JORNALISMO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO: O caso do Breaking News
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p229Mots-clés :
Ciberjornalismo, Geolocalização, Breaking News, Sistemas Baseados em LocalizaçãoRésumé
O consumo de notícias em cibermeios é em sua maioria feito a partir da publicação cronológica das notícias, da busca por temas específicos, ou pela leitura daquilo que é considerado mais importante pelo editor do jornal e colocado em destaque. Consumir notícias pelo filtro da localização geográfica da pessoa é uma nova possibilidade criada pelos Sistemas Baseados em Localização, que reúnem o acesso à internet, os sistemas de posição geográfica tecnologias de dispositivos de comunicação móvel. Para iniciar uma análise a respeito disso que aqui chamamos de Jornalismo Baseado em Localização, é apresentado o exemplo do site de notícias Breaking News e como ele vem utilizando esses recursos.
Téléchargements
Références
BREAKINGNEWS. Inside Breaking News. 2011. Disponível em:
http://blog.breakingnews.com/post/9309027307/fake-news-thriving-in-social-media-this-may-not , Acesso em: 15 de out. 2015.
________________ Introducing proximity alerts and much more in the new Breaking News iOS app . 2014 DIsponível em:
http://www.breakingnews.com/about/. Acesso em: 18 de out. 2015.
________________. About Us. 2015 DIsponível em: http://www.breakingnews.com/about/. Acesso em: 15 de out. 2015.
BRIMICOMBE, Allan, and LI, Chao. Location-Based Services and Geo-Information Engineering. Hoboken, NJ, USA: John Wiley
& Sons, 2009. ProQuest ebrary. Web. 2 September 2015.
CURRIE, Timothy. Experiments in Location-based Content: A Case Study of Postmedia’s Use of Foursquare. 2011. Presentation at the International Symposium in Online Journalism, Austin, TX, April 1–2, 2011. Disponível em: https://online.journalism.utexas.edu/2011/papers/Currie2011.pdf, acesso em 28 de out de 2015
ELLIS, Justin. The notification knows where you are: Breaking News debuts news alerts tied to your location. NiemanLab. 2014. Disponível em: http://www.niemanlab.org/2014/06/the-notification-knows-where-you-are-breaking-news-debuts-news-alerts-tied-to-your-location/ Acesso em: 26 de out de 2015.
GOGGIN, Gerard, MARTIN, Fiona, e DWYER, Tim. Locative News: Mobile Media, Place Informatics, and Digital News2. 015
Journalism Studies 16 (1): 1–19. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1461670X.2014.890329. Acesso em 28 de out de 2015.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LICHTERMAN, Joseph. Push it: How Breaking News notifies users of news stories before they become big. NiemanLab. 2015. Disponível em: http://www.niemanlab.org/2015/08/push-it-how-breaking-news-notifies-users-of-news-stories-before-they-become-big/ Acesso em: 26 de out de 2015.
NYRE, Lars, Bjørnestad, SOLVEIG, Tessem, BJORNAR, e ØIE, Kjetil. Design and Evaluation of a Location-Based Mobile News Reader. 2011 New Technologies, Mobility and Security (NTMS), 2011 4th IFIP International Conference on. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?arnumber=5720634&filter=AND(p_Publication_Number:5720565) Acessado em 28 de out de 2015.
OPPEGAARD, Bret; RABBY, Michael K. Proximity, Revealing new mobile meanings of a traditional news concept, 2015. Digital
Journalism DOI: 10.1080/21670811.2015.1063075
PAINE, Emory, The Next Step: Social Media and the Evolution of Journalism (2015). Honors eses. Paper 53.
REINO, Lucas Santiago Arraes. Jornalismo baseado em localização: Uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias. 2015. 249 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs. Cambridge: Perseus Publishing, 2003.
ROSEMBERG, Howard, FELDMAN, Charles . No Time To Think: The Menace of Media Speed and the 24-hour News Cycle. 2008. Bloomsbury Publishing USA, 240p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.