YOUNG JOURNALISTS AND THE CONSUMER IMMEDIATE INFORMATION ON SOCIAL NETWORKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p292

Keywords:

Young, consumers, Memory, digital age, journalists

Abstract

On one hand, this article aims to examine how young people consume Information, from news to entertainment, in the digital age and on the other, how students deal with the need to exercise journalism in times of crisis. And the professionals in early careers work with the concern regarding the consumer attention's span to achieve journalistic production in real time. Companies are rethinking their personnel training and finding new ways of acquiring news while universities are planning to change the course syllabus to attend the demand.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Magaly Parreira do Prado, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambas pela PUC-SP, e especialista em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero. Ministra aulas de Webjornalismo no curso de graduação em Jornalismo e no Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado, ambos da ESPM-SP. E-mail: magalyprado@espm.br

 

References

DESINVISIBLES. O impresso está se tornando ultrapassado e isso é fascinante. Disponível em: <http://desinvisibles.wordpress.com/2014/02/04/o-impresso-esta-se-tornando-ultrapassado-e-isso-e-fascinante/>. Acesso em 02 mar. 2015.

ESPM. Revista de Jornalismo. Nº 8, jan./fev./mar 2014.

FOLHA DE S. PAULO. O futuro dos jornais na era das multiplataformas. 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/03/1605508-debatedores-divergem-sobre-futuro-do-jornal.shtml>. Acesso em 20 mar. 2015.

HARDING, James. Futuro do jornalismo: crises e oportunidades. Traduzido por Celestino Vivian. 2015. Disponível em: <https://jornalismoliterarioblog.wordpress.com/2015/02/19/futuro-do-jornalismo-crises-e-oportunidades/>. Acesso em 22 fev. 2015.

HARDY, Quentin. Relatório prevê futuro "sombrio" para a internet. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/07/1488533-relatorio-preve-futuro-sombrio-para-a-internet.shtml>. Acesso em 12 dez. 2015.

MATOS, Sérgio. Os desafios das novas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo. in Observatório da Imprensa, 06 fev. 2014, replicando entrevista de 28 jan. 2014. <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed783_os_desafios_das_novas_diretrizes_do_curso_de_jornalismo>.

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC/GEN, 2011.

_______. Radiojornalismo na Cibercultura - Por uma nova experiência de rádio em tempos de redes sociais e hipermobilidade. 2012. Tese de doutorado. Comunicação e Semiótica. PUC-SP.

_______. Tendências da posição e atuação dos dirigentes da área editorial de empresas jornalísticas. 2015. Pesquisa realizada no Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da faculdade Cásper Líbero. No prelo.

ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de melo. Corpos significantes na metrópole discursiva: ensaio sobre fetichismo visual e ativismo juvenil. Revista Significação, 2012, ano 39, nº37, p. 131. Disponível em: <http://www.usp.br/significacao/pdf/37_rocha.pdf>.

SERVA, Leão. A desintegração dos jornais. São Paulo: Reflexão, 2015.

SPARKS AND HONEY. 20 jobs of future. <http://www.sparksandhoney.com/>. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/sparksandhoney/jobs-of-the-future-deck-v3-090413mf>. Acesso em 05 mar. 2015.

Published

2016-08-31

How to Cite

PRADO, Magaly Parreira do. YOUNG JOURNALISTS AND THE CONSUMER IMMEDIATE INFORMATION ON SOCIAL NETWORKS. Observatory Journal, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 292–307, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p292. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2129. Acesso em: 22 nov. 2024.