RÁDIO E CIDADANIA: um estudo comparado da atuação de rádios de Lisboa e de Brasília

Autores

  • Valquíria Guimarães da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p603

Palavras-chave:

Rádio, Cidadania, Democracia, Espaço Público, Jornalismo

Resumo

É fundamental discutir o papel da mídia como um dos principais fóruns de discussão em sociedades democráticas. Neste trabalho analisamos a relação entre cidadania e rádio. A nossa intenção foi compreender como a rádio contribui para o entendimento de mundo indispensável à formação de opiniões sobre questões relevantes ao exercício da cidadania. Para isso estudámos as grades de programação de rádios em Lisboa e em Brasília, nos anos 2011 e 2012, e realizamos entrevistas com os respectivos diretores. Também realizamos grupos focais, no contexto de diversas organizações sociais, para compreender a relação dos cidadãos com a rádio. Observamos que a rádio continua a ter um grande potencial cívico, mas neste momento, de um modo geral, a sua programação pouco contribui para a promoção de uma cidadania efetiva.

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Biografia do Autor

Valquíria Guimarães da Silva, Universidade Federal do Tocantins

outora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2015). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, comunicação, educação e cidadania.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

SILVA, Valquíria Guimarães da. RÁDIO E CIDADANIA: um estudo comparado da atuação de rádios de Lisboa e de Brasília. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 603–638, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p603. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3555. Acesso em: 29 mar. 2024.