PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM ACADÊMICOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES E INFRAESTRUTURA DO CAMPUS

Autores

  • Elizabeth Aparecida Corrêa Menezes Universidade Federal do Tocantins
  • Kleber Abreu Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Kelly Cristina Dos Santos Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p426

Palavras-chave:

Acadêmicos, Satisfação, Ensino, CPA, Avaliação do ensino superior

Resumo

Conhecer a expectativa do acadêmico em relação a sua instituição de ensino é fundamental para a edificar uma educação superior sólida. O presente artigo avaliou o nível de satisfação dos acadêmicos do curso de Tecnologia em Logística da Universidade Federal do Tocantins; e também, busca analisar elementos ligados a satisfação dos discentes quanto à organização institucional, o corpo docente e a infraestrutura física. Quanto à natureza da pesquisa, este trabalho recorreu à pesquisa de campo e bibliográfica, em forma quali-quantitativa. Quanto aos resultados desse estudo foi comprovado que os acadêmicos demonstraram satisfação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Acadêmicos; Satisfação; Ensino.

 

 

ABSTRACT

Knowing the expectation of logic in relation to your institution of education is fundamental for a continuous higher education. The present article evaluated the level of academic satisfaction of the Logistics Technology course at the Federal University of Tocantins; and also the search for elements aimed at students' satisfaction regarding the institutional organization, the faculty and the physical infrastructure. About the research, this work is a field research and bibliographical, in qualitative-quantitative form. As for the results of the study it was proved that the students showed satisfaction.

 

KEYWORDS: Academics; Satisfaction; Teaching

 

RESUMEN

Conocer la expectativa del b lógico en relación a su institución de enseñanza es fundamental para una educación superior continua. El presente artículo evaluó el nivel de satisfacción de los académicos del curso de Tecnología en Logística de la Universidad Federal de Tocantins; y, también, la búsqueda de elementos orientados hacia la satisfacción de los discentes en cuanto a la organización institucional, el cuerpo docente y la infraestructura física. Sobre la investigación, este trabajo es una investigación de campo y bibliográfica, en forma cual-cuantitativa. En cuanto a los resultados del estudio se comprobó que los académicos demostraron satisfacción.

 

PALABRAS CLAVE: académicos; la satisfacción; Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Aparecida Corrêa Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Administração de Empresas pela Mackenzi. Mestre em Administração de Empresas pela UNB. Graduada em Administração. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: elisabeth@uft.edu.br

Kleber Abreu Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Pos Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNIOESTE. Doutor em Gestão da Inovação pela UFAM. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Graduado em Administração de Empresas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: kleberabreu@uft.edu.br

Kelly Cristina Dos Santos Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em tecnología em Logística pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail: kellcris@uft.edu.br

Referências

CHICKERING, A. W. e GAMSON, Z. F. Applying the serven principles for good practice in undergraduate education. São Francisco: Jossey Brass, 1991. New Directions for Teaching and Learning, n° 4

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa e interdisciplinaridade no ensino superior: uma experiência no curso de turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

FONTENOT, G.; HENKE, L.; CARSON, K. Take action on customer satisfaction. Quality Progress, v.38, n. 7, p. 40-47, 2005.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

KOTLER. Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de Marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall,2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998.

LAS CASAS, A. L. Excelência em atendimento ao cliente: atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.

_________. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEMKE, Ana Paula. Solução computacional para um sistema de avaliação da qualidade dos serviços em IES, baseado nos parâmetros do pqsp. 2005. 94 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Programa de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. Disponível em: < http://www.ufpel.edu.br/prg/sisbi/bibct/acervo/info/2005/mono_ana_paula_lemke.pdf>

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MELO A.; URBANETZ, S. Fundamentos de Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.

MOREIRA. Daniel. A. Didática do Ensino Superior Técnicas e Tendências. São Paulo. Ed. Pioneira, 2000.

NEVES, Adriane Bayerl; RAMOS, Cleber Fagundes. A imagem das instituições de ensino superior e qualidade do ensino de graduação: a percepção dos acadêmicos do curso de administração. In: ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 12, São Paulo, 2001. São Paulo: ENANGRAD, 2001.

PILLI, Luis. Modelagem da importância dos atributos de produtos e serviços em estudos desatisfação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA, 1., 2004, São Paulo. Anais.São Paulo: [S.l.], 2004.

Portal Education College. Disponível em: http://pt.educationcollege.info/continuing-education/other-continuing - education/1009070146.html Acesso em 28/05/2016.

Portal Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Disponível em: http://www.sopsp.org.br/index.php/a-importancia-da-relacao-professor-x-aluno.Acesso em 28/05/2016.

Portal Palácio do Planalto Presidência da Republica do Brasil disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm acesso em: 26/05/2016.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROLIM, Rafael Campos, et al. Satisfação com o curso de graduação: um estudo junto aos estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras. In: ENCONTRO DA ANPAD, XXXI, Rio de Janeiro, 2007. Rio de Janeiro: EnANPAD, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Comissão Permanente de Avaliação. Retrospectiva da Avaliação da UFAM. Disponível em: http://www.cpa.ufam.edu.br/projeto-de-avaliacao/12-retrospectiva-da-avaliacao-da-ufam.html . Acesso em: 21 mar. 2016.

WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. Identificando Oportunidades de Melhoria em um Curso Superior. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 29, 2005,Salvador. Anais … Brasília: ANPAD, 2005.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

MENEZES, Elizabeth Aparecida Corrêa; SOUSA, Kleber Abreu; LIMA, Kelly Cristina Dos Santos. PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM ACADÊMICOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES E INFRAESTRUTURA DO CAMPUS. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 426–453, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p426. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8227. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II