LAS OPINIONES DE LA COMUNICACIÓN ORGANIZACIONAL EN BRASIL PARA LA ENSEÑANZA BAJO EL PARADIGMA DE LA COMPLEJIDAD
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p999Palabras clave:
Paradigma da Complexidade, comunicação, congressoResumen
Insertado en un mundo donde el proceso de enseñanza-aprendizaje necesita superar la visión contendiente para ser, al menos, eficiente, ya no es posible pensar en la investigación sobre capacitación en el área de comunicación organizacional sin primero relacionarla con nuevas metodologías que apuntan a mejorar En el aula. En este contexto, este artículo tiene la intención de buscar cómo ha aparecido el término Paradigma de complejidad en los artículos publicados en el Annals of Abrapcorp Congress, el más representativo del área en Brasil.
PALABRAS CLAVE: paradigma de complejidad; Abrapcorp; Congreso.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis (orgs). Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.
ALVES, M. R. DE A. B.; CARDOSO, J. M. PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL DE UTILIDADE PÚBLICA EM SAÚDE: considerações sobre a dimensão organizacional no circuito das práticas de produção no Ministério da Saúde. Revista Observatório, v. 3, n. 1, p. 415-433, 30 mar. 2017.
BALDISSERA, Rudimar. Reflexões sobre comunicação, relações públicas e complexidade. Anais Abrapcorp 2007. Disponível em: http://www.abrapcorp.org.br/anais2007/trabalhos/relacao_gt2.htm
BEHRENS, Marilda. Contributos de Edgar morin e Paulo freire no paradigma da complexidade. In: BEHRENS e ENS, Romilda Teodora. Complexidade e Transdisciplinaridade – novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: APRRIS, 2015. p. 23-46
BERNARDO, C. H. C.; BRAGA JÚNIOR, S. S.; MARQUES, M. D.; GOMES, S. C. V.; QUEIROZ, T. R. Percepção dos produtores rurais de Tupã, SP, sobre o processo de comunicação para execução da logística reversa de embalagens de agrotóxicos. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 242-270, 26 dez. 2015.
FLORCZAK, Rosângela. Redes Sociais na internet: a imposição do diálogo e o horizonte da incomunicação nas organizações educacionais. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Abrapcorp, 5, 2011, São Paulo, SP. Anais (on-line). São Paulo: Abrapcorp, 2011. Disponível: http://www.abrapcorp.org.br/anais2011/mesas-tematicas.htm . Acesso em 20/02/2019.
FLORCZAK, Rosângela.O lugar da comunicação na gestão educacional. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Abrapcorp, 4, 2010, Porto Alegre, RS. Anais (on-line). São Paulo: Abrapcorp, 2010. Disponível: http://www.abrapcorp.org.br/anais2010/trabalhosGT2.html. Acesso em 20/02/2019.
FONSECA JÚNIOR. Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge. BARROS, Antônio. (org.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. 7ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2014. cap. 18, p. 280-204.
GIOVANNINI, Fabrizio; KRUGLIANSKAS, Isak. Organização eficaz: como prosperar em um mundo complexo e caótico, usando um modelo racional de gestão. São Paulo: Nobel, 2004.
HOLANDA, A. E. G.; BRANDÃO, P. DE M. COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 502-524, 1 jul. 2019.
LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.
MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.
MARTINS, M. DE L.; RIBEIRO, B. Z. DECIFRANDO A UFT: uma leitura semiótica da Universidade Federal do Tocantins. Revista Observatório, v. 5, n. 2, p. 221-255, 1 abr. 2019.
MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.
Mensagem da Diretoria e Estatuto da Abrapcorp. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/site/int.php?pagina=mensagem-da-diretoria>. Acesso em: jun. 2018.
MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.
MORIN, Edgar. A articulação dos saberes. In: ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis (orgs). Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 19ª ed. trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. trad. Eliane Lisboa. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL NO QUADRO DO ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.
NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.
PINHO, M. J. DE. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.
PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R.; RIBEIRO, B. Z.; TRINETTO, R. M.; BARBOSA JÚNIOR, E. L. L. SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE EVENTOS UNIVERSITÁRIOS: uma experiência colaborativa na UFT. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 913-942, 29 abr. 2018.
REIS, E. G. DOS. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.
SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.
SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Educar em prol da macrotransição: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: BEHRENS, Marilda e ENS, Romilda Teodora. Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015c. 199-214p.
TAKAYAMA, Fabíola Santini. Edgar Morin e suas contribuições. Anais Condoce / Condice 2010. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/4concoce/4concoce/paper/view/2607/1204
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.