SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p188Palabras clave:
Ensino e aprendizagem, Tecnologias da informação e da comunicação, Prática docente, Formação docenteResumen
O presente estudo tem o propósito verificar a adesão dos docentes e os entraves na utilização das TIC no processo ensino e aprendizagem numa IES privada, contribuindo para a criação de novas práticas pedagógicas ou de uma ciberpedagogia confrontando com o moduz operandi na docência. A pesquisa utilizou-se de reuniões de grupos e aplicação de questionário para professores dos cursos de Administração, Biomedicina, Contábeis, Direito, Enfermagem, Serviço Social e Zootecnia. Os dados foram interpretados por meio do círculo hermenêutico dialético (CHD). Os sentidos extraídos das falas dos docentes apontam como resultados preliminares que a TIC estimula o estudo, otimiza tempo e trabalho, favorece a autonomia do estudante e a responsabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação; Prática docente; Formação docente.
ABSTRACT
The present study has the purpose of verifying the adherence of teachers and the obstacles to the use of ICT in the teaching and learning process in a private HEI, contributing to the creation of new pedagogical practices or a cyberpedagogy confronting the moduz operandi in teaching. The research used group meetings and questionnaire application for teachers of the courses of Administration, Biomedicine, Accounting, Law, Nursing, Social Service and Zootechnics. The data were interpreted through the dialectical hermeneutic circle (CHD). The senses extracted from the teachers' statements point as preliminary results that ICT stimulates the study, optimizes time and work, favors student autonomy and responsibility.
KEYWORDS: Teaching and learning; Information and communication Technologies; Teaching practice; Teacher training.
RESUMEN
El presente estudio tiene el propósito de verificar la adhesión de los docentes y los obstáculos a la utilización de las TIC en el proceso de enseñanza y aprendizaje en una IES privada, contribuyendo a la creación de nuevas prácticas pedagógicas o de una ciberpedagogía confrontando con el modesto operandi en la docencia. La investigación utilizó reuniones de grupos y aplicación de cuestionario para profesores de los cursos de Administración, Biomedicina, Contable, Derecho, Enfermería, Servicio Social y Zootecnia. Los datos fueron interpretados por medio del círculo hermenéutico dialéctico (CHD). Los sentidos extraídos de las palabras de los docentes apuntan como resultados preliminares que la TIC estimula el estudio, optimiza tiempo y trabajo, favorece la autonomía del estudiante y la responsabilidad.
PALABRAS CLAVE: Enseñanza y aprendizagem; Tecnologías de la información y la comunicación; Pratica docente; Formación docente.
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em Aberto, n. 61, p. 60-78, 1994.
AUDY, Jorge. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, 31 (90), 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ea/v31n90/0103-4014-ea-31-90-0075.pdf>. Acesso em: 15 set. 2018.
CARR, Nicolas G. A Geração Superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução Mônica Gagliotti F. Friaça. Rio de Janeiro: Agita, 2011.
COSTA, Lucineide Alves; SILVA, Maria Aparecida; BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS DO ENSINO A DISTÂNCIA: desvelando a resistência docente. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107>. Acesso em: 12 set. 2018.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2020. Redenção, 2015.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FREIRE, P. & SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES, Nadia G., GONÇALVES, Sandro A. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petropolis, RJ: Ed. Vozes, 2010.
HIRO, Cássio Diniz. Educação, trabalho e proletarização: o professor enquanto trabalhador docente. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 117, p. 73-80, mai., 2013. Disponível em:< http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/arTICle/view/19861/11104> Acesso em: 17 set. 2018.
KOZAK, Débora. Innovación pedagógica em la educación superior y nuevas tecnologias: entre hacer “mas de lo mismo” o inovar de verdade. Ed. Siglo XXI, Buenos Aires, 2004.
LEITE, W. S. S.; RIBEIRO, C. A. N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, Javeriana, Colombia, v. 5, n. 10, p.173-187, 2012.
LEVY, Pierre. “O que é o Virtual?” Editora 34. São Paulo, 1996.
______. As tecnologias da Inteligência : O futuro do pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.
______. A inteligência coletiva. Trad. L. P. Rouanet. São Paulo, SP: Loyola, 1998.
______. Cibercultura. Trad. C. A. Costa. São Paulo, SP: Ed. 39, 1999.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman,2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1996.
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. (Org.). Pesquisa, formação e docência: processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente em diálogo. Cuiabá: Editora Sustentável, 2017.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 2ª ed., Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 1998.
PAPERT, Seymour. Education for the knowledge society: a Russia-oriented perspective on technology and school. IITE Newsletter. UNESCO, No . 1, janeiro-março 2001.
PETERS, Otto. A educação a distância em transição. Tendências e Desafios. São Leopoldo, RS, Brasil. EDITORA UNISINOS, 2003 a.
PEREIRA, Teresa Avalos et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 40, n. 1, p. 59-66, Mar. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100059&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada, 2007. Disponível em: http://www.ensino. eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf> Acesso em: 10 de set. 2018.
PONTE, João Pedro. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90, 2000. Disponível em:< http://www.rieoei. org/rie24a03.htm> Acesso em: 4 set. 2018
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio, Revista Pedagógica, 8 (31), 2004.
RAMAL, Andrea Cecília. ducação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
SACRISTAN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SANTOS, E. F. G. ; CRUZ, D. M.; PAZZETTO, V. T. . Ambiente Educacional rico em tecnologia: a busca do sentido. In: VIII Congresso de Educação a Distância da ABED, 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/634/2005/11/ambiente_educacional_rico_em_tecnologia_a_busca_do_sentido_> Acesso em: 09 set. 2018.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: A. NÓVOA (ed.). Os professores e sua formação (p. 77-91). Lisboa, Pt: Publicações Dom Quixote, 1997.
TOURIÑAN, José Manuel. Compartir el mismo espacio y tiempo virtual: una
propuesta. Revista de Educación. pp. 332, 213-231; 2003. Disponível em: <http://www.doredin.mec.es/documentos/008200430081.> Acesso em: 10 de set. de 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.