TECNOLOGÍAS DIGITALES DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN COMO RECURSO DE MEDICIÓN PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p613Palabras clave:
EaDResumen
La investigación buscó diagnosticar la realidad de las escuelas públicas de Grajaú, Maranhão, en cuanto al uso de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC). El objetivo fue conocer como las TDIC están siendo utilizadas en las escuelas, por los profesores de Ciencias. Se realizó una investigación bibliográfica y de campo, teniendo como sujetos profesores de Ciencias y alumnos. Se aplicó un cuestionario para diagnosticar la realidad de las escuelas en cuanto al uso de las TDIC. Se concluyó que la utilización de las TDIC en el local investigado necesita ser más explotada y que el profesor todavía no está preparado para aprovechar las tecnologías como factor de perfeccionamiento del proceso de enseñanza y de aprendizaje.
Descargas
Citas
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.
BRITO, G. S. e PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: Ibpex, 2008.
BUENO, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Dissertação (Mestrado) – PPGTE/Cefet – PR, Curitiba, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol.1, São Paulo, Paz e Terra, 2000.
DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf. Acesso em: 30/04/2017.
GOMES, F. K. de S.; CAVALLI, W. L.; BONIFÁCIO, C. F. Os problemas e as soluções no ensino de Ciências e Biologia. In: Anais do 1º Simpósio Nacional de Educação, XX Semana de Pedagogia, 11 a 13 de Novembro de 2008. Unioeste, Cascavel, PR. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2055.pdf. Acesso em: 20/04/2017.
LAKATOS, M. E. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LEMOS, S. Profissionalização docente nas escolas públicas do estado de Tocantins: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 394-418, 30 out. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo : Ed. 34, 2000.
MOURA, A. Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256.
ROCHA, J.; NOGUEIRA, C.; SOUSA, J.; SOUSA, G. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673.
RODRIGUES, A. O potencial das narrativas digitais na aproximação/ apropriação da tecnologia: reflexões sobre dois contextos de formação de professores. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 336-358, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p336
ROSADO, J. Novas formas de ser e de estar na contemporaneidade: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 923-928, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p923.
SACRINI, M. Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/ted-10062008-144218/pt-br.php. Acessado em 20de Maio de 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. São Paulo: UNICAMP/NIED, 1998.
VIANA, J.; COSTA, F.; PERALTA, H. Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.