A ECONOMIA DA ATENÇÃO DO ESCÂNDALO POLÍTICO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p586Mots-clés :
Escândalo, público-privado, economia da atencão, cultura mediática, subjectividade informativaRésumé
Neste ensaio procuramos delinear alguns aspectos que evidenciam a configuração do escândalo político nas sociedades mediatizadas. Iremos prestar especial atenção à exploração do escândalo enquanto artefacto mediático, sublinhando a diluição das fronteiras tradicionais entre o público e o privado e também a proliferação de produtos informativos de tipo hedónico que suscitam a subjectividade, a aisthesis, o desejo e a atenção do espectador-consumidor de produtos informativos.
Téléchargements
Références
AA.VV. The Portuguese Living Webster Encyclopedic Dictionary of The English Language, Lisboa: Bertrand, s.d.
AA.VV. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Primeiro Volume, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Verbo, 2001.
AA.VV. (1993). Novo Testamento, Lisboa: Difusora Bíblica, 1993.
Arendt, H. A Condição Humana, Lisboa, Relógio D’Água Editores, 2001.
Aristóteles, Retórica, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
Aristóteles, Poética, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1992.
Azevedo, F. “Corrupção, Mídia e Escândalos Midiáticos no Brasil”, Revista Em Debate, Belo Horizonte, v. 2, nº 3. Pp. 14-19, mar. 2010.
Baudrillard, J. A Sociedade de Consumo, Lisboa, Edições 70, 1995.
Dampierre, E. “Thèmes pour l´étude du scandale”, in Annales, Économies, Sociétés, Civilisations, 9e année, Nº3.
Debord, G. La Société du Spectacle, Paris, Gallimard, 1992.
Giddens, A. Modernidad e identidad del yo, El yo y la Sociedad en la Época Contemporánea, Barcelona, Ediciones Península, 1995.
Gomes, W. Transformações da política na era da comunicação de massa, São Paulo, Paulus, 2011.
Gomes, W. Jornalismo, Fatos e Interesses, Ensaios de Teoria do Jornalismo, Volume I, Florianópolis, Editora Insular, 2009.
Innerarity, D. A Sociedade Invisível, Como observar e interpretar as transformações do mundo actual, Lisboa, Teorema, 2009.
Lipovetsky, G. A Era do Vazio; Ensaio sobre o individualismo contemporâneo, Lisboa, Relógio D’Água Editores, 1989.
Lipovetsky, G. A Felicidade Paradoxal; Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo, Lisboa, Edições 70, 2010.
Lowi, T. “Power and Corruption, Political Competition and the Scandal Market”, in Apostolidis, P. Williams, J. (org), Public Affairs, Politics in the Age of Sex Scandals, London, Duke University Press, 2004.
Markovits, A., Silverstein, M. The Politics of Scandal: Power and Process in Liberal Democracies, New York, Holmes Meier Publishers, 1988.
Prior, H. Esfera Pública e Escândalo: o secreto no âmbito público, Tese de Doutoramento, Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2013.
Protess, D. The Journalism of outrage: Investigative Reporting and Agenda Building, New York, The Guilford Press, 1991.
Stanyer, J. Intimate Politics, Cambridge, Polity Press, 2013.
Sabato, L., Stencel, M., Lichter, S., “The Scene of the Crime”, in Peepshow, Media and Politics in an Age of Sex Scandal, Lanham: Rowman Littlefield Publishers, 2000.
Sennett, R. Les tyrannies de l’intimité, Paris, Éditions du Seuil, 1974.
Schudson, M. Watergate in American Memory: How we remember, forget and reconstruct the past, New York, BasicBooks, 1993.
Thompson, J. Political Scandal, power and visibility in the media age, Cambridge, Polity Press, 2000.
Thompson, J. Media and Modernity, A Social Theory of the Media, Cambridge, Polity Press, 1995.
Weinberg, A., Weinberg, L., The Muckrakers, Illinois, University of Illinois Press, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.