EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: lições aprendidas e compartilhadas
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a16ptMots-clés :
Educação online, Pandemia, Tecnologias Digitais, Formação de professoresRésumé
Em 2020, o mundo foi assolado por uma pandemia que exigiu o isolamento social das pessoas de todo o planeta para evitar o rápido contágio e a superlotação dos hospitais. No campo educacional, as aulas presenciais foram suspensas em mais de 150 países. Algumas instituições passaram a usar recursos tecnológicos para ofertar o ensino remoto. A pandemia evidenciou questões como o despreparo dos sistemas de educação e dos professores, desigualdades de acesso a internet e computador dos alunos, dentre outras. Considerando que as tecnologias já fazem parte do cotidiano das escolas há mais de 30 anos, nesse momento atípico há um estranhamento dos professores no seu uso improvisado com seus alunos. Este artigo tem como objetivo refletir o que esta situação de pandemia nos ensinou sobre a educação online no Brasil e as perspectivas que podemos vislumbrar neste campo no cenário pós-pandemia.
Téléchargements
Références
ALVES, E. J. Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. Tese(Doutorado em Ciências da Educação) Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017
ALVES, E. J. Metodologias ativas no ensino superior: o uso da rede social EDUCATIVA Edmodo num programa de mestrado na Universidade Federal do Tocantins. In: ALVES, E.A. & PORTO JR. G. R (Orgs). Comunicação, tecnologias emergentes e práticas sociais: Discussões e experiências em diálogo com a sociedade. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2020.
ANDRADE, L. S. Formação de professores em nível médio na modalidade a distância : a experiência do Proformação. Tese de doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2009.
BACKES, L. As manifestações da autoria na formação do educador em espaços digitais virtual. Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 2, p. 71-85, 2012.
BASTOS, M. H. Do quadro-negro à lousa digital: A história de um dispositivo escolar. Cadernos de História da Educação, 4, ( jan./dez.) 2005, pp.133-141.
BARROWS, H. S. A Taxonomy of Problem-Based Learning methods. Medical Education, v.20, p. 481-486, 1986.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
CASTELLS, M. A obsolência da educação. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=eb0cNrE3I5g . 2014. Acesso em 23 de maio de 2020.
COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: M. E. ALMEIDA, P. DIAS, & B. SILVA, O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. São Paulo: Loyola, pp. 47-72, 2013.
COSTA, F; CRUZ, E; RODRIGUEZ, C. & VIANA, J. As TIC na Formação Inicial de Professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. Universidade de Lisboa, 2015.
ECO, Umberto. Obra aberta. Editora Perspectiva SA, 1962.
FAGUNDES, L.C. . Educação a distância em Ciência e tecnologia: o Projeto EducaDi/CNPq – 1997. Em Aberto ano 16, 1996, nº 20, abr./jun. pp. 134-140.
FARIA, Denilda Caetano de. Desafios e possibilidades da docência na EaD em Arraias e Gurupi da UFT/UAB, 2006-2016 .Tese (Doutorado em Educação). PUCGO, Goiânia, UF, 2017.
GIRAFFA, L. M. M. Ensino Superior em tempos de crise. [Trecho do I Ciclo de debates do Forgrad]. Fórum Nacional de Graduação, 2020. YouTube, 20 de maio de 2020, 27m13s.
GONÇALVES, H. C. Formação continuada de professores para o uso do ambiente virtual de aprendizagem no curso de pedagogia: a experiência do PARFOR/UEPA. (dissertação de mestrado). Belém: Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Pará - UEPA, 2014.
GUNAWARDENA, C. Social Presence Theory and Implications for Interactive and Collaborative Learning in Computer Conferences. International Journal of Educational Telecommunications, v. 1, n. 2/3, p. 147-166. 1995.
LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: MARTINS, C. D. et al. (Org.) Territórios recombinantes: arte e tecnologia – debates e laboratórios. São Paulo: Instituto Sérgio Motta, 2007. p.35-48.
LÉVY, P.. Cibercultura. Tradução de C. I. Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LLUNA, S., PEDREIRA, J. Org. Los nativos digitales no existen: Cómo educar a tus hijos para un mundo digital. Barcelona: Deusto, 2017.
LÉVY, P. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECOS, 9, 1998, pp. 37-49.
MILL, D. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
_____. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAN, J. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. In: VALENTE, J. A. MORAN, J. Educação a Distância: pontos e contrapontos. Rio de Janeiro: Summus, 2011.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. In: P. Dias, & A. J. Osório (Ed.). Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009. Universidade do Minho, Braga, Portugal..
PALLOF, R. M. PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudante online. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PEIXOTO, J. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos: uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira e Educação, Rio de Janeiro, v. 20. n. 61, p. 317-332, abr./jun. 2015.
PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2001.
SILVA, B. D. A tecnologia é uma estratégia. Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Nonio, pp. 839-859.
SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Quartet, 2000.
SOUZA, H.G. Informática na educação e ensino de informática: algumas questıes. Em Aberto, ano II, no 17, jun. 1983, pp. 1-8.
STAKER, H.; HORN, M. B. Classifying K–12 blended learning. Mountain View, CA: Innosight Institute, Inc. 2012. Disponível em: http://www.christenseninstitute.org/ wp-content/uploads/2013/04/Classifying-K-12-blended-learning.pdf . Acesso em: 15 abr. 2020
VALENTE, J.A. (Ed.). Computadores na Sociedade do Conhecimento. Campinas: NIED – UNICAMP, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.