SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p188Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Tecnologias da informação e da comunicação, Prática docente, Formação docenteResumo
O presente estudo tem o propósito verificar a adesão dos docentes e os entraves na utilização das TIC no processo ensino e aprendizagem numa IES privada, contribuindo para a criação de novas práticas pedagógicas ou de uma ciberpedagogia confrontando com o moduz operandi na docência. A pesquisa utilizou-se de reuniões de grupos e aplicação de questionário para professores dos cursos de Administração, Biomedicina, Contábeis, Direito, Enfermagem, Serviço Social e Zootecnia. Os dados foram interpretados por meio do círculo hermenêutico dialético (CHD). Os sentidos extraídos das falas dos docentes apontam como resultados preliminares que a TIC estimula o estudo, otimiza tempo e trabalho, favorece a autonomia do estudante e a responsabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação; Prática docente; Formação docente.
ABSTRACT
The present study has the purpose of verifying the adherence of teachers and the obstacles to the use of ICT in the teaching and learning process in a private HEI, contributing to the creation of new pedagogical practices or a cyberpedagogy confronting the moduz operandi in teaching. The research used group meetings and questionnaire application for teachers of the courses of Administration, Biomedicine, Accounting, Law, Nursing, Social Service and Zootechnics. The data were interpreted through the dialectical hermeneutic circle (CHD). The senses extracted from the teachers' statements point as preliminary results that ICT stimulates the study, optimizes time and work, favors student autonomy and responsibility.
KEYWORDS: Teaching and learning; Information and communication Technologies; Teaching practice; Teacher training.
RESUMEN
El presente estudio tiene el propósito de verificar la adhesión de los docentes y los obstáculos a la utilización de las TIC en el proceso de enseñanza y aprendizaje en una IES privada, contribuyendo a la creación de nuevas prácticas pedagógicas o de una ciberpedagogía confrontando con el modesto operandi en la docencia. La investigación utilizó reuniones de grupos y aplicación de cuestionario para profesores de los cursos de Administración, Biomedicina, Contable, Derecho, Enfermería, Servicio Social y Zootecnia. Los datos fueron interpretados por medio del círculo hermenéutico dialéctico (CHD). Los sentidos extraídos de las palabras de los docentes apuntan como resultados preliminares que la TIC estimula el estudio, optimiza tiempo y trabajo, favorece la autonomía del estudiante y la responsabilidad.
PALABRAS CLAVE: Enseñanza y aprendizagem; Tecnologías de la información y la comunicación; Pratica docente; Formación docente.
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