SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará

Autores

  • Francisco Evangelista Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Karina Donizete Martins FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
  • Maria Fernanda Calil Angelini FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
  • Maria Josilene Fontinele Rocha FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p188

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Tecnologias da informação e da comunicação, Prática docente, Formação docente

Resumo

O presente estudo tem o propósito verificar a adesão dos docentes e os entraves na utilização das TIC no processo ensino e aprendizagem numa IES privada, contribuindo para a criação de novas práticas pedagógicas ou de uma ciberpedagogia confrontando com o moduz operandi na docência. A pesquisa utilizou-se de reuniões de grupos e aplicação de questionário para professores dos cursos de Administração, Biomedicina, Contábeis, Direito, Enfermagem, Serviço Social e Zootecnia. Os dados foram interpretados por meio do círculo hermenêutico dialético (CHD). Os sentidos extraídos das falas dos docentes apontam como resultados preliminares que a TIC estimula o estudo, otimiza tempo e trabalho, favorece a autonomia do estudante e a responsabilidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação; Prática docente; Formação docente.

 

 

ABSTRACT

The present study has the purpose of verifying the adherence of teachers and the obstacles to the use of ICT in the teaching and learning process in a private HEI, contributing to the creation of new pedagogical practices or a cyberpedagogy confronting the moduz operandi in teaching. The research used group meetings and questionnaire application for teachers of the courses of Administration, Biomedicine, Accounting, Law, Nursing, Social Service and Zootechnics. The data were interpreted through the dialectical hermeneutic circle (CHD). The senses extracted from the teachers' statements point as preliminary results that ICT stimulates the study, optimizes time and work, favors student autonomy and responsibility.

 

KEYWORDS: Teaching and learning; Information and communication Technologies; Teaching practice; Teacher training.

 

 

RESUMEN

El presente estudio tiene el propósito de verificar la adhesión de los docentes y los obstáculos a la utilización de las TIC en el proceso de enseñanza y aprendizaje en una IES privada, contribuyendo a la creación de nuevas prácticas pedagógicas o de una ciberpedagogía confrontando con el modesto operandi en la docencia. La investigación utilizó reuniones de grupos y aplicación de cuestionario para profesores de los cursos de Administración, Biomedicina, Contable, Derecho, Enfermería, Servicio Social y Zootecnia. Los datos fueron interpretados por medio del círculo hermenéutico dialéctico (CHD). Los sentidos extraídos de las palabras de los docentes apuntan como resultados preliminares que la TIC estimula el estudio, optimiza tiempo y trabajo, favorece la autonomía del estudiante y la responsabilidad.

 

PALABRAS CLAVE: Enseñanza y aprendizagem; Tecnologías de la información y la comunicación; Pratica docente; Formación docente.

 

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Biografia do Autor

Francisco Evangelista, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutor e mestre em educação. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo no Campus de Americana e do Curso de Especialização em Pedagogia Social no Campus São José/Campinas. Site Pessoal: www.ensinarfilosofia.com.br. E-mail: professorfranciscoevangelista@uol.com.br.

Karina Donizete Martins , FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Mestra em Educação. Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao discente da FESAR. Professora nos cursos de Graduação e Pós Graduação pela FESAR. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres humanos (CEP) do Sul do Pará. E-mail: profkarinamartins@gmail.com, https://orcid.org/0000-0001-8881-000.

Maria Fernanda Calil Angelini, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Mestra em ciência e tecnologia de alimentos. Coordenadora Pedagógica da FESAR. Professora nos cursos de graduação e pós graduação pela FESAR Membro do Comitê de Ética em Seres Humanos na região do Sul do Pará. E-mail: assessoriapedagogica@fesar.com.br

Maria Josilene Fontinele Rocha, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Mestra em Meio Ambiente. Diretora acadêmica da FESAR. Membro do Comitê de Ética em Seres Humanos na região do Sul do Pará. E-mail: direitoria@fesar.com.br, 

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

EVANGELISTA, Francisco; MARTINS , Karina Donizete; ANGELINI, Maria Fernanda Calil; ROCHA, Maria Josilene Fontinele. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 188–208, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p188. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8219. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático