FORTALEZA NA COPA DO MUNDO: a visão dos turistas estrangeiros sobre a cidade no jornalismo local
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p246Mots-clés :
turismo, imagem, Fortaleza, jornalismo, Imagem, consumo.Résumé
O artigo tem por objetivo investigar como o jornalismo local apresenta a visão dos turistas estrangeiros sobre Fortaleza durante a Copa do Mundo de 2014. Partindo dos referenciais sobre imagem, discute-se a construção da imagem do Brasil e, mais especificamente, do Ceará. A análise crítica do discurso (ACD), com base nas proposições de Norman Fairclough (2005), é o caminho escolhido para analisar duas notícias publicadas em junho de 2014, nos dois principais jornais da cidade, O Povo e Diário do Nordeste. O foco em qualidades de Fortaleza ajuda a construir uma imagem positiva da cidade para o cidadão local.
Téléchargements
Références
ALFONSO, Louise Prado. EMBRATUR: Formadora de imagens da nação brasileira. 2006. 150f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
BELMINO, Silvia. A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: a propaganda turística dos governos mudancistas (1987-1994). Tese de Doutorado no Programa de Pósgraduação da Faculdade de Comunicação na Universidade de Brasília (UnB), 2011.
_____________. A cidade-sede da alegria: a construção imagética de Fortaleza para a Copa do Mundo de Futebol da Fifa 2014. In: ALAIC, 12, 2014. Lima, Peru. Anais.
BELMINO. S.; SILVA, E. Fortaleza Ceará 2014: imagem e orientação de consumo da cidade-sede da alegria. In: COMUNICON, 4, 2014. São Paulo. Anais.
BENEVIDES, Ireleno. Turismo e PRODETUR: dimensões e olhares em parceria. Fortaleza: Edições UFC, 1998.
BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Editora Aleph, 2002.
EMBRATUR. Plano Aquarela 2020. Marketing turístico internacional do Brasil. Brasília: Embratur, 2009.
FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michel (eds.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2005. p. 121-138.
GOMES, M. Marketing Turístico e Violência contra as Mulheres: (des)(re)contruções do Brasil como um Paraíso de Mulatas, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2009.
HALL, C. Michael. Urban entrepreneurship, corporate interests and sports mega-events: the thin policies of competitiveness within the hard outcomes of neoliberalism. The Editorial Board of the Sociological Review, v. 54, p. 59-70, 2006.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002, 237p.
MELO, Ranniery. Turista leva imagem positiva do CE. Diário do Nordeste, Fortaleza, p. 10, 29 de junho de 2014.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Hospitalidade do brasileiro é destaque na avaliação de turistas internacionais. Disponível em http://bit.ly/1kEMfpr. Acesso em 26 dez 2015.
MOÑINO, L. Fortaleza para frear o México. El País, 16 de junho de 2014. Disponível em: http://bit.ly/1LZBrgl. Acesso em 10 de junho de 2015.
PAGANOTTI, I. Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais. Revista Rumores. São Paulo, v. 1, n. 1, 2007.
PAIVA, Ricardo. A metrópole híbrida: o papel do turismo no processo de urbanização da região metropolitana de Fortaleza. 321f. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
PESCE, Andressa dos Santos. Rio 2016: representações da cidade no jornal O Globo. 2012, 108f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
PREUSS, H. Lasting effects of major sporting events. Idrottsforum.org, 2006. Disponível em: http://idrottsforum.org/articles/preuss/preuss061213.html. Acesso em: 30 de maio de 2015.
RIES, Al & TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001
SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. Chapecó: Argos, 2010.
SOBRAL, Viviane. O que os estrangeiros levariam de Fortaleza. Jornal O Povo, Fortaleza, 30 de junho de 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.