educação. 2012. p. 719-736. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/281.pdf. Acesso em: 15 out. 2014.

CHAMPAOSKI, E. B.; MENDES, A. A. P. Percepção de professores do Ensino Fundamental I acerca das tecnologias digitais no cotidiano escolar. In: ALMEIDA, S. D. C. D. D.; MEDEIROS, F. D.; MATTAR, J. Educação e Tecnologias: refletindo e transformando o cotidiano. 1ª. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Cap. 3.

CORAZZA, H. Midiatização e mudanças no processo educativo. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0212-1.pdf. Acesso em: 04 jun. 2014.

DUARTE, A. C.; BERTOLDI, B.; SCANDELARI, C. Educação e Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Campo Grande: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP11DUARTE.PDF. Acesso: 23 set. 2013.

FERREIRA, J. B. et al. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (M-learning). DataGramaZero, Rio de Janeiro, agosto 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/17731. Acesso em: 9 set. 2012.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6º. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, C. A. D. S. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. [S.l.], p. 138. 2011.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LUCKIN, R. et al. Decoding Learning: The Proof, Promise and Potential of Digital Education. Londres: Nesta, 2012. Disponível em: http://www.nesta.org.uk/sites/default/files/decoding_learning_report.pdf. Acesso em: 07 fev.2014.

MAGALHÃES, C. M.; MILL, D. Elementos para Reflexões sobre Educação, Comunicação e Tecnologia: nada é tão novo sobre redes, linguagem e aprendizagem. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza: Intercom. 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0771-1.pdf. Acessado em: 23 set. 2013.

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª. ed. Campinas: Papirus, 2013.

MÜLBERT, A. L.; PEREIRA, A. T. C. Um panorama da pesquisa sobre Aprendizagem Móvel (m-learning). V Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: [s.n.]. 2011. Disponível em: https://abciber.org.br/simposio2011/anais/Trabalhos/artigos/Eixo%201/7.E1/80.pdf. Acesso em: 15 out.2012.

PALAMEDI, F. A usabilidade como instrumento da análise da função comunicativa em interfaces digitais. In: JÚNIOR, J. F.; SANTOS, M. C. D. Comunicação, tecnologia e inovação: estudos interdisciplinares de um campo em expansão. Porto Alegre: Buqui, 2013. p. 63-85.

RIBEIRO, R. A. et al. Educação e mobilidade: perspectivas para integração de tecnologias móveis ao currículo. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. [S.l.]: [s.n.]. 2013. p. 1-14. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/artigo-mobilidade-final.pdf. Acesso em: 07 fev.2014.

ROSA, F. R.; AZENHA, G. S. Aprendizagem móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. Columbia University: Center for Brazilian Studies. São Paulo, p. 435. 2015. Disponível em: http://aprendizagem-movel.net.br/arquivos/Columbia_PORT.pdf. Acesso em: 11 dez. 2015.

ROTHMAN, P. Ensino Sob Medida. Info Exame, Abril 2013.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? ReCeT - Revista de Computação e Tecnologia, São Paulo, 2, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 08 abr. 2014.

UNOi Educação. UNOi Educação. Disponivel em: <http://unoieducacao.com/>. Acesso em: 15 abril 2017.

Publié-e

2019-05-01

Comment citer

VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca. FERRAMENTAS DIGITAIS E ESCOLA: Estudo de uma proposta pedagógica. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 293–316, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p293. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5776. Acesso em: 22 juill. 2024.