EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA IDOSOS: um relato de experiência do projeto UMANIZANDO em tempos de COVID-19

Autores/as

  • Luiz Sinesio Silva Neto Universidade da Maturidade Curso de Medicina
  • Eduardo Sera
  • Claudio Avelino dos Santos
  • Deuzivania Carlos de Oliveira
  • Neila Barbosa Osório UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a13pt

Palabras clave:

idosos; educação em saúde; isolamento social; COVID-19; promoção de saúde.

Resumen

Esse trabalho objetiva relatar as ações multidisciplinares de educação em saúde para os idosos do projeto UMAnizando em tempo de COVID-19. O projeto  propõe linhas de atuação de educação em saúde desenvolvidas por meio de uma abordagem dialógico-reflexiva entre colaboradores e idosos, considerando a realidade local dos mesmos, por isso, utiliza ampla variedade de tecnologias/práticas educativas comprovadamente eficazes e monitora constantemente as ações do projeto.  As estratégias de educação em saúde do projeto podem servir como modelo para outras realidades, nesse contexto desafiador de promover saúde para os idosos em período de pandemia de COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSEN, Kristian G. et al. The proximal origin of SARS-CoV-2. Nature medicine, v. 26, n. 4, p. 450-452, 2020.

DE MOURA SÁ, Guilherme Guarino et al. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Revista latino-americana de enfermagem, v. 27, 2019.

EMMI, Danielle Tupinambá; BARROSO, Regina Fátima Feio. Avaliação das ações de saúde bucal no Programa Saúde da Família no distrito de Mosqueiro, Pará. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 1, p. 35-41, 2008.

JÚNIOR, Edivan Oliveira Cavalcanti et al. RELAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE SOBRE A FRAGILIDADE EM IDOSOS. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 76-87, 2019.

LANCET, The. COVID-19: too little, too late? Lancet (London, England), v. 395, n. 10226, p. 755, 2020.

LLOYD-SHERLOCK, Peter G. et al. WHO must prioritise the needs of older people in its response to the covid-19 pandemic. BMJ, v. 368, 2020.

MALLMANN, Danielli Gavião et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 1763-1772, 2015.

MENDONÇA, Francielle Toniolo Nicodemos Furtado de et al. Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. 792-799, 2017.

MILLS, John P.; KAYE, Keith S.; MODY, Lona. COVID-19 in older adults: clinical, psychosocial, and public health considerations. JCI insight, 2020.

PATROCINIO, Wanda Pereira; PEREIRA, Beltrina da Purificação da Côrte. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 375-394, ago. 2013.

RODRIGUES, Letícia Hellen Pereira et al. MULTIMORBIDADE EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UMA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 98-108, 2019.

SEABRA, Cícera Amanda Mota et al. Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, n. 4, 2019.

SOUSA, Leilane Barbosa de et al. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev. enferm. UERJ, p. 55-60, 2010.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

SILVA NETO, Luiz Sinesio; SERA, Eduardo; AVELINO DOS SANTOS, Claudio; CARLOS DE OLIVEIRA, Deuzivania; BARBOSA OSÓRIO, Neila. EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA IDOSOS: um relato de experiência do projeto UMANIZANDO em tempos de COVID-19 . Observatorio Magazine, [S. l.], v. 6, n. 3, p. a13pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a13pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9302. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a