VIOLENCE IN THE BASIC SCHOOL: a case study involving public and private networks in Palmas - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p794Keywords:
Violência, Indisciplina, Bullying, Incivilidades, escolaAbstract
This article deals with violence in schools, which is a phenomenon that has long permeated Western society and has been the subject of several discussions and research. In this monograph a comparative study of two elementary schools in the State of Tocantins was elaborated: The Municipal School Estevão de Castro and the Baptist College of Palmas. The respondents of the research were the employees of these institutions who were consulted in order to conform the registered violence rates, and to relate types, groups involved, locations of major incidents in the school and the frequency with which they occur, as well as to understand the relations of the indices with the environment of each institution, which were contextualized based on the type of education offered, type of public attended and location. It was found that although there are many distinctions between schools, the rates of violence in every sense addressed are very similar. The main results were: that the groups most involved in both institutions are the students who practice the three main types of violence among themselves.
KEYWORDS: Education; School Violence; Students; Teachers; Incivilities.
Downloads
References
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. UNESCO, 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf . Acesso em: 10 de Outubro de 2017.
ABRAMOVAY, Miriam. Violência nas escolas: o bê-a-bá da intolerância e discriminação. UNICEF, 2010. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_02.pdf. Acesso em: 04 de novembro de 2017.
ABRAMOVAY, Miriam. Programa de prevenção à violência nas escolas: violência nas escolas. FLASCO, 2015. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas.pdf. Acesso em: 11 de Novembro de 2017.
CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Estudos comparados em educação: novos enfoques teóricos metodológicos. UEM, Maringá, v. 36, n 1, p. 129-141, Jan, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/19012. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
COSTA, Polyana Andressa da Silva. Manifestações de violência no cotidiano escolar. PUCPR, Paraná, Nov, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6206_3586.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2013.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. INTERFACE, Porto Alegre, ano 4, nº 8, jul/dez 2002, p. 432-443. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16. Acesso em 10 de fevereiro de 2018.
FUKUI Lia. Estudo de caso de segurança nas escolas públicas estaduais de São Paulo. Cadernos de Pesquisa. Nº. 79, p.68-76. Nov. 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1019/1027. Acesso em: 05 de novembro de 2017.
GIORDANI, Jaqueline Portella; SEFFNER, Fernando; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública. Psicologia Escolar e Educacional: UFRGS, Porto Alegre, jan/abr 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n1/2175-3539-pee-21-01-00103.pdf. Acesso em: 11 de novembro de 2017.
MACHADO, Laêda Bezerra; SOARES, Michelle Beltrão. Violência contra o professor: sentidos compartilhados e práticas docentes frente ao fenômeno. ANPed, set a out, 2013, Goiás. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt20_3139_texto.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2017.
PRIOTTO, Elis Palma. Características da violência escolar envolvendo adolescentes. PUCPR, Paraná, 2006. Disponível em: http://www.pucpr.edu.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-002-TC.pdf. Acesso em: 03 de novembro de 2017.
PRIOTTO, Elis Palma. Violência escolar: um problema social, real e emergente. Revista Tempo da Ciência, volume 19, número 38, 2º semestre, Paraná, 2012. Disponível em: www.e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/download/9692/7097. Acesso em: 09 de novembro de 2017.
PRIOTTO, Elis Palma. Práticas educativas de prevenção da violência escolar. UNIOESTE, Paraná, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2113_1020.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
PRIOTTO, Elis Palma. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Revista diálogo educacional, Curitiba, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/3616. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
SOUZA, Miriam Rodrigues de. Violência nas escolas: causas e consequências. Caderno Discente do Instituto Superior de Educação, Ano 2, n. 2 – Aparecida de Goiânia – 2008. Disponível em: http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf. Acesso em: 14 de Novembro de 2017.
RISTUM, Marilena. Impacto da violência nas escolas: um diálogo com professores. SECADI, Fiocruz, 2011. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications/1449253008609.pdf. Acesso em: 14 de Novembro de 2017.
SANTOS, Helen. A violência presente nas relações entre alunos e Professores no contexto escolar: um estudo bibliográfico. UNISUL. Santa Catarina, 2016. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Helen.pdf. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.