TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p613Mots-clés :
EaDRésumé
A pesquisa buscou diagnosticar a realidade das escolas públicas de Grajaú, Maranhão, quanto ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Ciências. O objetivo foi levantar como as TDIC estão sendo utilizadas nas escolas, pelos professores de Ciências. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como sujeitos professores de Ciências e alunos. Aplicou-se um questionário para diagnosticar a realidade das escolas quanto ao uso das TDIC. Concluiu-se que a utilização das TDIC no local pesquisado precisa ser mais explorada e que o professor ainda não está preparado para aproveitar as tecnologias como fator de aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Professores; alunos; escola; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
ABSTRACT
The research sought to diagnose the reality of public schools in Grajaú, Maranhão, regarding the use of digital information and communication technologies (TDIC). The goal was to get to know how the TDICs are being used in schools by the science teachers. A bibliographical and field research was carried out, having as subjects science teachers and students. A questionnaire was applied to diagnose the reality of schools as regards the use of TDICs. It was concluded that the use of TDICs in the researched area needs to be further explored and that the teacher is not yet ready to take advantage of technologies as a factor to improve the teaching and learning process.
KEYWORDS: Teachers; students; school; Digital Information and Communication Technologies.
RESUMEN
La investigación buscó diagnosticar la realidad de las escuelas públicas de Grajaú, Maranhão, en cuanto al uso de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC). El objetivo fue conocer como las TDIC están siendo utilizadas en las escuelas, por los profesores de Ciencias. Se realizó una investigación bibliográfica y de campo, teniendo como sujetos profesores de Ciencias y alumnos. Se aplicó un cuestionario para diagnosticar la realidad de las escuelas en cuanto al uso de las TDIC. Se concluyó que la utilización de las TDIC en el local investigado necesita ser más explotada y que el profesor todavía no está preparado para aprovechar las tecnologías como factor de perfeccionamiento del proceso de enseñanza y de aprendizaje.
PALABRAS CLAVE: Profesores; alumnos; escuela; Tecnologías Digitales de Información y Comunicación.
Téléchargements
Références
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.
BRITO, G. S. e PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: Ibpex, 2008.
BUENO, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Dissertação (Mestrado) – PPGTE/Cefet – PR, Curitiba, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol.1, São Paulo, Paz e Terra, 2000.
DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf. Acesso em: 30/04/2017.
GOMES, F. K. de S.; CAVALLI, W. L.; BONIFÁCIO, C. F. Os problemas e as soluções no ensino de Ciências e Biologia. In: Anais do 1º Simpósio Nacional de Educação, XX Semana de Pedagogia, 11 a 13 de Novembro de 2008. Unioeste, Cascavel, PR. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2055.pdf. Acesso em: 20/04/2017.
LAKATOS, M. E. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LEMOS, S. Profissionalização docente nas escolas públicas do estado de Tocantins: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 394-418, 30 out. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo : Ed. 34, 2000.
MOURA, A. Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256.
ROCHA, J.; NOGUEIRA, C.; SOUSA, J.; SOUSA, G. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673.
RODRIGUES, A. O potencial das narrativas digitais na aproximação/ apropriação da tecnologia: reflexões sobre dois contextos de formação de professores. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 336-358, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p336
ROSADO, J. Novas formas de ser e de estar na contemporaneidade: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 923-928, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p923.
SACRINI, M. Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/ted-10062008-144218/pt-br.php. Acessado em 20de Maio de 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. São Paulo: UNICAMP/NIED, 1998.
VIANA, J.; COSTA, F.; PERALTA, H. Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.