MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p149

Palavras-chave:

realidade virtual, jogos em saúde, serious games

Resumo

O desenvolvimento de aplicações computacionais deve ser guiado pelas necessidades do cliente, considerando todas as etapas do projeto de um software. Quando estas aplicações são voltadas para educação em saúde, observa-se a necessidade de abordar aspectos relacionados a pelo menos quatro áreas: educação, saúde, estatística e computação, evidenciando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para a produção de ferramentas efetivas e eficientes para os problemas a que se destinam. Este artigo apresenta e discute etapas consideradas fundamentais no processo de desenvolvimento de serious games e simuladores de treinamento para a saúde baseados em realidade virtual.

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Biografia do Autor

Liliane S. Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Graduação em Ciencias da Computação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Informática (Mestrado) e do Programa de Computação, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: liliane@di.ufpb.br.

Thaise Kelly de Lima Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciência da Computação, mestrado em Informática e doutorado em Modelos de Decisão em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: thaise@dce.ufpb.br.

Ronei Marcos de Moraes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1998) e pós-doutorado na Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. É professor titular da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: ronei@de.ufpb.br.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

MACHADO, Liliane S.; COSTA, Thaise Kelly de Lima; MORAES, Ronei Marcos de. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 149–172, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p149. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4074. Acesso em: 29 mar. 2024.