DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p259Mots-clés :
digital, internet, tecnologiasRésumé
As Tecnologias Digitais (TD), são recursos importantes para o processo de ensino aprendizagem e favorecem o trabalho docente, porém estes ainda enfrentam alguns desafios quanto a sua utilização. Objetivou-se, realizar uma revisão bibliográfica dos principais desafios enfrentados pelos docentes para implementação das TD no ambiente acadêmico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, onde foram selecionados 14 artigos, 02 dissertações, 01 monografias e 02 livros, publicados em português na base de dados da CAPES, no período de 2012 a 2017. Os principais desafios apontados são: resistência docente à mudança, ausência de autonomia docente frente ao uso das TD, ausência de capacitação para uso, bem como de políticas que favoreçam a apropriação crítica dos docentes quanto as tecnologias.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais; Desafios; Docentes.
ABSTRACT
Digital Technologies (TD), are important resources for the process of teaching learning and favor the teaching work, but these still face some challenges as to their use. The objective was to carry out a bibliographic review of the main challenges faced by teachers for the implementation of TD in the academic environment. It is a bibliographical research of the narrative type, 14 articles, 02 dissertation, 01 monograph and 02 book were published, published in Portuguese in the CAPES database, from the period of 2012 to 2017. The main challenges are: teacher resistance to change, absence of teacher autonomy from the use of TD, lack of training for use, as well as policies that favor the critical appropriation of teachers regarding technologies.
KEYWORDS: Digital Technologies; Challenges; Docentes.
RESUMEN
Las Tecnologías Digitales (TD), son recursos importantes para el proceso de enseñanza aprendizaje y favorecen el trabajo docente, pero éstos todavía enfrentan algunos desafíos en cuanto a su utilización. El objetivo es realizar una revisión bibliográfica de los principales desafíos enfrentados por los docentes para la implementación de las TD en el ambiente académico. Se trata de una investigación bibliográfica del tipo narrativa, donde fueron seleccionados 14 artículos, 2 disertaciones, 1 monografía y 2 libros publicados en portugués en la base de datos de la CAPES, en el período de 2012 a 2017. Los principales desafíos señalados son: resistencia docente al cambio, ausencia de autonomía docente frente al uso de las TD, ausencia de capacitación para el uso de las TD, así como de políticas que favorezcan el pensamiento crítico de los docentes en cuanto a las tecnologías.
PALABRAS CLAVE: Tecnologías Digitales; Desafíos; Docentes.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, J. C. D. As tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Geografia do 3º ano do ensino médio na escola estadual Cícero dos Anjos, São Vicente do Seridó- PB. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de ensino médio, Técnico e Educação à Distância. São Vicente do Seridó, p. 48. 2014.
BAUMAN, Z. 44 Letters From the Liquid Modern World. 1. ed. Rio de Janeiro: BLACKWELL SCIENCE, 2010. 208 p. ISBN 0745650570.
BOUCHERVILLE, G. Transposição didática em sistema aberto de educação no uso da tecnologia móvel dentro de sala de aula. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, p. 19. 2016.
FRANCO, A. Novas visões sobre a sociedade, o desenvolvimento, a internet, a política e o mundo glocalizado. 1. ed. Curitiba: Escola-de-Redes=Nodo-de-Curitiba, 2008. 260 p.
GIL, A. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Altas, 2015.
LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Ireneu da Costa. São Paulo: 34, 2009.
MARTINS, J. L.; SILVA, B. D. Teach the difficulties in online courses. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 100-118, 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p100.
MARTINS, J.; SILVA, V. Avaliação da dialogia em fóruns de curso online: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 232-255, 1 jul. 2017a. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p232.
MARTINS, J. Para a gestão da aprendizagem. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 882-899, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p882.
MARTINS, J.; SILVA, B.; SILVA, V.; PORTO JUNIOR, F. G. R. Narrativas aprendentes em um contexto em (trans)formação. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 23-31, 1 jul. 2017b. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p23.
MARTINS, J.; SILVA, B.; SILVA, V. Novos problemas, outras narrativas, entrevista com Pedro Demo. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 639-644, 1 jul. 2017c. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p639.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, 2015. ISSN 978-978-85-63023-14-8. Disponivel em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 25 Agosto 2017.
NANTES, E. A. S. et al. Ferramentas Digit@is e Educação Básica: Lacunas Entre a Teoria e a Prática Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 1, p. 53-65, 2016. ISSN 2447-8733.
PIMENTA, M. C. Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, p. 122. 2016.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 53-66, Julho 2012. ISSN 1678-765X. Disponível em:. Acesso em: 27 ago. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896.
PRETTO, N. D. L.; SILVEIRA, S. A. D. Além das redes de colaboração: internet, diversidade. Salvador: EDUFBA, 2008. 232 p. ISBN 978-85-232-0524-9. Available from SciELO Books.
PRETTO, N. POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 32-55, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p32.
QUEIROZ, T. L. D. A. O uso de mídias por professores egressos do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife, p. 259f. 2012.
RODRIGUES, A. L. Dificuldades, Constrangimentos e Desafios na Integração das Tecnologias Digitais. In Aprendizagem Online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: [s.n.]. 2014. p. 838-846.
ROSA, R. TRABALHO Docente: Dificuldades Apontadas pelos professores no Uso das Tecnologias. UNIUBE, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 214-227, 21 a 25 Outubro 2013. ISSN 2237-8022.
ROTHER, E. T. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo: Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. 20 Junho 2007. p. v-vi.
SANCHO, J. M. De Tecnologías de la Información y la Comunicación a Tecnologías de la. VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA PUCPR – EDUCERE III CONGRESSO IBERO – AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS – CIAVE. Curitiba: [s.n.]. 2008. p. 11.
SILVA, M. M. A. D. Formação Continuada de Professores e Tecnologia: Concepções Docentes, Possibilidades e Desafios do Uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 112. 2014.
SOUSA, R. P. D.; MOITA, F. M. C. D. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias Digitais na Educação. 21. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3.
IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 9, Julho-Setembro 2014. ISSN 2176-7262 (versão on-line). Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/artigos_2014.htm#vol47n3.
RODRIGUES, A. O potencial das narrativas digitais na aproximação/ apropriação da tecnologia: reflexões sobre dois contextos de formação de professores. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 336-358, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p336.
SPAGNOLO, C. et al. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no processo de formação docente: UM RECORTE NOS GRUPOS DE TRABALHO DA ANPED – 2009 A 2012. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 1, p. 203-222, jan./jun. 2014. ISSN 1982-9949.
SPELLER, P.; ROBL, F.; MENEGHEL, S. M. Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década. 1. ed. Brasília: UNESCO, CNE, MEC, 2012. 164 p. ISBN 978-85-7652-171-6.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V.; MARTINS, J. A convergência midiática e as tecnologias móveis pós-bolonha: novas práticas sociais. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p229.
VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Duque de Caxias, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.
VIANA, J.; COSTA, F.; PERALTA, H. Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190.
XAVIER, L. N. et al. Analisando as Metodologias Ativas na Formação dos Profissionais de Saúde: Uma Revisão Integrativa. SANARE - Revista de Políticas Públicas, Sobral, v. 13, n. 1, p. 76-83, jan./jun. 2014. ISSN 2317-7748.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.