FOR MORE ASSISTIVE TECHNOLOGY: Liliana M. Passerino’s social vision about technology, for whom the craft of educating is the art of inclusion

Autores/as

  • Maria Rosangela Bez Feevale
  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p1122

Resumen

Entrevista realizada em 30 de julho de 2017, com a pesquisadora Liliana Maria Passerino, professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFGRS e Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Rosangela Bez, Feevale

Pós-doutorada em Informática na Educação [PPGIE/UFRGS]. Bolsista - Projeto Capes Edital PNPD do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social [Feevale]. Participante do Grupo TEIAS/CNPQ. Pesquisadora participante do Projeto SCALA. E-mail: mariabez@feevale.br

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Citas

PASSERINO, L.M.; BEZ, M. R. Comunicação Alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do Scala - ebook. 1. ed. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2015. v. 1. 323p.

PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, M. R.; PEREIRA, A. C. C.; PERES, A. Comunicar para Incluir. 1. ed. Porto Alegre/RS: CRBF, 2013. v. 1. 476p.

Publicado

2018-04-29

Cómo citar

BEZ, Maria Rosangela; SOARES, Fagno da Silva. FOR MORE ASSISTIVE TECHNOLOGY: Liliana M. Passerino’s social vision about technology, for whom the craft of educating is the art of inclusion. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1122–1145, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p1122. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4269. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>