Folha de S. Paulo y el caso Herzog (re)presentado: un estudio sobre memória, narrativa e “acontecência”
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p452Palabras clave:
Herzog, memória, narrativa, Folha de S. PauloResumen
Herzog y su imagen se han convertido en un icono de la resistência política en el país. Este simbolismo está envuelto en una trama narrativa inmersa en conflictos y también responsable por la resignificación dei evento em el tiempo cuyo primer efecto fue para amortiguar la represión dictatorial. Con la intention de discutir otros efectos de la constante "expansión" dei evento en el tiempo, tomamos como objeto un artículo publicado por Folha de Sao Paulo el 5 de febrero de 2012, cuando el periódico buscado manifestar a sus lectores "el momento decisivo" y la identidad de Silvaldo Leung Vieira, autor de esta imagen símbolo. Nuestra intención es discutir cómo el evento fue presentado en el periódico en un proceso constante de "acontecência" en su narrativas de memória y olvido. Narrativas condicionadas por objetivos particulares que tienden a volver a configurar la memória y la autoridad dei periódico en
relación con su pasado.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas
fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
BARBOSA, Marialva Carlos. Imprensa e Golpe de 1964: entre o silêncio e
rememorações de fatias do Passado. Estudos em Jornalismo e mídia, vol 11,
n° l.jan-jun, 2014.
acusa-fotografo-de-ser-cumplice-da-dltadura.shtml Acesso em: 6 de fevereiro de 2015.
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 452-484, set./dez. 2016
^revista
O bservatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016
DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p452
. Barbosa, Marialva. 'Meios de comunicação: lugar de memória ou na
história?' Contracampo 35(1), p. 07-26, 2016.
BECKETT, Samuel. Molloy. 2 a ed. São Paulo: Editora Globo, 2014.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e politica: ensaios sobre literatura e
história da cultura, (obras escolhidas v.l) São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERGER, Christa. Memória enquadrada: 30 anos se passaram e Vlado segue
morrendo. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.
SBPJOR. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
BIRD, S. Elizabeth & DARDENNE, Robert W. "Mito, registro e estórias: explorando
as qualidades narrativas das notícias". In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo:
questões, teorias e "estórias". Lisboa, Vega, 1993.
CAMPBELL, Richard. 60 Minutes and The News: a Mythology for Middle
America. Chicago: University of Chicago Press, 1991.
CAREY, James W. The Dark Continent of American Journalism. In. MANOFF,
Robert Karl & SCHUDSON, Michael. Reading the news. New York: Pantheon
Books, 1986.
COOK, Timothy E. Government with the News: The News Media as a
Political Institution. Chicago. University of Chicago Press, 1998.
Costa, Carlos Tu lio. O relógio de Pascal: a experiência do primeiro
ombudsman brasileiro. São Paulo: Siciliano, 1991.
DIAS, André Bonsanto. A "revolução" não será comemorada: horizonte de
expectativa e as políticas de memória da grande imprensa brasileira frente ao
contexto dos 50 anos do golpe. Revista Brasileira de História da Midia. vol.3,
n.2, jul/dez, 2014.
. Uma outra Comissão da Verdade? O papel da imprensa na construção da
verdade sobre o passado ditatorial no Brasil. Anais do 10° Encontro Nacional
de História da Mídia - ALCAR. Porto Alegre: UFRGS, 2015. L
ETTEMA, James S. & GLASSER, Theodore. Custodians of conscience:
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 452-484, set./dez. 2016
^revista
O bservatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016
DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p452
investigative journalism and public virtue. New York: Columbia University
Press, 1998.
FINLEY, M. I. Uso e abuso da História. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FISH, Stanley. Is there a Text in This Class? Cambridge, Mass: Harvard
University Press, 1980.
FISH MAN, Mark. Manufacturing the News. Austin: University of Texas Press,
Frias Filho, Octavio.. Entrevista. In Alzira Alves de Abreu et al (org.). Eles
mudaram a imprensa: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: FGV Editora,
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34,
GANS, Herbert. Deciding What's the News: a study of CBS Evening News,
NBC Nightly News, Newsweek and Time. New York: Pantheon Books, 1979.
GITLIN, Todd. The whole world is watching: mass media in the making &
unmaking of the new left. Berkeley: University of Califórnia Press, 1980.
HALLIN, Daniel e MANCINI, Paolo. 'Speaking of the President: Political Structure
and Representational Form in U.S. and Italian Television News'. Theory and
Society, 13, pp. 829-850, 1984.
KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica. São Paulo, Fundação
Perseu Abramo, 1998.
LARANGEIRA, Álvaro Nunes. A mídia e o regime militar. Porto Alegre: Sulina,
MATTOS, Caroiina. Jornalismo e política democrática. São Paulo: Publifolha,
MOTA, Carlos Guilherme; CAPELATO, Maria Helena. História da Folha de S.
Paulo (1921-1981). São Paulo: Impress, 1981.
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 452-484, set./dez. 2016
^revista
O bservatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016
DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p452
PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D.
Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF
Martins Fontes, 2012.
RESENDE, Fernando. O Jornalismo e suas Narrativas: as Brechas do Discurso e as
Possibilidades do Encontro. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.31-43, dez.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos
. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora
Unicamp, 2007.
. Tempo e narrativa. Tomo I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Diretas Já: o grito preso na garganta. São Paulo:
Fundação Perseu Abramo, 2003.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São
Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SILVA, Carlos Eduardo Lins. Mil Dias: os bastidores da revolução em um
grande jornal. São Paulo: Trajetória Editorial Silva, Carlos Eduardo Lins, 1988.
. O adiantado da hora. A influência americana sobre o jornalismo
brasileiro. São Paulo: Summus Editorial, 1991.
. Mil Dias: Seis Mil Dias Depois. São Paulo, PubliFolha, 2005.
SILVA, Helenice Rodrigues da. "RememoraçãoVcomemoração: a s utilizações
sociais da memória. Revista Brasileira de História, vol.22, n.44, pp. 425-438,
São Paulo, 2002.
SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a Social History of American
newspapers. New York: Basic Books, 1978.
. "The Politics of Narrative Form: the Emergence of News Conventions in
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 452-484, set./dez. 2016
^revista
O bservatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016
DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p452
Prlnt and TelevLsion". Daedalus 111 (4), 1982, pp. 97-112.
.'Dynamics of Distortion in Collective Memory'. In: L.D. Schecter (ed.) Memory
Distortion. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1995.
TODOROV, Tzvetan. Les Categories du Réclt Littéraire. Communications, Paris,
SOLOSKI, John. "O Jornalismo e o Profissionalismo: Alguns Constrangimentos
no Trabalho Jornalístico". In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias
e "estórias". Lisboa: Vega, 1993.
TUCHMAN, Gaye. A Objetividade Como Ritual Estratégico: Uma Análise das
Noções de Objetividade dos Jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo:
questões, teorias e "estórias 1 Lisboa: Vega, 1993.
ZELIZER, Barbie. Covering the body: the Kennedy assassination, the media,
and the shaping of collective memory. Chicago and London: The University
of Chicago Press, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.