RITUAIS ANTICRISES: como as organizações se preparam para situações adversas de imagem
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p926Palavras-chave:
relações públicas; crise; comunicação; opinião pública; reputaçãoResumo
O artigo descreve os rituais e as estratégias de relações públicas utilizadas pelas assessorias de comunicação de empresas e organizações dos diversos segmentos, atuantes no mercado nacional, realizadas por meio de ações, programas e planos estruturados de gestão de crises. Analisa ainda as vulnerabilidades da identidade, imagem e reputação organizacionais, os processos narrativos, as táticas aplicadas, a preparação dos porta-vozes, a função dos comitês de crises, a efetividade na intermediação das relações entre as organizações e a imprensa e as suas interfaces com a opinião pública.
PALAVRAS-CHAVE: relações públicas; crise; comunicação; opinião pública; reputação.
ABSTRACT
The article describes the rituals and strategies of public relations used by the communication advisors of companies and organizations of the various segments, operating in the national market, through actions, programs and structured plans of crisis management. It also analyzes the vulnerabilities of organizational identity, image and reputation, narrative processes, tactics applied, preparation of spokespersons, the role of crisis committees, effectiveness in mediating relations between organizations and the press and their interfaces with public opinion.
KEYWORDS: public relations; crisis; Communication; public opinion; reputation.
RESUMEN
El artículo describe los rituales y las estrategias de relaciones públicas utilizadas por las asesorías de comunicación de empresas y organizaciones de los diversos segmentos, actuantes en el mercado nacional, realizadas a través de acciones, programas y planes estructurados de gestión de crisis. Se analizan las vulnerabilidades de la identidad, imagen y reputación organizativas, los procesos narrativos, las tácticas aplicadas, la preparación de los portavoces, la función de los comités de crisis, la efectividad en la intermediación de las relaciones entre las organizaciones y la prensa y sus interfaces con la opinión pública.
PALABRAS CLAVE: relaciones públicas; crisis; la comunicación; opinión pública; reputación.
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