VALORES NOTICIA; uma propuesta de análisis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p334

Palabras clave:

Valores-noticia, noticiabilidad, teoria del periodismo

Resumen

Este artículo propone una comprensión del valor de la noticiabilidad: un criterio surgiría de la asociación entre atributo y producto o atributo y público objetivo, en relación a las funciones de la institución periodística y el saber social compartido (ISER, 1996) en un momento dado y en un espacio. A través de la comparación entre 12 obras (GOLDING, ELLIOTT, 1979, GANS, 1979, GALTUNG, RUGE, 1965/199 ;, WOLF, 1985/2001; SHOEMAKE; REESE, 1996 y 2014; FRANCISCATO, 2014; TRAQUINA, 2005/2008) analizamos los valores-noticia y los criterios de noticiabilidad dentro de cada dimensión. Este artículo fue guiado por cuatro estudios realizados en el ámbito del grupo de investigación Núcleo de Estudios de Periodismo (NJor): un estudio del propio grupo (2015); y tres trabajos científicos: dos Trabajos de Conclusión de Curso (2016) y una disertación (2017). El corpus abarca sitios web y programas semanales televisivos, con líneas editoriales, públicos y medios diferentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Seixas, Universidade Federal da Bahia

Doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e graduação em jornalismo. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. E-mail: liaseixas@gmail.com.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

BORGES, Jussara.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar, 1997.

DEBRAY, Régis. Cours de médiologie générale. Paris: Éditions Gallimard, 1991.

FONTES, Malu, SINGER, Talyta. Critérios de noticiabilidade em produtos jornalísticos especializados em cultura digital. In: Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 14, 2016, Anais...Palhoça: Unisul, 2016.

FRANCISCATO, C. E. Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre noticiabilidade. In : SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da ; FERNANDES, Mario Luiz. (orgs.) Critérios de noticiabilidade. Problemas conceituais e aplicações. Florianópolis : Insular, 2014.

GALTUNG, J. & RUGE, M. H. A estrutura do noticiário estrangeiro. A apresentação da crise do Congo, Cuba e Chipre em quatro jornais estrangeiros. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “Estórias”. Lisboa: Veja, 1999.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fato e interesses. Ensaios de Teorias do Jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido. Fundamentos das Ciências dos Jornais. Trad. Liriam Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011.

GUERRA, Josenildo. O percurso interpretativo na produção da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

GUTMANN, Juliana. Formas do telejornal. Linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais, Salvador: EDUFBA, 2014.

HARCUP; O’NEILL. What Is News? Galtung and Ruge revisited. Journalism Studies, v.2, n.2, dezembro, p.261-280, 2001.

HARCUP; O’NEILL. What Is News? Galtung and Ruge revisited (again). Journalism Studies, março, 2016.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer, São Paulo: Editora 34, Vol. 1, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LAGE, Nilson. A estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1993.

MARQUES, Estela. Noticiabilidade: a relação entre os valores-notícia e os valores humanos da psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso. Salvador: UFBA, Curso de Comunicação com Habilitação em Jornalismo, 2016. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/portal/wp-content/uploads/2016/06/VERS%C3%83O-FINAL-TCC-ESTELA-MARQUES.pdf

MELO, Simone. O que é notícia nos jornais Extra e O Globo: análise de como a linha editorial influencia nos critérios de noticiabilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Salvador: UFBA, Curso de Comunicação com Habilitação em Jornalismo, 2016. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/portal/wp-content/uploads/2017/05/tcc-final-colegiado.pdf

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística / uma comunidade Interpretativa internacional. Vol II, Florianópolis: Insular, 2005.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

SEIXAS, Lia; BORGES, Jussara. Do que se trata noticiabilidade In: Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 38, p. 157-172, jan./abr. 2017.

SEIXAS, Lia, MARQUES, Estela. O valor humano no critério de noticiabilidade. In: Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 14, 2016, Anais...Palhoça: Unisul, 2016.

SEIXAS, Lia; FRANCISCO, Eduardo. Como agenda-setting de atributos e enquadramento podem auxiliar na análise de critérios de noticiabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.

SEIXAS, Lia. SEIXAS, Lia. Redefinindo os gêneros jornalísticos. Proposta de novos critérios de classificação. Portugal: LabCom Books, 2009. (Coleção Estudos de Comunicação). Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110818-seixas_classificacao_2009.pdf

SCHUDSON, Michael. As notícias como um género difuso: a transformação do jornalismo na contemporaneidade. Comunicação & Cultura, n.º 12, 2011, pp. 139-150.

SCHUDSON, Michael. Modelo americano de jornalismo: Excepção

SHOEMAKER, P.; REESE, S. Mediating the message: theories of influences on mass media content. New York: Longman, 1996.

SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091

SILVA, M.P. Entre a narração do cotidiano e o cotidiano da narração: uma análise da noticiabilidade como categoria cognitiva nas rotinas jornalísticas. In: Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 14, 2016, Anais...Palhoça: Unisul, 2016.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2004.

ZAGO, G.S. Recirculação jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícias como uma forma de potencialização da circulação. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

ZELIZER, Barbie. Taking journalism seriously. Thousand Oaks: Sage, 2004.

ou exemplo? Comunicação & Cultura, n.º 3, 2007, pp. 115-130.

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

SEIXAS, Lia. VALORES NOTICIA; uma propuesta de análisis. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 334–366, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p334. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5505. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a