Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

[PT] Diretrizes para Autores 

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista Observatório são de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeter qualquer texto à Revista o autor se compromete a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve ainda declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista Observatório e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.

 Os artigos, recebidos exclusivamente por meio de nosso sistema eletrônico, serão submetidos à apreciação e seleção do Conselho editorial e avaliação por pares desde que se enquadrem no Foco e Escopo da revista e respeitem os seguintes critérios e normas para submissões (template):

 1. Os artigos devem ser originais, e inéditos em livros e revistas acadêmicas, e abordar pesquisas sobre comunicação, jornalismo e/ou educação. Não serão aceitos trabalhos de caráter meramente opinativo/reflexivo que não apresentem resultados e discussões oriundos de pesquisa teórica ou empírica. Da mesma forma, serão rejeitados textos de revisão bibliográfica que não apresentem grau de análise/reflexão teórica que constitua efetivamente uma contribuição original à área da Comunicação, Jornalismo e/ou Educação. Inclua seu número ORCID também (https://orcid.org/).

 2. Os artigos podem ser produzidos por doutores ou por doutores em co-autoria com doutorandos, mestrandos, mestres, graduados e de iniciação científica (desde que o primeiro autor seja doutor); as resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissional e doutorado), mestres e doutores.

3. Os artigos e resenhas podem ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês, sendo publicadas suas versões originais.

4. O trabalho deve ser enviado a uma das seis seções da revista (artigos; dossiê temático; ensaio; entrevista; tema livre e resenha), exclusivamente por meio do sistema, mediante cadastro prévio do autor.

5. Para assegurar a avaliação cega dos trabalhos, solicitamos que toda identificação autoral (nomes no corpo do texto e marcas de autoria nas propriedades do documento) seja retirada do arquivo. O autor deve informar nome completo, titulação, instituição de origem e resumo da biografia de até três linhas em seu perfil no cadastro, além do endereço de contato (sugerimos indicar o da Universidade e/ou unidade). Dessa forma, o(a) autor(a) deverá (rão) postar dois arquivos - sendo um identificado e outro sem identificação, ambos formato word

6. Os textos devem ser entregues em formato Word (preferencialmente .doc ou .docx), com até 2 MB (caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite, aconselhamos anexar imagens como documentos suplementares), margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 3 cm, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5.

7. Os artigos devem ter o mínimo de 30 mil e o máximo de 60 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências; as resenhas devem ter no mínimo duas e no máximo três páginas. A extensão das referências não deve ser superior a três páginas. Abriremos exceções para utilização de mais de três páginas para os casos em que jornais e revistas sejam utilizados como corpus de análise e estes constem na lista de referências.

8. Fontes em caixa alta deverão se restringir ao uso de siglas e às referências bibliográficas; destaques em negrito podem ser utilizados apenas no título e intertítulos do trabalho; notas de rodapé devem estar em corpo 10 e se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas.

9. As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte) e os autores devem se responsabilizar pela permissão para reprodução das imagens, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar sua respectiva legenda e crédito, precedidos pela palavra "Figura", a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 2: Arranjo produtivo local. A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021).

10. Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com a seguinte estrutura, conforme a norma ABNT (NBR 6022) (a partir de 2020, formato APA):

- Título (lingua do artigo), em caixa alta e baixa, seguido das versões do título em inglês e em espanhol/francês (ou português, quando o artigo for em outro idioma).

- Resumo de 5 a 10 linhas, contendo de 3 a 5 palavras-chaves, seguido das versões em inglês e espanhol do resumo e palavras-chave. As palavras-chave de cada artigo deverão seguir o formato do Thesaurus da UNESCO, disponível para acesso aqui

- Resenhas não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (também traduzido para espanhol e inglês), que deve ser diferente do título da obra resenhada, deverá constar referência completa da obra (Título. Nome e sobrenome do autor. Cidade: Editora, ano. Número de páginas. ISBN).

- Corpo do texto: justificado, com recuo de parágrafos (1ª linha) de 1,25 cm. Intertítulos (não-numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco. Citações de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Ex.: (PORTO JR., 2012, p. 102-3). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão acima indicado. Referências completas deverão ser apresentadas apenas no final do trabalho, em "Referências", conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023) e padrão indicado a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética.

Para livro:

SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para mais de um autor:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (ed. ou org.). Título. Cidade: Editora, ano.

Para artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, Cidade, nº, ano.

Para artigo em periódico online:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, nº, ano. Disponível em . Acesso em: 21 fev. 2010 (exemplo).

Para reportagem de jornal:

SOBRENOME, Nome. Título da reportagem. Nome do veículo, Cidade, dia mês ano. Caderno, página.

 

Seção Visualidades

[PT] Recebe imagens e produções artísticas em diferentes formatos (ensaios fotográficos, instalações, pinturas, desenhos, animações, vídeos/documentários de curta metragem, etc.) relacionados ao tema proposto em cada edição da revista. As produções devem comunicar processos de pesquisas (parciais e/ou finais) que ocorram nas interfaces entre Comunicação, Educação e Artes. Todas as produções artísticas devem acompanhar escrita argumentativa no formato de resumo expandido que fundamente a proposta de trabalho/pesquisa. Cada produção artística poderá abordar as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo, da sociedade, da educação e das artes, focando conteúdos e também aspectos formais, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais, educacionais e artísticos, a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação. 

 

Resumo expandido - orienta-se que apresente: título da produção artística (português, inglês e espanhol); nome do/a autor/a ou coletivo (com ORCID de cada participante); instituição; 3 a 5 palavras-chave (português, inglês e espanhol) e que não ultrapasse o limite máximo de 3 laudas incluindo as referências.

 

Dimensões:

Ensaios fotográficos devem totalizar um conjunto de 5 a 7 imagens com resolução de 300 dpi (cada). 

Vídeos e animações devem ter duração máxima de 3 minutos. 

Documentários de curta metragem devem ter duração máxima de 8 minutos. 

Pinturas e Desenhos devem apresentar um conjunto de 2 a 5 imagens com resolução de 300 dpi (cada). 

Instalações (fotografias e/ou vídeos de performances e demais produções artísticas) devem ter duração máxima de 3 minutos. 

 

 

Critérios de avaliação sobre a produção artística

1. Narratividade (a produção artística consegue contar uma história?; apresenta um fio condutor?)

2. Argumento  (a produção artística tem um tratamento adequado em relação ao argumento?; mostra para que veio?)

3. Inovação (a produção artística é inovadora e criativa na forma de abordar o tema?)

4. Pesquisa (a produção artística demonstra que houve uma pesquisa para a sua elaboração?) 

5. Estética (a produção artística consegue alinhar conteúdo e forma adequadamente ao gênero apresentado?)

6. Edição (a produção artística demonstra que houve um trabalho de edição, pós-produção?)

7. Exploração (a produção artística apresenta um aprofundamento do tema?)

8. Ética (a produção artística assume um compromisso ético com os personagens sociais?)

9. Ponto de vista (a produção artística apresenta um ponto de vista e consegue sustentá-lo ao longo de sua duração ou do conjunto da obra?)

10. Trilha sonora (quando houver, a trilha é adequada às imagens e ao tema?; é capaz de ambientar os personagens?)

 

 

 

[ES] Normas para los autores/as (Trabajos en Español)

Los artículos, recibidos sólamente por medio de nuestro sistema electrónico, serán enviados al Consejo Consultivo y a la evaluación por pares desde que se encajen en la descripción de la revista y que cumplan con los siguientes criterios y normas de presentación (template):

1. Los trabajos deben ser originales e inéditos, en libros y revistas académicas, y deben abordar investigaciones sobre la comunicación, periodismo y/o educación. No serán aceptados textos de caráter meramente opinativo/reflexivo que no presenten resultados y discussiones originados por investigación teórica o empírica. Del mismo modo, serán recusados textos de revisión bibliográfica que no presenten grado de análisis/reflexión teórica que constituya efectivamente una contribución original a la área de la Comunicación, Periodismo y/o Educación.

2. Se pueden enviar artículos por doctores o doctores en co-autoría con másters y alumnos de posgrados, graduados y pregrado (desde que el primer autor sea doctor) y revisiones por alumnos de posgrados, másters y doctores.

3. Se aceptan artículos y revisiones escritos en portugués, francês, español o inglés, que serán publicados en sus versiones originales.

4. El trabajo debe ser enviado a una de las seis secciones de la revista (artículos, dossier temático; ensayo; entrevista; tema libre y revisiones), exclusivamente por el sistema, después Del registro previo del autor.

5. Para garantizar una evaluación ciega de la obra, es necesario que todas las identificaciones del autor (nombres en el texto y las etiquetas autorales en las propiedades del documento) sean quitadas del archivo. El autor debe informar su nombre completo, título, institución de origen y una breve biografía de hasta tres líneas en el perfil del registro. Así, el autor debe enviar dos archivos - uno identificado y otro sin identificación, tanto en formato word.

6. Los textos deberán presentarse en formato Word (.doc ou .docx), hasta 2 MB (si extrapola este límite, consejamos anejar las imágenes como documientos suplementares), márgenes superior e inferior de 2,5 cm y márgenes derecha e izquierda de 3 cm, fuente Times New Roman, tamaño 12, interlineado 1,5.

7. Los artículos deben tener un mínimo de 30 mil y un máximo de 60 mil caracteres, incluyendo títulos, resúmenes y referencias; las revisiones deben ter por lo menos dos y hasta tres páginas. La extensión de las referencias no debe ser superior a dos páginas. Abriremos excepciones para utilización de más de dos páginas para los casos en que jornales y revistas sean utilizados como corpus de análisis y estean incluidos en la lista de referencias.

8. Fuentes en caja alta se limitan al uso de siglas y a las referencias; destaques en negrito sólo se utilizan en el título y en los intertítulos; las notas al pie deben tener la fuente en tamaño 9 y se restringen a los comentarios estrictamente necesarios para el desarrollo de la presentación, y no para las citas.

9. Las imágenes utilizadas deben contener el crédito completo (autor y fuente) y los autores asumen la responsabilidad por tener la autorización para reproducirlas, respetando los derechos autorales nacionales e internacionales (Ley 9610 y la Convención de Berna de la Organización Mundial de la Propiedad Intelectual). Bajo cada imagen, en el cuerpo de trabajo, se incluirá su respectiva leyenda y crédito, precedidos por la palabra "Figura", el número seriado y los dos puntos. Ejemplo: Figura 2 : Arreglo Productivo Local.. El uso de las tablas se sigue en el mismo formato.

10. Los trabajos deben ser presentados en conformidad con la siguiente estructura:

- Título en caja alta y baja, seguido por las versiones del título en portugués e inglés.

- Resumen de 5 a 10 líneas, conteniendo de 3 a 5 palabras clave, seguido por las versiones en portugués e Inglés. Las palabras clave de cada artículo deberán seguir el formato del Thesaurus de la UNESCO, disponible para acceder aquí.

- Las revisiones no deben contener resumen y palabras clave. Después del título de la revisión (también traducido para portugués y inglés), que sea diferente del título de la obra reseñada, se incluye la referencia completa de la obra (Título. Nombre y apellido del autor. Ciudad: Editoria, año de publicación. Número de páginas. ISBN).

- El cuerpo del texto: justificado, con 1,25 cm de sangrías de párrafo (primera línea). Intertítulos (no numerados) se preceden por una línea en blanco. Las citas de hasta tres líneas deben ser incorporadas en el texto, entre comillas y seguidas de la referencia entre paréntesis (apellido del autor, año y páginas). Por ejemplo: (PORTO JR., 2012, p. 102-3). Las citas de más de tres líneas deben ser en párrafo separado, con sangrías de 4 cm, seguido y precedido por líneas en blanco, a un espacio, sin comillas, seguido de la referencia ejemplificada anteriormente. Las referencias completas se presentan sólo al final del trabajo, en "Referencias", a un espacio, alfabeticamente y conforme las siguientes instrucciones:

Libros:

APELLIDO, Nombre. Título. Ciudad: Editoria, año.

Libros con más de un autor:

APELLIDO, Nombre; APELLIDO, Nombre. Título. Ciudad: Editoria, año.

Capítulo de libro:

APELLIDO, Nombre. Título del capítulo. In: APELLIDO, Nombre (ed. o org.). Título. Ciudad: Editoria, año.

Artículo:

APELLIDO, Nombre. Título del artículo. Título de la revista, el acrónimo de la institución, Ciudad, número, año.

Artículo en Internet:

APELLIDO, Nombre. Título del artículo. Título de la revista, el acrónimo de la institución, número, año. Disponible en . Acceso en: 21 feb. 2010 (ejemplo).

Reportaje de jornal:

APELLIDO, Nombre. Título del reportaje. Nombre del veículo, Ciudade día més año. Cuaderno, página.

 

Sección Visualidades

[ES] Recibe imágenes y producciones artísticas en diferentes formatos (ensayos fotográficos, instalaciones, pinturas, dibujos, animaciones, videos / documentales de cortometraje, etc.) relacionados al tema propuesto en cada edición de la revista. Las producciones deben comunicar procesos de investigación (parciales y / o finales) que ocurran en las interfaces entre Comunicación, Educación y Artes. Todas las producciones artísticas deben acompañar escritura argumentativa en el formato de resumen ampliado que fundamente la propuesta de trabajo / investigación. Cada producción artística podrá abordar las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, difusión y recepción de la comunicación, de la construcción y del análisis del sentido del periodismo, de la sociedad, de la educación y de las artes, enfocando contenidos y también aspectos formales, así como sus aspectos económicos , históricos, sociales, educacionales y artísticos, la formulación y el flujo de políticas públicas y privadas de formación, información y comunicación.

 

Resumen ampliado - se orienta que presente: título de la producción artística (portugués, inglés y español); nombre del autor / a o colectivo (con ORCID de cada participante); institución; 3 a 5 palabras clave (portugués, inglés y español) y que no supere el límite máximo de 3 páginas incluyendo las referencias.

 

Dimensiones:

Los ensayos fotográficos deben totalizar un conjunto de 5 a 7 imágenes con una resolución de 300 dpi (cada una).

Los vídeos y las animaciones deben tener una duración máxima de 3 minutos.

Los documentales de cortometraje deben tener una duración máxima de 8 minutos.

Pinturas y dibujos deben presentar un conjunto de 2 a 5 imágenes con una resolución de 300 dpi (cada una).

Instalaciones (fotografías y / o vídeos de performances y demás producciones artísticas) deben tener una duración máxima de 3 minutos.

 

Criterios de evaluación sobre la producción artística

1. Narratividad (la producción artística logra contar una historia?, Presenta un hilo conductor?)

2. Argumento (la producción artística tiene un tratamiento adecuado en relación al argumento?, Muestra para qué vino?)

3. Innovación (la producción artística es innovadora y creativa en la forma de abordar el tema?)

4. Investigación (la producción artística demuestra que hubo una investigación para su elaboración?)

5. Estética (la producción artística consigue alinear contenido y forma adecuadamente al género presentado?)

6. Edición (la producción artística demuestra que hubo un trabajo de edición, post-producción?)

7. Explotación (la producción artística presenta una profundización del tema?)

8. Ética (la producción artística asume un compromiso ético con los personajes sociales?)

9. Punto de vista (la producción artística presenta un punto de vista y logra sostenerlo a lo largo de su duración o del conjunto de la obra?)

10. La banda sonora (cuando hay, la pista es adecuada a las imágenes y al tema?, Es capaz de ambientar a los personajes?)

 

[EN] Author Guidelines (Papers in English)

The papers, received only by our electronic system, will be submitted for examination and selection of the Advisory Council and peer review, since they fit in the journal description and comply with the guidelines bellow (template):

1. Papers must be original and unpublished in books and academic journals, and derive from research on communication, journalism and / or education.  We will not accept works consisted of mere opinion/reflexion, which do not present results and discussions originated by theoretical or empirical research. There will be also rejected bibliographical reviews which do not present a level of discussion or analysis that indeed constitute an original contribution to Communication, Journalism and / or Education.

2. The papers may be authored by PhDs or by PhDs in co-authorship with masters or graduate students or graduates or undergraduate  (as long as the first author has a PhD degree); book reviews can be authored by students in graduate programs, masters and PhDs.

3. Papers and book reviews may be written in Portuguese, French, Spanish or English, and are published in their original versions.

4. The paper must be sent to one of the six sections of the journal (articles; thematic dossier; essay; interview; free theme and  book reviews), solely through the electronic system, after author registration.

5. To ensure blind review of the paper, all author identification (names in the text and tags in the document properties) must be removed from the file. The author must provide full name, title, institution of origin and a brief biography of up to three lines in registration profile. Thus, the author should post two files - one identified and one without identification, both word format.

6. The texts must be submitted in Word format (.doc or .docx), up to 2 MB (if the file exceeds this limit, we recommend to attach images as supplementary files), top and bottom margins of 2.5 cm, left and right margins of 3 cm, Times New Roman font, size 12, spacing 1,5.

7. Articles must have minimum 35 thousand and maximum 60 thousand characters, including titles, abstracts, and; reviews should be at least two and up to three pages long. The references list shall not be longer than two pages. We will open exceptions in case the author analyzes newspaper or magazine pieces and these are listed with the references.

8. Fonts in capital letters are restricted to acronyms and references; bold highlights are only used in title and intertitles; footnotes must be in font body 9 and restricted to comments that are strictly necessary to the exposure development, not for quotations.

9. The images must contain full credit (author and source) and the authors are responsible for the permission to reproduce the images, while respecting national and international copyright (9610 Law and the Berne Convention of the World Intellectual Property Organization). Below each image, in the body of the text, its respective subtitle and credit must be included, preceded by the word "Figure", the serial number and colon. Example: Figure 2: Local Productive Arrangement. The use of tables must follow the same format.

10. Entries must be submitted in accordance with the following structure:

- Title, in upper and lower case, followed by its versions in Portuguese and Spanish (which the journal shall provide if the author is not fluent in these languages).

- Abstract from 5 to 10 lines, containing from 3 to 5 keywords, followed by its versions in Portuguese and Spanish. The keywords of each article should follow the format of the UNESCO Thesaurus, available for access here.

- Reviews must not contain abstract and keywords. After the title of the review (also translated to Portuguese and Spanish), which must be different from the title of the reviewed work, the work full reference must be included (Title. Author's first and surname. City: Publisher, year. Number of pages. ISBN).

- Body text: justified, paragraph indents of 1.25 cm (1st line). Intertitles (not numbered) must be preceded by a blank line. Citations up to three lines must be incorporated within the text, quoted and followed by the reference in parentheses (author, year and pages). Ex.: (PORTO JR., 2012, p. 102-3). Citations of more than three lines must be separated in a paragraph with a 4 cm indent, separated by blank lines before and after, single spaced, without quotation marks, followed by the reference exemplified above. Full references must be put in the end of the paper, as "References", single spaced, in alphabetical order and according to the following instructions:

 Books:

SURNAME, Name. Title. City: Publisher, year.

 For more than one author:

SURNAME, Name; SURNAME, Name. Title. City: Publisher, year.

Book chapters:

SURNAME, Name. Chapter title. In: LAST NAME, First Name (ed. or org.). Title. City: Publisher, year.

Academic papers:

SURNAME, Name. Paper title. Journal title, acronym of the institution, City, number, year.

Online papers:

SURNAME, Name. Article title. Journal title, acronym of the institution, number, year. Available at . Access: 21 feb. 2010 (example).

Newspaper articles:

SURNAME, Name. Title. Newspaper title, City, day month year, page.

 

Visuals section

[EN] It receives images and artistic productions in different formats (photographic essays, installations, paintings, drawings, animations, videos / documentaries of short film, etc.) related to the theme proposed in each edition of the magazine. Productions must communicate research processes (partial and / or final) that occur in the interfaces between Communication, Education and Arts. All artistic productions must accompany argumentative writing in the expanded abstract format that bases the work / research proposal. Each artistic production can address the sociocultural dimensions of the processes of production, delivery and reception of communication, construction and analysis of the meaning of journalism, society, education and the arts, focusing on contents as well as formal aspects, as well as its economic aspects , historical, social, educational and artistic, the formulation and flow of public and private training, information and communication policies.

 

Expanded summary - it is oriented to present: title of artistic production (Portuguese, English and Spanish); name of the author or collective (with ORCID of each participant); institution; 3 to 5 keywords (Portuguese, English and Spanish) and do not exceed the maximum limit of 3 pages including references.

 

Dimensions:

Photographic essays should total a set of 5 to 7 images with a resolution of 300 dpi (each).

Videos and animations should be no longer than 3 minutes.

Short film documentaries must have a maximum duration of 8 minutes.

Paintings and Drawings must have a set of 2 to 5 images with a resolution of 300 dpi (each).

Facilities (photographs and / or videos of performances and other artistic productions) must have a maximum duration of 3 minutes.

 

 

Evaluation criteria on artistic production

1. Narrativity (can artistic production tell a story ?; does it have a thread?)

2. Argument (does artistic production have an adequate treatment in relation to the argument ?; what does it show?)

3. Innovation (is artistic production innovative and creative in approaching the theme?)

4. Research (does artistic production show that there was a research for its elaboration?)

5. Aesthetics (can artistic production align content and shape appropriately to the genre presented?)

6. Editing (does artistic production show that there was an editing work, post-production?)

7. Exploration (does artistic production present a deepening of the theme?)

8. Ethics (does artistic production make an ethical commitment to social characters?)

9. Point of view (does artistic production present a point of view and can sustain it throughout its duration or the whole of the work?)

10. Soundtrack (if applicable, is the track suited to the images and theme, is it capable of setting the characters?)

 

[FR] Directives pour les auteurs

Les articles publiés et les références citées dans le magazine de l'Observatoire relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs. En soumettant un texte au Journal, l'auteur s'engage à identifier et créditer toutes les données, images et références. Il convient également de préciser que les documents présentés sont libres de droit d'auteur et que par conséquent, le magazine de l'Observatoire et ses éditeurs n'ont aucune responsabilité légale.

Articles reçus exclusivement par notre système électronique, sera soumis à l'examen et la sélection du comité de rédaction et d'examen par les pairs de tomber dans le Focus et le magazine Champ d'application et de se conformer aux critères et aux normes suivantes pour les soumissions (modèle):

1. Les articles doivent être originaux, non publiés dans des livres et des revues universitaires, et porter sur la recherche en communication, en journalisme et / ou en éducation. Nous n'accepterons pas des travaux d'une nature simplement opiniâtre / réflexive qui ne présentent pas de résultats et de discussions issus de recherches théoriques ou empiriques. De même, revue de la littérature des textes sera rejetée qui ne présentent pas le degré d'analyse / réflexion théorique qui constitue effectivement une contribution originale au domaine de la communication, du journalisme et / ou de l'éducation. Incluez aussi votre numéro ORCID (https://orcid.org/).

2. Les articles peuvent être faites par des médecins ou des médecins co-écrit avec les étudiants de doctorat, maîtres, professeurs, diplômés et étudiants de premier cycle (depuis le premier auteur est docteur); les commentaires peuvent être produits par les étudiants des programmes d'études de troisième cycle (master universitaire ou professionnel et doctorat), les maîtres et les médecins.

3. Les articles et les revues peuvent être rédigés en portugais, anglais, espagnol ou français, et leurs versions originales sont publiées.

4. Les travaux doivent être envoyés à l'un des six sections de la revue (articles, dossier thématique, test, interview, thème libre et examen), exclusivement par le système par l'enregistrement préalable de l'auteur.

5. Pour assurer une évaluation aveugle du travail, nous demandons que toute identification du droit d'auteur (noms dans le corps du texte et des marques d'auteur dans les propriétés du document) est retiré du dossier. L'auteur doit informer le nom complet, titre, institution d'origine et un résumé de la biographie de jusqu'à trois lignes sur votre profil dans le registre, ainsi que l'adresse de contact (nous suggérons indiquerons l'Université et / ou un lecteur). De cette façon, l'auteur doit poster deux fichiers - un identifié et un non identifié, les deux format de mot.

6. Le texte doit être soumis au format Word (.doc ou .docx de préférence), avec jusqu'à 2 Mo (si la taille du fichier briser cette limite, nous vous recommandons d'attacher des images sous forme de documents supplémentaires), les marges supérieure et inférieure de 2,5 cm et les marges gauche et droite de 3 cm, police Times New Roman, corps 12, interligne 1,5.

7. Les articles doivent avoir un minimum de 30 000 et un maximum de 60 000 caractères (avec espaces), y compris les titres, les résumés et les références; Les avis doivent avoir un minimum de deux et un maximum de trois pages. La longueur des références ne doit pas dépasser trois pages. Nous allons ouvrir des exceptions pour une utilisation de plus de trois pages aux cas où les journaux et les magazines sont utilisés comme l'analyse de corpus et ceux-ci apparaissent dans la liste de référence.

8. Les sources de liquidités élevées devraient être limitées à l'utilisation d'acronymes et de références bibliographiques; les faits saillants en gras ne peuvent être utilisés que dans les titres de titre et d'emploi; Les notes doivent être de taille 10 et de limiter strictement les commentaires nécessaires au développement de l'exposition, et non des citations.

9. Les images utilisées doivent contenir la totalité du crédit (auteur et source) et les auteurs doivent assumer la responsabilité de l'autorisation de reproduire les images, tout en respectant le droit d'auteur national et international (loi 9610 et la Convention de Berne de l'Organisation mondiale de la propriété intellectuelle). En dessous de chaque image dans le corps du travail, vous devez inclure leur légende respective et de crédit, précédé par le mot « figure », numéros de série et du côlon. Par exemple: Figure 2: Arrangement productif local. L'utilisation des tables doit suivre le même formatage (NBR 6021).

10. Les œuvres doivent être présentées selon la structure suivante, conformément à la norme ABNT (NBR 6022):

- Titre (langue de l'article), en majuscules et minuscules, suivi des versions en anglais et espagnol / français (ou portugais, lorsque l'article est dans une autre langue).

- Résumé de 5 à 10 lignes, contenant 3 à 5 mots-clés, suivi des versions anglaise et espagnole du résumé et des mots-clés. Les mots-clés de chaque article doivent suivre le format du Thésaurus de l'UNESCO, disponible ici.

- Les avis ne doivent pas contenir de résumé et de mots-clés. Après le titre de la revue (également traduit en espagnol et en anglais), qui devrait être différent du titre du travail examiné, une référence complète du travail doit être incluse. ).

- Corps du texte: justifié, avec indentation de paragraphe (1ère ligne) de 1,25 cm. Les titres (non numérotés) doivent être précédés d'une ligne vide. Les citations de trois lignes maximum devraient être incorporées dans le texte, entre guillemets, suivies de la référence (nom de l'auteur, année et pages) entre parenthèses, à la suite de NBR 10520 (ABNT). Ex: (PORTO JR., 2012, pp. 102-3). Les citations de plus de trois lignes doivent être mises en évidence à partir du paragraphe, avec une indentation de 4 cm et séparées par des lignes vides, avant et après la citation, avec un interligne simple, sans guillemets, suivi de la référence du travail dans le motif indiqué ci-dessus. Les références complètes ne doivent être présentées qu'à la fin de l'article, dans les «Références», selon la norme actuelle ABNT (NBR 6023) et la norme suivante, avec un seul interligne et un ordre alphabétique.

Pour le livre:

NOM, nom. Titre Ville: Éditeur, année.

Pour plus d'un auteur:

NOM, nom; NOM, nom. Titre Ville: Éditeur, année.

Pour le chapitre du livre:

NOM, nom. Titre du chapitre. Dans: NOM, Nom (édité ou org.). Titre Ville: Éditeur, année.

Pour l'article en périodique:

NOM, nom. Titre de l'article. Titre du périodique, acronyme de l'institution, Ville, nº, année.

Pour l'article dans le journal en ligne:

NOM, nom. Titre de l'article. Titre de la revue, acronyme de l'institution, no., Année. Disponible à. Consulté le: 21 fev. 2010 (exemple).

Pour les articles de journaux:

NOM, nom. Titre du rapport Nom du véhicule, ville, jour mois année. Notebook, page.

 

Section Visuals

[FR] Il reçoit des images et des productions artistiques sous différents formats (essais photographiques, installations, peintures, dessins, animations, vidéos / documentaires de courts métrages, etc.) liés au thème proposé dans chaque édition du magazine. Les productions doivent communiquer les processus de recherche (partiels et / ou finaux) qui se produisent dans les interfaces entre Communication, Education et Arts. Toutes les productions artistiques doivent accompagner l'écriture argumentative dans le format abstrait développé qui fonde le travail / proposition de recherche. Chaque production artistique peut aborder les dimensions socioculturelles des processus de production, livraison et réception de la communication, construction et analyse de la signification du journalisme, de la société, de l'éducation et des arts, en se concentrant sur les contenus et les aspects formels. historique, social, éducatif et artistique, la formulation et le flux des politiques publiques et privées de formation, d'information et de communication.

 

Résumé étendu - il est orienté à présenter: titre de production artistique (portugais, anglais et espagnol); nom de l'auteur ou collectif (avec ORCID de chaque participant); institution; 3 à 5 mots-clés (portugais, anglais et espagnol) et ne dépassent pas la limite maximale de 3 pages incluant les références.

 

Dimensions:

Les essais photographiques devraient totaliser un ensemble de 5 à 7 images avec une résolution de 300 dpi (chacune).

Les vidéos et les animations ne doivent pas durer plus de 3 minutes.

Les documentaires de courts métrages doivent avoir une durée maximale de 8 minutes.

Les peintures et les dessins doivent avoir un ensemble de 2 à 5 images avec une résolution de 300 dpi (chacune).

Les installations (photographies et / ou vidéos de spectacles et autres productions artistiques) doivent avoir une durée maximale de 3 minutes.

 

Critères d'évaluation de la production artistique

1. Narrativité (la production artistique peut-elle raconter une histoire?: A-t-elle un fil conducteur?)

2. Argument (la production artistique at-elle un traitement adéquat par rapport à l'argument?, Que montre-t-elle?)

3. Innovation (la production artistique est-elle innovante et créative dans l'approche du thème?)

4. Recherche (la production artistique montre-t-elle qu'il y a eu une recherche pour son élaboration?)

5. Esthétique (la production artistique peut-elle aligner le contenu et la forme de manière appropriée au genre présenté?)

6. Montage (la production artistique montre-t-elle qu'il y a eu un travail d'édition, de post-production?)

7. Exploration (la production artistique présente-t-elle un approfondissement du thème?)

8. Éthique (la production artistique fait-elle un engagement éthique envers les personnages sociaux?)

9. Point de vue (la production artistique présente-t-elle un point de vue et peut-elle le soutenir tout au long de sa durée ou de l'ensemble du travail?)

10. Bande sonore (si applicable, la piste est-elle adaptée aux images et au thème, est-elle capable de définir les personnages?)

Artigos / Articles / Artículos

[PT]

Recebe artigos que analisam as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo e da educação, focando conteúdos e também aspectos formais. Também recebe artigos que focam nos meios tradicionais e nas tecnologias emergentes, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais e educacionais; analisam a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação.

....................

[EN]

Receives articles that analyze the socio-cultural dimension of the processes of production, transmission and reception of communication, the construction and analysis  of significance in journalism and education, focusing on content and formal aspects as well. You also get articles that focus as well as its economic aspects, in the traditional media and in the emerging technologies; the articles analyze the shaping and the flow of public and private policies of training, information and communication.

 

....................

[ES]

Recibe artículos que analizan las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, transmisión y recepción de la comunicación, la construcción y análisis del sentido del periodismo y educación, centrándose en el contenido y también en los aspectos formales. Usted también consigue artículos que se centran en sus aspectos económicos, históricos, social y educativo  en los medios tradicionales y en las tecnologías emergentes; analizan la formación y el flujo de las políticas públicas y privadas de formacioón, información y comunicación. 

 

Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

[PT]

Recebe artigos que analisam as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo e da educação, focando conteúdos e também aspectos formais. Também recebe artigos que focam nos meios tradicionais e nas tecnologias emergentes, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais e educacionais; analisam a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação.

....................

[EN]

Receives articles that analyze the socio-cultural dimension of the processes of production, transmission and reception of communication, the construction and analysis  of significance in journalism and education, focusing on content and formal aspects as well. You also get articles that focus as well as its economic aspects, in the traditional media and in the emerging technologies; the articles analyze the shaping and the flow of public and private policies of training, information and communication.

....................

[ES]

Recibe artículos que analizan las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, transmisión y recepción de la comunicación, la construcción y análisis del sentido del periodismo y educación, centrándose en el contenido y también en los aspectos formales. Usted también consigue artículos que se centran en sus aspectos económicos, históricos, social y educativo  en los medios tradicionales y en las tecnologías emergentes; analizan la formación y el flujo de las políticas públicas y privadas de formacioón, información y comunicación. 

 

 

Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo     Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Ensaio / Essay / Ensayo

[PT]

Recebe ensaio que analisam as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo e da educação, focando conteúdos e também aspectos formais. Também recebe artigos que focam nos meios tradicionais e nas tecnologias emergentes, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais e educacionais; analisam a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação.

....................

[EN]

Receives essay that analyze the socio-cultural dimension of the processes of production, transmission and reception of communication, the construction and analysis  of significance in journalism and education, focusing on content and formal aspects as well. You also get articles that focus as well as its economic aspects, in the traditional media and in the emerging technologies; the articles analyze the shaping and the flow of public and private policies of training, information and communication.

....................

[ES]

Recibe ensayo que analizan las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, transmisión y recepción de la comunicación, la construcción y análisis del sentido del periodismo y educación, centrándose en el contenido y también en los aspectos formales. Usted también consigue artículos que se centran en sus aspectos económicos, históricos, social y educativo  en los medios tradicionales y en las tecnologías emergentes; analizan la formación y el flujo de las políticas públicas y privadas de formacioón, información y comunicación. 

 
Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Entrevista / Interview / Entrevista

[PT]

Recebe entrevistas que analisam as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo e da educação, focando conteúdos e também aspectos formais. Também recebe artigos que focam nos meios tradicionais e nas tecnologias emergentes, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais e educacionais; analisam a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação.

....................

[ES]

Receives interview that analyze the socio-cultural dimension of the processes of production, transmission and reception of communication, the construction and analysis  of significance in journalism and education, focusing on content and formal aspects as well. You also get articles that focus as well as its economic aspects, in the traditional media and in the emerging technologies; the articles analyze the shaping and the flow of public and private policies of training, information and communication.

....................

[ES]

Recibe entrevistas que analizan las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, transmisión y recepción de la comunicación, la construcción y análisis del sentido del periodismo y educación, centrándose en el contenido y también en los aspectos formales. Usted también consigue artículos que se centran en sus aspectos económicos, históricos, social y educativo  en los medios tradicionales y en las tecnologías emergentes; analizan la formación y el flujo de las políticas públicas y privadas de formacioón, información y comunicación. 

 

Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

Recebe artigos que analisam as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo e da educação, focando conteúdos e também aspectos formais. Também recebe artigos que focam nos meios tradicionais e nas tecnologias emergentes, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais e educacionais; analisam a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação.

....................

Receives articles that analyze the socio-cultural dimension of the processes of production, transmission and reception of communication, the construction and analysis  of significance in journalism and education, focusing on content and formal aspects as well. You also get articles that focus as well as its economic aspects, in the traditional media and in the emerging technologies; the articles analyze the shaping and the flow of public and private policies of training, information and communication.

 

....................

Recibe artículos que analizan las dimensiones socioculturales de los procesos de producción, transmisión y recepción de la comunicación, la construcción y análisis del sentido del periodismo y educación, centrándose en el contenido y también en los aspectos formales. Usted también consigue artículos que se centran en sus aspectos económicos, históricos, social y educativo  en los medios tradicionales y en las tecnologías emergentes; analizan la formación y el flujo de las políticas públicas y privadas de formacioón, información y comunicación. 

 
Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo     Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)    

Resenhas/ Book reviews / Revisiones

[PT]

Recebe resenhas, com apreciações e análises críticas, de livros e teses pertinentes à área da Comunicação, Jornalismo e Educação publicados nos últimos dois anos.

....................

[EN]

Receives reviews, with assessments and analysis, of books and theses that are relevant to the field of Communication, Journalism and Education and were published in the last two years.

....................

[ES]

Recibe revisiones, con comentarios y evaluaciones, de libros y tesis de interés para el área de Comunicación, Periodismo y Educación publicados en los últimos dos años.

Editores: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (UFT), João Nunes da Silva (UFT), Nelson Russo de Moraes (UNESP), Celestino Vaz Tomas Jone Joanguete (Universidade Eduardo     Mondlane, Moçambique), Elvira Gomes dos Reis (Universidade do Cabo Verde, Cabo Verde) e Luís António Martins Santos (Universidade do Minho, Portugal)

Visualidades

[PT] Recebe imagens e produções artísticas em diferentes formatos (ensaios fotográficos, instalações, pinturas, desenhos, animações, vídeos/documentários de curta metragem, etc.) relacionados ao tema proposto em cada edição da revista. As produções devem comunicar processos de pesquisas (parciais e/ou finais) que ocorram nas interfaces entre Comunicação, Educação e Artes. Todas as produções artísticas devem acompanhar escrita argumentativa no formato de resumo expandido que fundamente a proposta de trabalho/pesquisa. Cada produção artística poderá abordar as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido do jornalismo, da sociedade, da educação e das artes, focando conteúdos e também aspectos formais, assim como seus aspectos econômicos, históricos, sociais, educacionais e artísticos, a formulação e o fluxo de políticas públicas e privadas de formação, informação e comunicação. 

 

Resumo expandido - orienta-se que apresente: título da produção artística (português, inglês e espanhol); nome do/a autor/a ou coletivo (com ORCID de cada participante); instituição; 3 a 5 palavras-chave (português, inglês e espanhol) e que não ultrapasse o limite máximo de 3 laudas incluindo as referências.

 

Dimensões:

Ensaios fotográficos devem totalizar um conjunto de 5 a 7 imagens com resolução de 300 dpi (cada). 

Vídeos e animações devem ter duração máxima de 3 minutos. 

Documentários de curta metragem devem ter duração máxima de 8 minutos. 

Pinturas e Desenhos devem apresentar um conjunto de 2 a 5 imagens com resolução de 300 dpi (cada). 

Instalações (fotografias e/ou vídeos de performances e demais produções artísticas) devem ter duração máxima de 3 minutos. 

 

 

Critérios de avaliação sobre a produção artística

1. Narratividade (a produção artística consegue contar uma história?; apresenta um fio condutor?)

2. Argumento  (a produção artística tem um tratamento adequado em relação ao argumento?; mostra para que veio?)

3. Inovação (a produção artística é inovadora e criativa na forma de abordar o tema?)

4. Pesquisa (a produção artística demonstra que houve uma pesquisa para a sua elaboração?) 

5. Estética (a produção artística consegue alinhar conteúdo e forma adequadamente ao gênero apresentado?)

6. Edição (a produção artística demonstra que houve um trabalho de edição, pós-produção?)

7. Exploração (a produção artística apresenta um aprofundamento do tema?)

8. Ética (a produção artística assume um compromisso ético com os personagens sociais?)

9. Ponto de vista (a produção artística apresenta um ponto de vista e consegue sustentá-lo ao longo de sua duração ou do conjunto da obra?)

10. Trilha sonora (quando houver, a trilha é adequada às imagens e ao tema?; é capaz de ambientar os personagens?)

 

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.