PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM ACADÊMICOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES E INFRAESTRUTURA DO CAMPUS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p426Palabras clave:
Acadêmicos, Satisfação, Ensino, CPA, Avaliação do ensino superiorResumen
Conhecer a expectativa do acadêmico em relação a sua instituição de ensino é fundamental para a edificar uma educação superior sólida. O presente artigo avaliou o nível de satisfação dos acadêmicos do curso de Tecnologia em Logística da Universidade Federal do Tocantins; e também, busca analisar elementos ligados a satisfação dos discentes quanto à organização institucional, o corpo docente e a infraestrutura física. Quanto à natureza da pesquisa, este trabalho recorreu à pesquisa de campo e bibliográfica, em forma quali-quantitativa. Quanto aos resultados desse estudo foi comprovado que os acadêmicos demonstraram satisfação.
PALAVRAS-CHAVE: Acadêmicos; Satisfação; Ensino.
ABSTRACT
Knowing the expectation of logic in relation to your institution of education is fundamental for a continuous higher education. The present article evaluated the level of academic satisfaction of the Logistics Technology course at the Federal University of Tocantins; and also the search for elements aimed at students' satisfaction regarding the institutional organization, the faculty and the physical infrastructure. About the research, this work is a field research and bibliographical, in qualitative-quantitative form. As for the results of the study it was proved that the students showed satisfaction.
KEYWORDS: Academics; Satisfaction; Teaching
RESUMEN
Conocer la expectativa del b lógico en relación a su institución de enseñanza es fundamental para una educación superior continua. El presente artículo evaluó el nivel de satisfacción de los académicos del curso de Tecnología en Logística de la Universidad Federal de Tocantins; y, también, la búsqueda de elementos orientados hacia la satisfacción de los discentes en cuanto a la organización institucional, el cuerpo docente y la infraestructura física. Sobre la investigación, este trabajo es una investigación de campo y bibliográfica, en forma cual-cuantitativa. En cuanto a los resultados del estudio se comprobó que los académicos demostraron satisfacción.
PALABRAS CLAVE: académicos; la satisfacción; Educación.
Descargas
Citas
CHICKERING, A. W. e GAMSON, Z. F. Applying the serven principles for good practice in undergraduate education. São Francisco: Jossey Brass, 1991. New Directions for Teaching and Learning, n° 4
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa e interdisciplinaridade no ensino superior: uma experiência no curso de turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
FONTENOT, G.; HENKE, L.; CARSON, K. Take action on customer satisfaction. Quality Progress, v.38, n. 7, p. 40-47, 2005.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
KOTLER. Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de Marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall,2003.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998.
LAS CASAS, A. L. Excelência em atendimento ao cliente: atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.
_________. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEMKE, Ana Paula. Solução computacional para um sistema de avaliação da qualidade dos serviços em IES, baseado nos parâmetros do pqsp. 2005. 94 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Programa de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. Disponível em: < http://www.ufpel.edu.br/prg/sisbi/bibct/acervo/info/2005/mono_ana_paula_lemke.pdf>
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MELO A.; URBANETZ, S. Fundamentos de Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.
MOREIRA. Daniel. A. Didática do Ensino Superior Técnicas e Tendências. São Paulo. Ed. Pioneira, 2000.
NEVES, Adriane Bayerl; RAMOS, Cleber Fagundes. A imagem das instituições de ensino superior e qualidade do ensino de graduação: a percepção dos acadêmicos do curso de administração. In: ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 12, São Paulo, 2001. São Paulo: ENANGRAD, 2001.
PILLI, Luis. Modelagem da importância dos atributos de produtos e serviços em estudos desatisfação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA, 1., 2004, São Paulo. Anais.São Paulo: [S.l.], 2004.
Portal Education College. Disponível em: http://pt.educationcollege.info/continuing-education/other-continuing - education/1009070146.html Acesso em 28/05/2016.
Portal Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Disponível em: http://www.sopsp.org.br/index.php/a-importancia-da-relacao-professor-x-aluno.Acesso em 28/05/2016.
Portal Palácio do Planalto Presidência da Republica do Brasil disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm acesso em: 26/05/2016.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ROLIM, Rafael Campos, et al. Satisfação com o curso de graduação: um estudo junto aos estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras. In: ENCONTRO DA ANPAD, XXXI, Rio de Janeiro, 2007. Rio de Janeiro: EnANPAD, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Comissão Permanente de Avaliação. Retrospectiva da Avaliação da UFAM. Disponível em: http://www.cpa.ufam.edu.br/projeto-de-avaliacao/12-retrospectiva-da-avaliacao-da-ufam.html . Acesso em: 21 mar. 2016.
WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. Identificando Oportunidades de Melhoria em um Curso Superior. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 29, 2005,Salvador. Anais … Brasília: ANPAD, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.