THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145

Keywords:

TICs, EaD, Ensino, Whatsapp

Abstract

Este artigo descreve sobre como a modalidade de educação a distância (EaD), está presente nas instituições de ensino superior alcançando um número significativo de pessoas. O uso das potencialidades das TICs é um dos fatores determinantes para que a EaD atinja seu principal objetivo que é expandir o acesso à educação. Embora pareça ser evidente que a EaD seja uma preocupação da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que a oferecem, essa modalidade de ensino e suas ferramentas tem sido constantemente avaliada e atualizada. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar o whatsapp como ferramenta que possibilitou a comunicação com os alunos em fase de orientação de trabalho de conclusão do curso de e sua influência na motivação dos alunos para finalizar o trabalho.  

 

PALAVRAS-CHAVE: EaD; NTICs; Whatsapp

 

 

ABSTRACT

This article describes how the mode of distance education (EaD) is present in higher education institutions reaching a significant number of people. The use of the potential of ICTs is one of the determining factors for the EAD to achieve its main objective of expanding access to education. Although it seems to be evident that EaD is a concern of most Higher Education Institutions (HEIs) that offer it, this modality of teaching and its tools has been constantly evaluated and updated. The purpose of this study, therefore, is to present the whatsapp as a tool that enabled the communication with the students in the orientation phase of the course completion work and its influence on the motivation of the students to finalize the work.

 

KEYWORDS: EaD; NTICs; Whatsapp.

 

 

RESUMEN

Este artículo describe cómo la modalidad de educación a distancia (EaD), está presente en las instituciones de enseñanza superior alcanzando un número significativo de personas. El uso de las potencialidades de las TIC es uno de los factores determinantes para que la EaD alcance su principal objetivo que es expandir el acceso a la educación. Aunque parezca evidente que la EaD es una preocupación de la mayoría de las instituciones de enseñanza superior (IES) que la ofrecen, esta modalidad de enseñanza y sus herramientas ha sido constantemente evaluada y actualizada. El objetivo de este estudio, por lo tanto, es presentar el whatsapp como herramienta que posibilitó la comunicación con los alumnos en fase de orientación de trabajo de conclusión del curso y su influencia en la motivación de los alumnos para finalizar el trabajo.

 

PALABRAS CLAVE: EaD; NTICs; Whatsapp.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia Nazaré dos Santos, Universidade Federal de São João del Rei

Pós-doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF/VR). Doutora e Mestre Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia. Professora da Prefeitura Municipal do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Educação/SME/ Escola Municipal Sobral Pinto. Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei. Também é professora pesquisadora (bolsista CAPES) na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). E-mail: cnsantos03@yahoo.com.br.

Maria do Carmo Santos Neta, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia - IME. Graduada em Ciências Econômicas pela Fundação Municipal de São João del-Rei. É docente da Universidade Federal de São João del-Rei e Membro de corpo editorial do Comissão Editorial do Núcleo de Educação a Distância/ UFSJ. E-mail: sneta@ufsj.edu.br.

Pablo Luiz Martins, Universidade Presidente Antônio Carlos

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí - UNIVAS, Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado – UNIFECAP e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. É docente da UFSJ/Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis. Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFSJ). E-mail: pablo@ufsj.edu.br.  

References

ALONSO, K. M.. A Expansão do ensino superior no Brasil e a EAD: Dinâmicas e Lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em junho de 2016.

ALVES, Lucineia. 2011. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em http://www.abed.org.br. Acesso em 06/16.

BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br Acesso em 06/16.

CAPES. Disponível em http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/pnap. Acesso em 06/16

CAVALCANTE, A. D. D.; RODRIGUES, M. A. A. Motivação e Presencialidade: uma experiência bem sucedida na EAD. Revista Formar Interdisciplinar. Ano 3, v.1, n. 4, p.35-44, Sobral, jan -jun. 2014.

FELDKERCHER, N., MATHIAS, C. V..Uso das TICs na Educação Superior presencial e a distância: a visão dos professores. Revista Iberoamericana de TecnologíaenEducación y EducaciónenTecnología. p. 84-92, 2010.

GERMANI A.C.C.G. etal..O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica. Rev. Med. (São Paulo). 2013 abr.-jun;92(2):97-103.

JÚNIOR, R. M. A.. O Ensino a Distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Revista da Ande, nº 06, 1982, pp. 11-9.

LOPES, M. C. L. P. et al. Educação a Distância no Ensino: uma possibilidade concreta de inclusão social Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 191-204, jan./abr. 2010.

MARQUES, C.L.; SOUZA, A. M. O uso das TIC na formação para o trabalho: um estudo de caso numa instituição de educação profissional e tecnológica. CongresoIberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 498 Buenos Aires, Argentina 2014.

MORAM, Jose M. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnológicas e mediação pedagógica. 21 ed. Papirus, 2013

MORAN, J. M. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. Revista ETD – Educação Temática Digital da Unicamp, Vol. 10, Nº 2, 2009.

www.eca.usp.br/moran.

MORAN, José Manuel. Tendências da Educação On-line no Brasil em RICARDO, Eleonora Jorge (Org.) Educação Corporativa e Educação a Distância Rio de Janeiro : Qualitymark, 2005.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

RAMOS, S. Tecnologias de Informação e Comunicação. (2008). Disponível

em http://livre.fornece.info/media Acesso em: maio de 2016.

RIBEIRO, A. L.. Gestão de Pessoas. São Paulo, Saraiva, 2006.

ROBBINS, Stephen P. JUDGE, Timothy A. SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.

ROSA, R., CECÍLIO, S.. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educ. foco,Juiz de Fora,v. 15, n. 1, p. 107-126,mar 2010/ago 2010.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.

SILVA, J. F., SCHIMIGUEL,J. O uso das TICs no ensino superior: a integração de diferentes tecnologias à educação estatística. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.2, n.1, pp.51-60, 2013.

TOLEDO, F.. Administração Pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo, Atlas, 1981.

Published

2019-05-01

How to Cite

SANTOS, Cláudia Nazaré dos; SANTOS NETA, Maria do Carmo; MARTINS, Pablo Luiz. THE USE OF NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (NTICS) IN TEACHING: the use of whatsapp in the public administration course distance mode. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 145–165, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p145. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7168. Acesso em: 22 nov. 2024.