PORTRAIT OF MEDIA LABS: a framework for creating university media labs in Brazil
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1enMots-clés :
media lab, framework, universit, media innovationRésumé
This article argues that media labs are a tool to generate innovation in both public and private sectors, as they act as spaces for experimentation and interdisciplinary practices. Through descriptive-exploratory research and semi-structured interviews with representatives of Brazilian university media lab, this article aims to characterize university media labs and identify human, physical and organizational conditions to create a media lab. The main result of the research is the proposal of a conceptual framework that portrays such conditions.
Téléchargements
Références
CAPOANO, E. Media labs de Jornalismo no Brasil: conceitos, tendências e desafios para uma proposta nacional. Revista Comunicação Midiática (Online), Bauru, SP, v. 10, n. 3, p. 221-231, set. 2015.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, v. 29, p. 109-123, 2000.
FONSECA, F. Laboratórios Experimentais: espaços em branco na educação formal. Em Aberto, v. 28. Brasília, jul./dez. 2015
FONSECA, F. S. Redelabs: laboratórios experimentais em rede. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/268901/1/Fonseca_FelipeSchmidt_M.pdf> Acesso em: 15 de mar. de 2021
FONTANELLA, B.; RICAS, J.; TURATO, E. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003.
GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2002.
HAASE, K. Why the Media lab works: A personal view. IBM Systems Journal, v. 39, n. 3- 4, p. 419-431, 2000. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1147/sj.393.0419>. Acesso em 15 de fev. de 2020.
ESPM SP. Media lab ESPM SP, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://pesquisa.espm.br/pesquisa-espm/nucleos-de-pesquisa/espm-media-lab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
HASSAN, Z. The Social Labs Revolution: a new approach to solving our most complex challenges. San Francisco: Berret-Koehlet Publishers, 2014.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MANZINI, E. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, 2004. Bauru: USC, 2004. ISBN: 85-98623-01-6. 10p. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf> Acesso em: 01 de fev. 2021.
MARTÍN, J, M.; MELLADO, J. R. Los cuatro ejes de la cultura participativa actual. De las plataformas virtuales al medialab. Revista Icono14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 95-122, 1 jan. 2016. Asociacion Cientifica ICONO14. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v14i1.904.
MAXWELL, J. A. Designing a qualitative study. In: BICKMAN, L; ROG, D. (Ed.) Handbook of Applied Social Research Methods. Thousand Oaks CA: Sage, 2008. p. 214-253.
MILLS, J., & WAGEMANS, A. (2021). Media labs: Constructing journalism laboratories, innovating the future: How journalism is catalysing its future processes, products and people. Convergence. https://doi.org/10.1177/1354856521994453
NUNES, Ana Cecília Bisso. O que é inovação em mídia e jornalismo? Uma análise de media labs e seus projetos. 333 f. Tese (Doutorado em comunicação social em regime de cotutela com a Universidade da Beira Interior) - Escola de Comunicação, Artes e Design - FAMECOS Programa de Pós-graduação em Comunicação
NUNES, A.C.B; MILLS, J. (2019). Media Labs. WAN-IFRA Trends in Newsroom, 2019. Retrieved from:https://wan-ifra.org/wp-content/uploads/2020/09/WAN-IFRA_TIN_MediaLabs.pdf
PERASSI, R. Mídia do Conhecimento: Ideias sobre mediação e autonomia. Florianópolis, SC: SIGMO/UFSC, 2019.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador; Porto Alegre: Bookman, 2005.
PINTO, Larissa. Os media labs nas universidades brasileiras: mapeamento de espaços interdisciplinares e de promoção da cultura digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Virtual. Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020. Bahia, 2020. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0665-1.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2021.
REGONIEL, P. Conceptual Framework: A Step by Step Guide on How to Make One. Simplyeducate.me. 5 de jan. de 2015. Disponível em: <http://simplyeducate.me/2015/01/05/conceptual-framework-a-step-by-step-guide-onhow-to-make-one/>. Acesso em: 15 de fev. de 2021.
SHEHABUDDEEN N., PROBERT D., PHAAL R., PLATTS K. Representing and approaching complex management issues: part 1 - role and definition (Working Paper), Institute for Manufacturing, University of Cambridge, UK. CTM2000/03, ISBN: 1-902546-21-0, 2000.
TANAKA, A. Situating within Society: Blueprints and Strategies for Media labs. In: PLOHMAN, A. (Ed.). A Blueprint for a Lab of the Future. Eindhoven: Baltan Laboratories, 2011.
TEIXEIRA, C.; TRZECIAK, S.; VARVAKIS. ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: alinhamento conceitual: [recurso eletrônico}. Florianópolis: Via Ufsc, 2017. 24 p. Disponível em: <http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/11.Ecossistema-de-inovacao-Alinhamento-Conceitual.pdf>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas, 1987.
UEL. Remid, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/remid/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UFG. Media lab UFG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.medialab.ufg.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UFMA. LabCom, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.labcomdata.com.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UFRB. LinkLivre, 2021. Conteúdo sobre o grupo de pesquisa. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/linklivre/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UFRJ. Media lab UFRJ, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialabufrj.net/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UNB. Media lab UnB, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialab.unb.br/index.php/o-medialab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
UNICAMP. LIAG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://liag.ft.unicamp.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.
VILLA, M. I.; MARULANDA, A.; MOLINA, T. (2020). La experimentación educativa, social y técnica en los medialabs universitarios. Revista complutense de educación, 31(2), 231-240.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.