Os desafios da educação frente as novas tecnologias

Auteurs-es

  • Raimundo Ferreira Rodrigues Rede Pública do Município de Palmas - TO
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a6pt

Mots-clés :

Desafios da educação, Novas tecnologias, Formação continuada

Résumé

A pesquisa trata sobre os percalços e desafios da educação frente as novas tecnologias. O objetivo foi conhecer os entraves recorrentes sobre o uso de tecnologias em vista da realidade atual das escolas. O problema da pesquisa indaga quais os percalços que desafiam os profissionais quanto ao uso de tecnologias no cotidiano escolar? Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descritiva, por meio de identificação, registro e análise dos fatores que se relacionam com a temática em questão. As principais conclusões apontam que o professor se encontra desprovido de formação para uso de tecnologias e de materiais e métodos favoráveis ao fazer pedagógico cotidiano e a escola necessita de adequação ao contexto tecnológico contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Raimundo Ferreira Rodrigues, Rede Pública do Município de Palmas - TO

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT), Professor da Rede Pública do Município de Palmas - TO.  E-mail: professoraimundo@gmail.com.

 

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA). Vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e professora titular do Curso de Sistemas de Informação na mesma universidade. E-mail: darlene.tc@unitins.br.

Références

ALVES, E. J., & SILVA, B. D. da. (2019). Aprender “com” a tecnologia: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, 5(4), 658-669. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p658.

ALVES, E. J., SILVA, B. D. da, & SILVA, R. da S. da. (2017). Mapeamento dos estudos sobre a formação de professores no âmbito do processo de Bolonha em Portugal. Revista Observatório, 3(6), 248-273. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p248.

AZEVEDO BRASILEIRO, T. S., & NUNES, E. B. B. L. de L. P. (2019). Aprendizagem ativa: reflexão sobre o indicador “metodologia” na avaliação de cursos. Revista Observatório, 5(6), 529-546. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p529.

BRITO. G. da S., PURIFICAÇÃO, I. da (2012). Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson.

CASTELLS, M (2002). A sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 2 3 ed. São Paulo: Paz e Terra.

COSTA, C. B., MACHADO, M. M (2017). Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 1. ed. São Paulo: Ed. Cortez.

CUNHA, A. C. da, & CUNHA, J. da S. M. da. (2019). Tecnologias educacionais: representações sociais de professores indígenas em formação . Revista Observatório, 5(5), 983-998. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p983.

EVANGELISTA, F., MARTINS, K. D., ANGELINI, M. F. C., & ROCHA, M. J. F. (2019). Sociedade do conhecimento: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, 5(5), 188-208. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p188.

FERREIRA, M. da C. A. (2019). A pesquisa e o itinerário investigativo em espaços multirrefenciais. Revista Observatório, 5(1), 74-93. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74.

FRANCISCATTO, R., Wagner, R., & PASSERINO, L. M. (2018). Tecnologias e ferramentas para elaboração de conteúdos em um ambiente mooc: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Revista Observatório, 4(3), 361-398. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361.

IMBERNÓN, F (2010). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez.

LEMOS, A (5 a 9 de setembro de 2005). Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. Rio de Janeiro RJ: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj.

LEMOS, S. D. (2016). Profissionalização docente nas escolas públicas do estado de Tocantins: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, 2(4), 394-418. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394.

MARTINS, J. L. (2019). Educar no presente efêmero para um futuro incerto. Revista Observatório, 5(5), 145-167. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p145.

MARTINS, J. L., JESUS, L. M. de S. de, CHAVES, A. S. C., TAKAHAGASSI, P. D. de S., & Sousa, M. P. de. (2019). Desafios para implementação das tecnologias digitais no ambiente acadêmico. Revista Observatório, 5(3), 259-275. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p259.

MELO, A. S. e. (2017). Enquadramento histórico legal do processo de Bolonha e o seu impacto no sistema de ensino superior português. Revista Observatório, 3(6), 75-141. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p75.

MOIO, I., Alcoforado, L., & VIEIRA, C. C. (2017). A declaração de Bolonha e o reforço da abertura do ensino superior a novos públicos: percepções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, 3(6), 169-201. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p169.

MORAN, J. M., MASSETTO, M. T., BEHRENS, M. A (2012). Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus.

MOTA, L. C. M. de A., & FERREIRA, A. G. (2017). A formação de professores em Portugal no quadro do espaço europeu de ensino superior. Revista Observatório, 3(6), 38-74. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p38.

MOURA, A. (2017). Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, 3(4), 256-278. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256.

NUNES, S. G., PORTO JUNIOR, F. G. R., & MORAES, N. R. de. (2017). Conhecimento e organização: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, 3(6), 338-353. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338.

PASINATO, N. M. B., & KOH, N. K. (2019). Ambientes de aprendizagem e tecnologias: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório, 5(1), 243-275. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p243.

PEROVANO, D. G (2014). Manual de metodologia científica para a segurança pública e defesa sócia. Curitiba: Juruá Editora.

PINHO, M. J. de, & Araújo, D. M. de. (2019). Tecnologias digitais na educação tocantinense: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório, 5(6), 507-528. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p507.

PINHO, M. J. de. (2017). Universidade e crise institucional: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, 3(6), 274-315. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p274

PORTO JUNIOR, F. G. R., & MORAES, N. R. de. (2017). Formando pesquisadores pós-Bolonha em Portugal: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, 3(6), 202-228. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202.

REIS, E. G. dos. (2017). O ensino superior em cabo verde e os desafios do processo de Bolonha. Revista Observatório, 3(6), 142-168. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142.

ROCHA, J. D. T., & NOGUEIRA, C. da R. M. (2019). Formação docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, 5(6), 578-596. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p578.

ROCHA, J. D. T., NOGUEIRA, C. da R. M., SOUSA, J. L. dos S., & SOUSA, G. R. de. (2018). Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, 4(5), 673-694. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673.

ROCHA, S. L. A. da. (2015). A Leitura e a Tela. Revista Observatório, 1(1), 194-215. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p194.

ROSADO, J. dos R. (2018). Novas formas de ser e de estar na contemporaneidade: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva. Revista Observatório, 4(5), 923-928. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p923.

SANTOS, C. N. dos, Santos Neta, M. do C., & Martins, P. L. (2019). O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (ntics) no ensino: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distância. Revista Observatório, 5(3), 145-165. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145.

SANTOS, E. M., & Lastória, L. A. C. N. (2019). Tecnologias digitais e educação: impactos e desafios para uma nova configuração de subjetividade. Revista Observatório, 5(5), 962-982. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p962.

SANTOS, J. S. dos, OSÓRIO, N. B., & GÓES, E. H. S. (2018). TDICS e games no ensino médio inovador: memórias de professores criativos. Revista Observatório, 4(4), 500-549. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p500.

SILVA, B. D. da, & ALVES, E. J. (2018). O aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital: Possibilidades e desafios. Revista Observatório, 4(5), 45-68. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p45.

SILVA, B. D., SARTORI, A. S., & MARTINI, R. G. (2017). As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, 3(4), 387-406. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387.

SILVA, F. dos S., ALMEIDA, A. C. F. de, & GODOI E SILVA, K. A. (2019). O desenvolvimento do pensamento computacional com a integração do software scratch no ensino superior. Revista Observatório, 5(1), 276-298. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p276.

SOMMER, M. R. R. G., & PINHO, M. J. (2017). Tecnologias da informação e comunicação e o paradigma educacional emergente: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório, 3(5), 301-320. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p301.

TEIXEIRA, I., DA SILVA, V. C., & MARTINS, J. L. (2017). A convergência midiática e as tecnologias móveis pós-Bolonha: novas práticas sociais. Revista Observatório, 3(6), 229-247. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p229.

VALENTE, J. A (1993). Computadores e conhecimentos: repensando a educação. Campinas: UNICAMP.

VIANA, J., COSTA, F. A., & PERALTA, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, 3(4), 190-231. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190.

ZACARIOTTI, M. E. C., & SOUSA, J. L. dos S. (2019). Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, 5(4), 613-633. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p613.

Publié-e

2020-01-03

Comment citer

RODRIGUES, Raimundo Ferreira; CASTRO, Darlene Teixeira. Os desafios da educação frente as novas tecnologias. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10303. Acesso em: 21 nov. 2024.