CONDICIONES DE PRODUCCIÓN DE BIOGRAFÍA: La noción de humanización en la constitución histórica del género
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a1ptPalabras clave:
Humanização, Condições de produção, Discurso, Gêneros biográficosResumen
Este artigo relaciona a noção de condições de produção, conforme definida pela Análise de Discurso Francesa, e a história da constituição dos gêneros biográficos como materialidade linguística. O objetivo é compreender de que maneira as condições de produção, ao comportarem o sujeito e as circunstâncias, produzindo imagens sobre o presente e o passado de personagens, constroem uma noção de humanização em cada momento da história, considerando os principais textos biográficos citados pelos historiadores do gênero. Assim, busca-se verificar como, apesar da transparência com que a palavra “humanização” tem sido usada em estudos da área de Comunicação, essa noção é fruto de projeções imaginárias construídas pela ideologia e sedimentadas na memória discursiva dos gêneros biográficos e jornalísticos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Eliana. Discurso religioso: um espaço simbólico entre o céu e a terra. 2000. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270706. Acesso em: 26 mar. 2020.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BURKE, Peter. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Revista de Estudos Históricos. v. 10, n. 19, 1997, p. 83-97. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2038/1177. Acesso em: 12 mar. 2020.
CLIFFORD, James. Introduction. In: CLIFFORD, James (Org.) Biography as an art: selected cristicism (1560-1960). Nova York: Oxford University Press, 1962, p. 9-21.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2015.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
FREUD, Sigmund. Moisés e o monoteísmo. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
LUKÀCS, Georg. Le roman historique. Paris: Payot, 1977.
MARIN, Louis. Le portrait du roi. Paris: Minuit, 1981.
MOMIGLIANO, Arnaldo. Les origines de la biographie em Grèce ancienne. Strasbourg : Circe, 1991.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso. In: ORLANDI, Eni; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2010, p. 11-31.
ORMANEZE, Fabiano. Do jornalismo literário ao científico: biografia, discurso e representação. Campinas: Pontes, 2015.
ORMANEZE, Fabiano. O sujeito de palavra: a representação do político e da república em narrativas biográficas da revista piauí. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Campinas, SP, 2019. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/335700/1/Ormaneze_Fabiano_D.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões e deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 19. Campinas: Unicamp, 1990, p. 07-24.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Unicamp, 2010.
PENNETIER, Claude. Le dictionnaire bio du mouvement ouvrier. Genèses, n. 14, 1994, p. 147-169.
SANTOS, Georgina Silva. São Luís: o retorno da historiografia francesa à biografia. Tempo, v. 6, n. 11, 2001, p. 261-266. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/resenhas/res11-1.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.
SOCHA, Alexandre. Manuscrito de Freud faz leitura psicanalítica inédita da figura de Cristo. Folha de S. Paulo, 09 jun. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/06/manuscrito-de-freud-faz-leitura-psicanalitica-inedita-da-figura-de-cristo.shtml. Acesso em: 05 mar. 2020.
WEINBERG, Steve. Telling the untold story: how investigative reporters are changing the craft of biography. Columbia: University of Missouri Press, 1992.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.