JORNALISMO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO: O caso do Breaking News

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p229

Mots-clés :

Ciberjornalismo, Geolocalização, Breaking News, Sistemas Baseados em Localização

Résumé

O consumo de notícias em cibermeios é em sua maioria feito a partir da publicação cronológica das notícias, da busca por temas específicos, ou pela leitura daquilo que é considerado mais importante pelo editor do jornal e colocado em destaque. Consumir notícias pelo filtro da localização geográfica da pessoa é uma nova possibilidade criada pelos Sistemas Baseados em Localização, que reúnem o acesso à internet, os sistemas de posição geográfica tecnologias de dispositivos de comunicação móvel. Para iniciar uma análise a respeito disso que aqui chamamos de Jornalismo Baseado em Localização, é apresentado o exemplo do site de notícias Breaking News e como ele vem utilizando esses recursos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucas Santiago Arraes Reino, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília  e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: lucas@ufma.br.

Eduardo Campos Pellanda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoramento pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Boston - EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação  da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do  Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB).  Email: eduardo.pellanda@pucrs.br.

Références

BREAKINGNEWS. Inside Breaking News. 2011. Disponível em:

http://blog.breakingnews.com/post/9309027307/fake-news-thriving-in-social-media-this-may-not , Acesso em: 15 de out. 2015.

________________ Introducing proximity alerts and much more in the new Breaking News iOS app . 2014 DIsponível em:

http://www.breakingnews.com/about/. Acesso em: 18 de out. 2015.

________________. About Us. 2015 DIsponível em: http://www.breakingnews.com/about/. Acesso em: 15 de out. 2015.

BRIMICOMBE, Allan, and LI, Chao. Location-Based Services and Geo-Information Engineering. Hoboken, NJ, USA: John Wiley

& Sons, 2009. ProQuest ebrary. Web. 2 September 2015.

CURRIE, Timothy. Experiments in Location-based Content: A Case Study of Postmedia’s Use of Foursquare. 2011. Presentation at the International Symposium in Online Journalism, Austin, TX, April 1–2, 2011. Disponível em: https://online.journalism.utexas.edu/2011/papers/Currie2011.pdf, acesso em 28 de out de 2015

ELLIS, Justin. The notification knows where you are: Breaking News debuts news alerts tied to your location. NiemanLab. 2014. Disponível em: http://www.niemanlab.org/2014/06/the-notification-knows-where-you-are-breaking-news-debuts-news-alerts-tied-to-your-location/ Acesso em: 26 de out de 2015.

GOGGIN, Gerard, MARTIN, Fiona, e DWYER, Tim. Locative News: Mobile Media, Place Informatics, and Digital News2. 015

Journalism Studies 16 (1): 1–19. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1461670X.2014.890329. Acesso em 28 de out de 2015.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LICHTERMAN, Joseph. Push it: How Breaking News notifies users of news stories before they become big. NiemanLab. 2015. Disponível em: http://www.niemanlab.org/2015/08/push-it-how-breaking-news-notifies-users-of-news-stories-before-they-become-big/ Acesso em: 26 de out de 2015.

NYRE, Lars, Bjørnestad, SOLVEIG, Tessem, BJORNAR, e ØIE, Kjetil. Design and Evaluation of a Location-Based Mobile News Reader. 2011 New Technologies, Mobility and Security (NTMS), 2011 4th IFIP International Conference on. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?arnumber=5720634&filter=AND(p_Publication_Number:5720565) Acessado em 28 de out de 2015.

OPPEGAARD, Bret; RABBY, Michael K. Proximity, Revealing new mobile meanings of a traditional news concept, 2015. Digital

Journalism DOI: 10.1080/21670811.2015.1063075

PAINE, Emory, The Next Step: Social Media and the Evolution of Journalism (2015). Honors eses. Paper 53.

REINO, Lucas Santiago Arraes. Jornalismo baseado em localização: Uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias. 2015. 249 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs. Cambridge: Perseus Publishing, 2003.

ROSEMBERG, Howard, FELDMAN, Charles . No Time To Think: The Menace of Media Speed and the 24-hour News Cycle. 2008. Bloomsbury Publishing USA, 240p.

Publié-e

2017-05-01

Comment citer

REINO, Lucas Santiago Arraes; PELLANDA, Eduardo Campos. JORNALISMO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO: O caso do Breaking News. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 229–260, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p229. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3513. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s