THE IMPACT OF PHYSICAL EDUCATION ON THE HEALTH OF ELDERLY IN SOCIAL ISOLATION DURING PANDEMIC TIMES: Experience report
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a4enMots-clés :
Physical activity, Social isolation, Pandemic, AgingRésumé
The world begins the year 2020 in the midst of a crisis, with socioeconomic impacts and in the way of life in general, caused by a pandemic resulting from the new coronavirus COVID-19. Among the recommendations of health organizations, there is social isolation, especially the risk groups that include the elderly. In social isolation, the elderly are subject to depression, anxiety, in addition to the difficulty in practicing physical activities, one of the essential elements to keep the body and mind in healthy conditions. Thus, the present article brings an experience report developed with elderly people between 53 and 71 years old, who digitally participate in a group that promotes the interaction and encouragement of physical activities directed to the elderly.
Téléchargements
Références
BATISTA, Jefferson Isaac,OLIVEIRA, Alessandro de. Efeitos psicofisiológicos do exercício físico em pacientes com transtornos de ansiedade e depressão. Revista Corpoconsciência, 19(3), 1-10, 2015. Recuperado de http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3974.
COELHO, Christianne de Faria; BURINI, Roberto Carlos. Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional. Revista de Nutrição, [s.l.], v. 22, n. 6, p. 937-946, dez. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000600015.
FALCÂO, Deusivania; ARAUJO, Ludgleydson. Idosos e saúde mental. 1. ed. Coleção Vivaidade); Campinas, SP: Papirus, 2010.
MACIEL, Marcos Gonçalves. Atividade física e funcionalidade do idoso. Motriz. Revista de Educação Física. Unesp, [s.l.], p. 1024-1032, 2010. UNESP - Universidade Estadual Paulista. http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p1024.
MONTEIRO, Claudia, DIAS, Claudia, Corte-Real, NUNO, Fonseca, Antônio Manuel. Atividade física, bem-estar subjetivo e felicidade: um estudo com idosos. RPCD 14(1): 57-76,2014.
MORAIS, C. de S., & OSÓRIO, N. B. (2018). EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO. Revista Observatório, 4(4), 793-815. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793.
NAHAS, Markus Vinicius; GARCIA, Leandro M Totaro. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil Revista Brasileira Medicina e Esporte. São Paulo, jan-mar; 24 (1): 135-48, 2010.
NOGUEIRA, Ingrid Correia et al. Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em idosos: uma revisão sistemática. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 587-601, Sept. 2012. Disponível em? <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232012000300019&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 30 abril de 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000300019.
OKUMA, Silene Sumire. O idoso e a atividade física: Fundamentos e pesquisa. 6ª edi. São Paulo,2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE-OMS. Relatório mundial de envelhecimento e saúde: resumo. 2015.Disponível em: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf. Acesso em 30.04.2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANAS DE SAÚDE-OPAS BRASIL. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 30.04.20.
SANTOS, J. S. dos, OSÓRIO, N. B., & GÓES, E. H. S. (2018). TDICS E GAMES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: memórias de professores criativos. Revista Observatório, 4(4), 500-549. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p500
SILVA NETO, L. S., MACEDO, M. de L. L., OSÓRIO, N. B., SECHIM, W. Z., & SANTOS, J. S. dos. (2018). NARRATIVAS DE MULHERES: as perdas e o luto. Revista Observatório, 4(6), 776-793. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p776
SIMÕES, Paula Alexandra Neves. Educação nutricional, saúde mental e qualidade de vida do idoso: implementação de um programa de promoção da saúde. [s. l.], 2020. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsrca&AN=rcaap.com.ipc.10400.26.31135&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 30 abr. 2020.
TOMICKI, Camila et al. Efeito de um programa de exercícios físicos no equilíbrio e risco de quedas em idosos institucionalizados: ensaio clínico randomizado. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 473-482, Junho 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232016000300473&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abril. 2020. https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150138.
VARGAS, Liane da Silva de; LARA, Marcus Vinícius Soares de; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Influência da diabetes e a prática de exercício físico e atividades cognitivas e recreativas sobre a função cognitiva e emotividade em grupos de terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, [s.l.], v. 17, n. 4, p. 867-878, dez. 2014. FapUNIFESP .http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2014.13178.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.