AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9ptMots-clés :
Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.Résumé
Este artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar.
Téléchargements
Références
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: regulação e emancipação: por uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
ASSIS, L. M.; AMARAL, N. C. A avaliação da educação: por um sistema nacional. In: Retratos da Escola. Brasília, DF, v. 7. N 12, p. 27-48, 2013.
BAUER, Adriana. GATTI Bernadete A. TAVARES, Marinalva. Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil – Origens e pressupostos. V. 1. Florianópolis: Insular, 2013.
BRASIL, Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento do Programa Mais Alfabetização, 2018c.
__________________Ministério da Educação e da Cultura (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
_________________Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018a. Institui o Programa Mais Alfabetização, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.
________________Resolução nº 7, de 22 de março de 2018b. Autoriza a destinação de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.
_______________Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2020.
________________Portaria Normativa MEC, n. 10, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, seção 1, n. 80, f. 4, 26 abr. 2007.
________________Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
_______________Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014.
_______________ Ministério da Educação. Portaria nº 10, de 8 de janeiro de 2021. Estabelece parâmetros e fixa diretrizes gerais para implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, no âmbito da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.
CASTRO, Fátima Branco Godinho de. Avaliação institucional: compreensões e perspectiva. São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/984-2.pdf. Acesso dia 18 de mai de 2021.
FERNANDES, D. Dos Fundamentos e das práticas: da avaliação como medida à avaliação alternativa (AFA). In: Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores, 2005.
GATTI, B. A. Possibilidades e Fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A; GATTI, B.A.; TAVARES, M. R. (Orgs). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. Florianópolis: Editora Insular, 2013, p. 47-69.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de. MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. katálysis [online]. 2007
MAIS ALFABETIZAÇÃO: CAED digital. Disponível em: https://maisalfabetizacao.caeddigital.net/. Acesso dia 12 de mar. de 2021.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar., 2008.
SCHNEIDER, M. P; NARDI, E. L. Políticas de Accoutability em Educação: perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí; Editora Unijuí, 2019.
PAULA, Alessandra Valéria de. BNCC e os currículos subnacionais: prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020.
PDE ESCOLA: Plano de desenvolvimento da escola. Disponível em:http://pddeinterativo.mec.gov.br/. Acesso dia 12 de mar. de 2021.
THOMAS, Jerry R. e NELSON, Jack K. Research methods in physical activity. 3.ed. Champaign: Human Kinetics.1996
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Observatoire Journal 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.