PROMOTION OF MEDIA AND INFORMATION LITERACY IN THE EMERGING CONTEXT OF DISINFORMATION: PROPOSAL FOR ELEMENTARY EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a4enKeywords:
literacia da informação; educação para a mídia; literacia digital; currículo.Abstract
A literacia informacional é uma área que sempre se preocupou com a credibilidade da informação, e hoje tem ganhado cada vez mais relevância. Partindo deste contexto, o artigo apresenta pesquisas que buscam articular a literacia informacional à literacia midiática. Com o apoio de currículos emergentes, como o proposto pela Unesco, se apresentam abordagens pedagógicas para o Ensino Fundamental, no bojo das diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Mostra-se como é possível articular as habilidades mais comuns dos dois campos de literacia, e relacioná-los em trabalhos aplicados. A proposta pode ser um caminho para o desenvolvimento da autonomia frente ao ambiente de desinformação contemporâneo e o engajamento responsável na nova esfera digital, que exige a formação de leitores críticos e produtores éticos.
Downloads
References
AGÊNCIA FOLHAPRESS. Mortes por coronavírus passam de 31 mil no mundo. O Globo. São Paulo. 29 mar. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/mortes-por-coronavirus-passam-de-31-mil-no-mundo-24336548. Acesso em: 30 mar. 2020.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Report of the Presidential Committee on information literacy: Final Report. Chicago, 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Acesso em: 15 mar. 2014.
ARANHA, Carla. Fake news sobre coronavírus leva 44 pessoas à morte no Irã. Exame. São Paulo, 10 mar. 2020. Disponível em: https://exame.com/mundo/fake-news-sobre-coronavirus-leva-44-pessoas-a-morte-no-ira/. Acesso em: 14 mar. 2020.
BEHRENS, Shirley J. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College & Research Libraries, v. 55, n. 4, p. 309-323, 1994.
BORGES, Jussara; OLIVEIRA, Lídia. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. Observatorio (OBS*) Journal, Portugal, v. 5, n. 4, p.291-326, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ >. Acesso em: 12 jun. 2019.
BUCKINGHAM, David. Defining digital literacy: what do young people need to know about digital media? In C. Lankshear & M. Knobel (Eds.), Digital literacies. New York: Peter Lang, 2008.
______. The Media Education Manisfesto. Cambridge: Polity Press, 2019.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.).Introdução às fontes de infor mação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DARNTON, R. A verdadeira história das notícias falsas. El País, 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/28/cultura/1493389536_863123.html.
DELMAZO, Caroline e VALENTE, Jonas C.L.. Fake news en las redes sociales online: propagación y reacciones a la desinformación en la búsqueda por clics. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.32, pp.155-169. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2183-54622018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 29 de fevereiro de 2020.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p.23-35, 2003.
______. Em busca da pedagogia da emancipação na educação para a competência em informação sustentável. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v. 9, n. 1, p. 166-183, jul./dez. 2011.
ELMBORG, James. Critical information literacy: Definitions and challenges. In: WILKINSON, Carroll Wetzel; BRUCH, Courtney (orgs). Transforming information literacy programs: Intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012. Disponível em: http://ir.uiowa.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1013&context=slis_pubs. Acesso em 20 de julho de 2015
ESHET-ALKALAI, Yoram. Digital Literacy: A Conceptual Framework for Survival Skills in the Digital Era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, Chesapeake, EUA, v. 13, n.1, p. 93-107, jan. 2004.
FEDERACIÓN INTERNACIONAL DE ASOCIACIONES DE BIBLIOTECARIOS Y BIBLIOTECAS (IFLA). Recomendaciones de la Federación Internacional de Asociaciones de Bibliotecarios y Bibliotecas (IFLA) sobre Alfabetización Informacional y Mediática. 2011. Disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/media-info-lit-recommend-es.pdf. Acesso em: 03 maio 2015.
HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.
KLAYMAN, Joshua. Variedades de viés de confirmação. Elsevier: Psicologia da Aprendizagem e Motivação, Amsterdã, v. 32, n. 0, p.385-418, 0 Não é um mês valido! 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0079742108603151. Acesso em: 09 out. 2018.
KUHLTHAU, Carol C. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Tradução e adaptação de Bernadete Santos Campello et al. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LEE, A.Y.; SO, C.Y.K. Media Literacy and Information Literacy: Similarities and Differences. Comunicar: Media Education Research Journal, v. 21,n. 42, p. 137-145, 2015.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.
MATA, Marta Leandro da. A competência informacional de graduandos de Biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (unesp), Marília, 2009. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/mata_ml_me_mar.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2014.
NICKERSON, Raymond S. Confirmation Bias: A Ubiquitous Phenomenon in Many Guises. Review of General Psychology, v. 2 , n. 2, p 175–220, junho de 1998.
SALVADOR, Ângelo Domíngos. Métodos e Técnicas de pesquisa bibliográficas. Elaboração e relatório de estudos científicos. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina / Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE - Ijuí RS), 1973.
ROMANI, J. C. C. Strategies to promote the development of e-competencies in the next generation of professionals: european and international trends. In S. Publications (Ed.). Cardiff: Cardiff University, 2009.
SILVERMAN, Craig et al. Hyperpartisan Facebook Pages Are Publishing False And Misleading Information At An Alarming Rate. BuzzFeed News. Nova Iorque. 20 out. 2016. Disponível em: https://www.buzzfeednews.com/article/craigsilverman/partisan-fb-pages-analysis#.qgDeN7wJ2. Acesso em: 18 abr. 2018.
SPITZER, Kathleen L.; EISENBERG, Michael B.; LOWE, Carrie A. Information literacy: essential skills for the information age. New York: Syracuse University, Clearinghouse on Information & Technology, 1998.
TOMAÉL, Maria Inês et. al. Fontes de informação na internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2009.
ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p.1103-1122, set/dez.
ZURKOWSKI, Paul. G. Information services environment relationships and priorities. Washington D.C. : National Commission on Libraries, 1974.
WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, UFMT, 2013.
WINEBURG, Sam et al. Evaluating Information: the cornerstone of civic online reasoning. California, EUA: Stanford University, 2016. Disponível em: http://purl.stanford.edu/fv751yt5934. Acesso em: 20 maio 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.