DISTANCE LEARNING SYSTEM (EAD) IN TIMES OF PANDEMIC
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a8enMots-clés :
Covenant-19; EAD; education; education; internetRésumé
A pandemia advinda da doença do coronavírus 2019 (Covid-19) tornou a vida uma verdadeira epopeia e algumas perguntas estão sendo feitas sobre a vida e o comportamento após essa pandemia: (a) Como devemos e como teremos de nos comportar a partir de então?; (b) Como será a vida depois que essa pandemia terminar?; (c) Como pode ser a comunicação com as pessoas?; (d) Como ensinar nossos filhos?; (e) Como será a educação, quando a pandemia terminar? Perguntas semelhantes serão feitas sobre a Educação. A quarentena é uma das armas mais eficientes no combate ao Covid-19, mas sua duração não foi considerada que seria por mais de meses. Escolas e universidades vêm enfrentando uma situação muito difícil de como promover a educação por meio do Sistema de Educação a Distância (EAD). Usar o EAD para que os alunos não fiquem sem estudar/aprender foi a maneira mais rápida e segura de manter a saúde e a educação do aluno até o momento. Este artigo discute o momento atual e como a situação pode ser reinventada diante do ensino e de novos desafios. Que problemas serão enfrentados? Uma análise será realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o novo cotidiano de professores e alunos, diante de EAD, seus desafios e enfrentamentos. A funcionalidade, capacidade e sociabilidade do método pela internet, as leis das diretrizes básicas de ensino e a socialização de alunos/professores serão estudadas.
Téléchargements
Références
BRAZILIAN ASSOCIATION OF DISTANCE EDUCATION (ABED). CENSO.EAD.BR, 2018. CensoEAD.BR - 2018/2019. Copyright Brazilian Association of Distance Education - ABED -. 20/10/2019. Available at: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1644/2019/10/censoeadbr_-_2018/2019. Accessed on: 3 abr. 2020.
BATISTA, Gelinton. APP-Sindicato (Union of Public Education Workers of Paraná). Bill wants to prohibit substitution of in-person classes by distance learning. Paraná, April 7, 2020. Available at: https://appsindicato.org.br/projeto-de-lei-quer-proibir-substituicao-de-aulas-presenciais-por-ensino-a-distancia/amp/. Accessed on: 22 abr. 2020.
CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Assessment at the service of learning: a feasible unpublished. In: Assessment of learning: path discussion. São Paulo: Publisher Articulação Universidade/Escola, 2007, p. 41-56. In: BOTH, Ivo José; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Pedagogical interference in learning evaluation in classroom and distance education with the use of technologies. Magazine Ibero-American Studies in Education, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 807-821, 2018. DOI 10.21723/riaee.v13.n2.2018.9924. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9924/7375. Accessed on: 11 Apr. 2020.0
Brazil. [brazilian constitution (1988)]. Constitution of the Federative Republic of Brazil de 1988. Brasília, df: Presidency of the Republic. Civil House. Deputy Chief of Staff for Legal Affairs. 2020. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Accessed on: 14 abr. 2020.
______. Presidency of the Republic. Civil House. Deputy Chief of Staff for Legal Affairs. Law No. 9.394 of December 20, 1996. Establishes the guidelines and bases of national education (LDBE). Official Federal Gazette. Brasília, December 23, 1996. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Accessed on: 14 abr. 2020.
______. Presidency of the republic. Civil House. Deputy Chief of Staff for Legal Affairs. Law no. 8.069, of july 13, 1990. Provides on the statute of the child and adolescent and other provisions. (eca). Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Accessed on: 14.apr. 2020.
______. Ministry of Education. National Council of Education. Chamber of Basic Education. National Curricular Parameters for High School. Brasília, 20 December 1996. Approved on 06/01/98, 110p. Available at: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Accessed on: 14 abr. 2020.
______. Presidency of the Republic. Secretary-General. Decree no. 9.057, of May 25, 2017. Regulates art. 80 of Law No. 9.394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education. Official Gazette of the Union. Brasília, May 26, 2017. Issue: 100, Section 1,| p.3. Available at: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_ publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-Decree-n-9-057-de-25-de-20238503. Accessed on: 14 abr. 2020.
FELIX, Paula. New normal must include ead in face-to-face higher education evaluates entity. Journal Estadão, São Paulo, 21 May 2020. Available at: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,novo-normal-deve-incluir-ead-no-ensino-superior-presencial-avalia-entidade,70003310753. Accessed on: 22 may 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Goodbye teacher, goodbye teacher: new educational demands and the teaching profession. São Paulo: Cortez, 1998. Available at: https://www.academia.edu/36045615/Adeus_professor_Adeus_professora_J.C._Lib%C3%A2neo_Did%C3%A1tica_Geral. Accessed on: 15 mar. 2020.
MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Learner student in distance education: teaching materials and assessment, [s.l.], 2017. DONATE http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9899. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9899/6811. Accessed on: 3 May 2020.
LESS than half of the students in the SP state network access online education in quarantine. Sheet of São Paulo, Booklet Equilibrium and Health, 14 May 2020. Available at: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml. Accessed on: 14 May 2020.
MÜLLER, Fernanda. Socialization at school: transitions, learning and friendship in the view of children. Educating in Magazine [online], Education Sector - Campus Rebouças - UFPR 2008, n.32, p.123-141. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200010. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602008000200010&scrip t=sci_abstract&tlng=en. Accessed on: 22 abr. 2020.
NIC.BR/CETIC.BR. Committee that manages the Internet in Brazil (Brazilian Internet Steering Committee). Tic domicílios: Survey on the Use of Information and Communication Technologies in Brazilian Domiciles. São Paulo: Brazilian Book Chamber, SP, Brazil, 2019. Available at: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/.Acesso on: 11 May 2020.
OLIVEIRA, Betty Antunes de. DUARTE, Newton. Sociology of School Knowledge. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1987.
PINHO, Angela. Remote teaching in the public network of SP debuts with doubts and virtual mess. In: Remote teaching in the public network of SP debuts with doubts and virtual mess. São Paulo, April 27, 2020. Available at: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/ ensino-remoto-na-rede-publica-de-sp-estreia-com-duvidas-e-bagunca-virtual.shtml. Accessed on: 28 abr. 2020.
PINTO PINTO. Diego de Oliveira. Program for International Student Assessment (Pisa). World education ranking: understand Brazil's data. Published on 05/12/2019, updated on 26/07/2019. Available at: https://blog.lyceum.com.br/ranking-de-educacao-mundial-posicao-do-brasil/. Accessed on: 27 abr. 2020.
PRETO PEREIRA, Raphael. Distance learning needs better 3G and trained teacher. Echo for a Better World, Eco Educação, São Paulo, 09/04/2020. Available at: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/04/09/ensino-fundamental-a-distancia-precisa-de-3g-melhor-e-professor-capacitado.htm. Accessed on: apr. 27, 2020.
TEACHERS, parents and entities seek Justice against compulsory remote learning. Sheet of São Paulo, Education, www1.folha.uol.com.br 2020/05, May 1, 2020. Available at: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/professores-pais-e-entidades-procuram-justica-contra-obrigatoriedade-do-ensino-remoto.shtml. Accessed on: 02 May 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.