VIOLENCE IN THE BASIC SCHOOL: a case study involving public and private networks in Palmas - TO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p794

Keywords:

Violência, Indisciplina, Bullying, Incivilidades, escola

Abstract

This article deals with violence in schools, which is a phenomenon that has long permeated Western society and has been the subject of several discussions and research. In this monograph a comparative study of two elementary schools in the State of Tocantins was elaborated: The Municipal School Estevão de Castro and the Baptist College of Palmas. The respondents of the research were the employees of these institutions who were consulted in order to conform the registered violence rates, and to relate types, groups involved, locations of major incidents in the school and the frequency with which they occur, as well as to understand the relations of the indices with the environment of each institution, which were contextualized based on the type of education offered, type of public attended and location. It was found that although there are many distinctions between schools, the rates of violence in every sense addressed are very similar. The main results were: that the groups most involved in both institutions are the students who practice the three main types of violence among themselves.

 

KEYWORDS: Education; School Violence; Students; Teachers; Incivilities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wesley Da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor de Pesquisa e Produção de Texto no Colégio Batista de Palmas. E-mail: wesley2s@hotmail.com.

Patricia Medina, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras, graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora adjunta IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins. E-mail: patriciamedina@uft.edu.br. 

References

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. UNESCO, 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf . Acesso em: 10 de Outubro de 2017.

ABRAMOVAY, Miriam. Violência nas escolas: o bê-a-bá da intolerância e discriminação. UNICEF, 2010. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_02.pdf. Acesso em: 04 de novembro de 2017.

ABRAMOVAY, Miriam. Programa de prevenção à violência nas escolas: violência nas escolas. FLASCO, 2015. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas.pdf. Acesso em: 11 de Novembro de 2017.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Estudos comparados em educação: novos enfoques teóricos metodológicos. UEM, Maringá, v. 36, n 1, p. 129-141, Jan, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/19012. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

COSTA, Polyana Andressa da Silva. Manifestações de violência no cotidiano escolar. PUCPR, Paraná, Nov, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6206_3586.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2013.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. INTERFACE, Porto Alegre, ano 4, nº 8, jul/dez 2002, p. 432-443. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16. Acesso em 10 de fevereiro de 2018.

FUKUI Lia. Estudo de caso de segurança nas escolas públicas estaduais de São Paulo. Cadernos de Pesquisa. Nº. 79, p.68-76. Nov. 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1019/1027. Acesso em: 05 de novembro de 2017.

GIORDANI, Jaqueline Portella; SEFFNER, Fernando; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública. Psicologia Escolar e Educacional: UFRGS, Porto Alegre, jan/abr 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n1/2175-3539-pee-21-01-00103.pdf. Acesso em: 11 de novembro de 2017.

MACHADO, Laêda Bezerra; SOARES, Michelle Beltrão. Violência contra o professor: sentidos compartilhados e práticas docentes frente ao fenômeno. ANPed, set a out, 2013, Goiás. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt20_3139_texto.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2017.

PRIOTTO, Elis Palma. Características da violência escolar envolvendo adolescentes. PUCPR, Paraná, 2006. Disponível em: http://www.pucpr.edu.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-002-TC.pdf. Acesso em: 03 de novembro de 2017.

PRIOTTO, Elis Palma. Violência escolar: um problema social, real e emergente. Revista Tempo da Ciência, volume 19, número 38, 2º semestre, Paraná, 2012. Disponível em: www.e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/download/9692/7097. Acesso em: 09 de novembro de 2017.

PRIOTTO, Elis Palma. Práticas educativas de prevenção da violência escolar. UNIOESTE, Paraná, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2113_1020.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

PRIOTTO, Elis Palma. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Revista diálogo educacional, Curitiba, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/3616. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

SOUZA, Miriam Rodrigues de. Violência nas escolas: causas e consequências. Caderno Discente do Instituto Superior de Educação, Ano 2, n. 2 – Aparecida de Goiânia – 2008. Disponível em: http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf. Acesso em: 14 de Novembro de 2017.

RISTUM, Marilena. Impacto da violência nas escolas: um diálogo com professores. SECADI, Fiocruz, 2011. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications/1449253008609.pdf. Acesso em: 14 de Novembro de 2017.

SANTOS, Helen. A violência presente nas relações entre alunos e Professores no contexto escolar: um estudo bibliográfico. UNISUL. Santa Catarina, 2016. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Helen.pdf. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2017.

Published

2018-10-08

How to Cite

SANTOS, Wesley Da Silva; MEDINA, Patricia. VIOLENCE IN THE BASIC SCHOOL: a case study involving public and private networks in Palmas - TO. Observatory Journal, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 794–825, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p794. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5154. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre