RETRATO DE LOS MEDIA LABS: um framework para creación de laboratorios de medios universitarios en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1en

Palabras clave:

media lab, framework, universit, media innovation

Resumen

This article argues that media labs are a tool to generate innovation in both public and private sectors, as they act as spaces for experimentation and interdisciplinary practices. Through descriptive-exploratory research and semi-structured interviews with representatives of Brazilian university media lab, this article aims to characterize university media labs and identify human, physical and organizational conditions to create a media lab. The main result of the research is the proposal of a conceptual framework that portrays such conditions. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Baldessar, Santa Catarina State University

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Geografias da Comunicação?, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência ? certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www. www.cotidiano.ufsc.br.

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Santa Catarina State University

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), dedicou grande parte da graduação na área de jornalismo online multimídia, participando do projeto de extensão Cotidiano UFSC para experimentação de novos formatos em jornalismo online. Como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu a grande reportagem online com características multimídia "Pedacitos de Valpo", que conquistou o 2º lugar na 1ª Exposição de Pesquisa Experimental em Jornalismo UFSC. Atuou como jornalista em veículos de comunicação e mais recentemente na área de comunicação institucional e marketing. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e pós-graduanda do MBA Gestão da Inovação na Comunicação Digital da Faculdade CESUSC.

Citas

CAPOANO, E. Media labs de Jornalismo no Brasil: conceitos, tendências e desafios para uma proposta nacional. Revista Comunicação Midiática (Online), Bauru, SP, v. 10, n. 3, p. 221-231, set. 2015.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, v. 29, p. 109-123, 2000.

FONSECA, F. Laboratórios Experimentais: espaços em branco na educação formal. Em Aberto, v. 28. Brasília, jul./dez. 2015

FONSECA, F. S. Redelabs: laboratórios experimentais em rede. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/268901/1/Fonseca_FelipeSchmidt_M.pdf> Acesso em: 15 de mar. de 2021

FONTANELLA, B.; RICAS, J.; TURATO, E. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003.

GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2002.

HAASE, K. Why the Media lab works: A personal view. IBM Systems Journal, v. 39, n. 3- 4, p. 419-431, 2000. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1147/sj.393.0419>. Acesso em 15 de fev. de 2020.

ESPM SP. Media lab ESPM SP, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://pesquisa.espm.br/pesquisa-espm/nucleos-de-pesquisa/espm-media-lab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

HASSAN, Z. The Social Labs Revolution: a new approach to solving our most complex challenges. San Francisco: Berret-Koehlet Publishers, 2014.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MANZINI, E. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, 2004. Bauru: USC, 2004. ISBN: 85-98623-01-6. 10p. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf> Acesso em: 01 de fev. 2021.

MARTÍN, J, M.; MELLADO, J. R. Los cuatro ejes de la cultura participativa actual. De las plataformas virtuales al medialab. Revista Icono14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 95-122, 1 jan. 2016. Asociacion Cientifica ICONO14. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v14i1.904.

MAXWELL, J. A. Designing a qualitative study. In: BICKMAN, L; ROG, D. (Ed.) Handbook of Applied Social Research Methods. Thousand Oaks CA: Sage, 2008. p. 214-253.

MILLS, J., & WAGEMANS, A. (2021). Media labs: Constructing journalism laboratories, innovating the future: How journalism is catalysing its future processes, products and people. Convergence. https://doi.org/10.1177/1354856521994453

NUNES, Ana Cecília Bisso. O que é inovação em mídia e jornalismo? Uma análise de media labs e seus projetos. 333 f. Tese (Doutorado em comunicação social em regime de cotutela com a Universidade da Beira Interior) - Escola de Comunicação, Artes e Design - FAMECOS Programa de Pós-graduação em Comunicação

NUNES, A.C.B; MILLS, J. (2019). Media Labs. WAN-IFRA Trends in Newsroom, 2019. Retrieved from:https://wan-ifra.org/wp-content/uploads/2020/09/WAN-IFRA_TIN_MediaLabs.pdf

PERASSI, R. Mídia do Conhecimento: Ideias sobre mediação e autonomia. Florianópolis, SC: SIGMO/UFSC, 2019.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador; Porto Alegre: Bookman, 2005.

PINTO, Larissa. Os media labs nas universidades brasileiras: mapeamento de espaços interdisciplinares e de promoção da cultura digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Virtual. Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020. Bahia, 2020. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0665-1.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2021.

REGONIEL, P. Conceptual Framework: A Step by Step Guide on How to Make One. Simplyeducate.me. 5 de jan. de 2015. Disponível em: <http://simplyeducate.me/2015/01/05/conceptual-framework-a-step-by-step-guide-onhow-to-make-one/>. Acesso em: 15 de fev. de 2021.

SHEHABUDDEEN N., PROBERT D., PHAAL R., PLATTS K. Representing and approaching complex management issues: part 1 - role and definition (Working Paper), Institute for Manufacturing, University of Cambridge, UK. CTM2000/03, ISBN: 1-902546-21-0, 2000.

TANAKA, A. Situating within Society: Blueprints and Strategies for Media labs. In: PLOHMAN, A. (Ed.). A Blueprint for a Lab of the Future. Eindhoven: Baltan Laboratories, 2011.

TEIXEIRA, C.; TRZECIAK, S.; VARVAKIS. ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: alinhamento conceitual: [recurso eletrônico}. Florianópolis: Via Ufsc, 2017. 24 p. Disponível em: <http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/11.Ecossistema-de-inovacao-Alinhamento-Conceitual.pdf>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas, 1987.

UEL. Remid, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/remid/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFG. Media lab UFG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.medialab.ufg.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFMA. LabCom, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.labcomdata.com.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFRB. LinkLivre, 2021. Conteúdo sobre o grupo de pesquisa. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/linklivre/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFRJ. Media lab UFRJ, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialabufrj.net/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UNB. Media lab UnB, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialab.unb.br/index.php/o-medialab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UNICAMP. LIAG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://liag.ft.unicamp.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

VILLA, M. I.; MARULANDA, A.; MOLINA, T. (2020). La experimentación educativa, social y técnica en los medialabs universitarios. Revista complutense de educación, 31(2), 231-240.

Publicado

2021-10-01

Cómo citar

BALDESSAR, Maria José; PINTO, Larissa Gaspar Coelho. RETRATO DE LOS MEDIA LABS: um framework para creación de laboratorios de medios universitarios en Brasil. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 7, n. 4, p. a1en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/14143. Acesso em: 22 nov. 2024.