MULTIDISCIPLINARIEDAD Y DESARROLLO DE SERIOS GAMES Y SIMULADORES PARA LA EDUCACIÓN EN SALUD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p149

Palabras clave:

realidad virtual, juegos para salud, serious games

Resumen

El desarrollo de las aplicaciones informáticas debe guiarse por las necesidades de los clientes y debe considerar todos los pasos del proyecto de software. Es necesario integrar el conocimiento de cuatro áreas: educación, salud, estadística e informática cuando esas aplicaciones son para la educación en salud, lo que hace evidente la necesidad de un enfoque multidisciplinario para la producción de herramientas eficaces y efectivas para el propósito esperado. Este artículo presenta y discute los pasos fundamentales para el desarrollo de juegos serios y simuladores de entrenamiento para la salud basados en la realidad virtual.

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Biografía del autor/a

Liliane S. Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Graduação em Ciencias da Computação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Informática (Mestrado) e do Programa de Computação, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: liliane@di.ufpb.br.

Thaise Kelly de Lima Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciência da Computação, mestrado em Informática e doutorado em Modelos de Decisão em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: thaise@dce.ufpb.br.

Ronei Marcos de Moraes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1998) e pós-doutorado na Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. É professor titular da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: ronei@de.ufpb.br.

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Publicado

2018-06-29

Cómo citar

MACHADO, Liliane S.; COSTA, Thaise Kelly de Lima; MORAES, Ronei Marcos de. MULTIDISCIPLINARIEDAD Y DESARROLLO DE SERIOS GAMES Y SIMULADORES PARA LA EDUCACIÓN EN SALUD. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 149–172, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p149. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4074. Acesso em: 18 jul. 2024.