EL USO DE NUEVAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (NTICS) EN LA ENSEÑANZA: la utilización del whatsapp en el curso de administración pública modalidad a distancia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145Palabras clave:
TICs, EaD, Ensino, WhatsappResumen
Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp
ABSTRACT
This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work.
KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp.
RESUMEN
Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo.
PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.
Descargas
Citas
ALONSO, K. M.. A Expansão do ensino superior no Brasil e a EAD: Dinâmicas e Lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em junho de 2016.
ALVES, Lucineia. 2011. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em http://www.abed.org.br. Acesso em 06/16.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br Acesso em 06/16.
CAPES. Disponível em http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/pnap. Acesso em 06/16
CAVALCANTE, A. D. D.; RODRIGUES, M. A. A. Motivação e Presencialidade: uma experiência bem sucedida na EAD. Revista Formar Interdisciplinar. Ano 3, v.1, n. 4, p.35-44, Sobral, jan -jun. 2014.
FELDKERCHER, N., MATHIAS, C. V..Uso das TICs na Educação Superior presencial e a distância: a visão dos professores. Revista Iberoamericana de TecnologíaenEducación y EducaciónenTecnología. p. 84-92, 2010.
GERMANI A.C.C.G. etal..O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica. Rev. Med. (São Paulo). 2013 abr.-jun;92(2):97-103.
JÚNIOR, R. M. A.. O Ensino a Distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Revista da Ande, nº 06, 1982, pp. 11-9.
LOPES, M. C. L. P. et al. Educação a Distância no Ensino: uma possibilidade concreta de inclusão social Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 191-204, jan./abr. 2010.
MARQUES, C.L.; SOUZA, A. M. O uso das TIC na formação para o trabalho: um estudo de caso numa instituição de educação profissional e tecnológica. CongresoIberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 498 Buenos Aires, Argentina 2014.
MORAM, Jose M. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnológicas e mediação pedagógica. 21 ed. Papirus, 2013
MORAN, J. M. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. Revista ETD – Educação Temática Digital da Unicamp, Vol. 10, Nº 2, 2009.
www.eca.usp.br/moran.
MORAN, José Manuel. Tendências da Educação On-line no Brasil em RICARDO, Eleonora Jorge (Org.) Educação Corporativa e Educação a Distância Rio de Janeiro : Qualitymark, 2005.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
RAMOS, S. Tecnologias de Informação e Comunicação. (2008). Disponível
em http://livre.fornece.info/media Acesso em: maio de 2016.
RIBEIRO, A. L.. Gestão de Pessoas. São Paulo, Saraiva, 2006.
ROBBINS, Stephen P. JUDGE, Timothy A. SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.
ROSA, R., CECÍLIO, S.. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educ. foco,Juiz de Fora,v. 15, n. 1, p. 107-126,mar 2010/ago 2010.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SILVA, J. F., SCHIMIGUEL,J. O uso das TICs no ensino superior: a integração de diferentes tecnologias à educação estatística. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.2, n.1, pp.51-60, 2013.
TOLEDO, F.. Administração Pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo, Atlas, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.