EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: lições aprendidas e compartilhadas

Autores

  • Elaine Jesus Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Denilda Caetano de Faria Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a16pt

Palavras-chave:

Educação online, Pandemia, Tecnologias Digitais, Formação de professores

Resumo

Em 2020, o mundo foi assolado por uma pandemia que exigiu o isolamento social das pessoas de todo o planeta para evitar o rápido contágio e a superlotação dos hospitais. No campo educacional, as aulas presenciais foram suspensas em mais de 150  países. Algumas instituições passaram a usar recursos tecnológicos para ofertar o ensino remoto. A pandemia evidenciou questões como o despreparo dos sistemas de educação e dos professores, desigualdades de acesso a internet e computador dos alunos, dentre outras. Considerando que as tecnologias já fazem parte do cotidiano das escolas há mais de 30 anos, nesse momento atípico há um estranhamento dos professores no seu uso improvisado com seus alunos.  Este artigo tem como objetivo refletir o que esta situação de pandemia nos ensinou sobre a educação online no Brasil e as perspectivas que podemos vislumbrar neste campo no cenário pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Elaine Jesus Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora e Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Braga PT. Pós-doutorado em
Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail: elainealves@uft.edu.br.

Denilda Caetano de Faria, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO, Administradora da Universidade Federal do Tocantins-UFT -  Professora da Faculdade Serra do Carmo - FASEC . E-mail: denilda@uft.edu.br.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

JESUS ALVES, Elaine; CAETANO DE FARIA, Denilda. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: lições aprendidas e compartilhadas. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a16pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a16pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9475. Acesso em: 21 nov. 2024.