AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p243

Palavras-chave:

ambientes de aprendizagem; formação de professores; uso de tecnologias; pensamento crítico; integração das tecnologias.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos em formação docente e  estudantes do ensino secundário de escolas públicas de Cingapura e teve como principal objetivo investigar como os ambientes de aprendizagem, que integram  tecnologías, são utilizados neste nível de ensino. A investigação levantou questões consideradas desafiadoras nas práticas discentes e, para tanto, utilizou-se do questionário CMLES, desenvolvido por Maor e Fraser (2005), analisando as respostas de forma a compreender se o uso das tecnologias auxilia na criação de um ambiente de aprendizagem construtivista.  Em síntese, os resultados demonstraram que, na ótica dos alunos, comparada a dos profesores, é inferior das perspectivas criadas pelos docentes. Além disso, conseguiu-se evidenciar que nem sempre o uso das tecnologias leva o aluno ao desenvolvimento de um pensamento crítico. Assim, de acordo com as premissas de um ambiente de aprendizagem construtivista para que isso ocorra, o professor precisará refletir sobre os tipos de atividades aplicadas e como elas irão auxiliar no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Maria Bernardes Pasinato, Unicesumar

Doutora em Educação-Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui Bacharelado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Licenciatura em Pedagogia pela UCB. Pesquisadora da PUCSP e trabalhou como Educational Research Assistant no NIE (National Institute of Education) da NTU (Nanyang Technological University) em Cingapura.  E-mail: nara.pasinato@unicesumar.edu.br.

Noi Keng Koh, National Institute of Education da Nanyang University em Cingapura

Doutora em Educação pela Curtin University of Technology e professora no National Institute of Education de Cingapurara, que é um instituto da Nanyang Technological University . Defendendo a diversidade no ensino e na aprendizagem no único instituto do treinamento de professor, é a principal lider da educação financeira em Cingapura e desenvolve a formação de educação financeira e negócios em escolas de Cingapura desde seus dias  como especialista em currículo MOE (Ministry of Education). Usando pedagogias envolventes e um modelo que tem grande efeito multiplicador, ela posicionou o NIE na vanguarda do trabalho da Universidade nesta área. Ela foi a presidente do NIE Financial Literacy Hub para Professores desde que foi lançado em 31 de outubro de 2007 e é o Presidente da Associação de Educadores de Comércio (ACES) nos últimos 9 anos. Ela foi convidada para fazer parte do Conselho Consultivo do MDIS College e é consultora de várias organizações como LCCI, MYOB, NETS e Citi para programas de educação.

Publicado

2019-01-14

Como Citar

PASINATO, Nara Maria Bernardes; KOH, Noi Keng. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 243–275, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p243. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4747. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II