ESCOLHA PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE FUTURO NA DOCÊNCIA: uma análise a partir da subjetividade dos professores
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p419Mots-clés :
Escolha profissional, subjetividade, perspectivas de futuro na docênciaRésumé
O presente trabalho integra uma pesquisa sobre a produção de sentidos subjetivos dos professores frente às adversidades da profissão e apresenta resultados do seguinte objetivo: identificar expectativas, realizações e frustrações dos professores referentes à sua escolha profissional e perspectivas de futuro. A articulação entre esses dois enfoques constitui-se em um tema desafiador considerando-se a complexidade do contexto educacional, possibilitando aprofundar a compreensão sobre o processo de aprendizagem docente e desenvolvimento profissional. O tema é abordado na perspectiva da Teoria da Subjetividade, de González Rey, sendo a subjetividade definida como um sistema complexo, singular e contraditório, que se constitui no curso da história de vida de cada pessoa e está em constante movimento a partir da contínua e processual produção de sentidos subjetivos. A pesquisa orientou-se a partir dos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, proposta pelo mesmo autor, na qual a construção empírica e teórica se caracteriza pelo caráter construtivo-interpretativo das informações, pelo processo dialógico e pela legitimação dos casos singulares como instância de produção do conhecimento científico. Participaram da pesquisa onze professores do Ensino Fundamental de uma escola pública de Palmas–TO. Os procedimentos metodológicos adotados foram observações, entrevistas, discussões em grupos, produção de texto e complemento de frases. Em relação à escolha profissional dos professores, identificamos três motivos: influências da família, falta de oportunidades de trabalho em outras áreas e opção pessoal pelo magistério. Tais motivos articulavam-se de maneira complexa e dialética com as perspectivas de futuro na profissão: parte do grupo gostaria de atuar em outras áreas na educação, alguns sentiam-se realizados e outros queriam mudar de profissão. Concluímos que o processo de escolha profissional e a singularidade da história de vida são fatores que também interferem na maneira como os professores vivenciam seu cotidiano e como se posicionam frente à opção pessoal de permanecer ou desistir da docência.
Téléchargements
Références
BARRETO, Maria da Apresentação. Ofício, estresse e resiliência: desafios do professor universitário. Tese (Doutorado). Natal: UFRN, 2007. Disponível em: <http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1783>. Acesso em: 4 nov. 2009.
CAMPOS, Jameson Ramos. “Era um sonho desde criança”: a representação social da docência para os professores do município de Queimadas – PB. Dissertação (Mestrado). Natal: UFRN, 2008. Disponível em: <http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1875>. Acesso em: 4 nov. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
________. Educação e mudança. Trad. Isabel Carvalho. 23.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GALLERT, Adriana Ziemer. A produção de sentidos subjetivos dos professores no enfrentamento das adversidades da docência. Dissertação (Mestrado). Brasília: UnB, 2010. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp123453.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2014.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC, 1997.
_______. Pesquisa qualitativa em psicologia: Caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
_______. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
_______. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
LAPO, Flavinês Rebolo, BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. n.118, março 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16830.pdf>. Acesso em: 7 nov. 2009.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso. A opção pelo magistério representada por professoras de ensino fundamental em memoriais. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 01, p. 115-138, abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n1/06.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2009.
PEREIRA, Gilson de Almeida. No fio da história: uma análise da (re)construção identitária dos professores – entrecruzando tempos, memórias e espaços. Tese (Doutorado). Porto Alegre: PUCRS, 2007. Disponível em: <http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=912>. Acesso em: 4 nov. 2009.
SANTOS, Sílvia Maria Barreto dos. Docência universitária na era da imprevisibilidade: dilemas e possibilidade. Tese (Doutorado). Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17247/000713429.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 nov. 2009.
SILVA, Kátia Maria Fernandes e Silva. Lecionar: um ato de amor ou somente o exercício de uma profissão? Dissertação (Mestrado). Santos: Universidade Católica de Santos, 2008. Disponível em: <http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=101>. Acesso em: 4 nov. 2009.
STÜRMER, Noeli Maria. O Desenvolvimento Profissional do Professorado do Ensino Médio de Palmas – TO. Tese (Doutorado). La Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.