PRECISA-SE DE PROFESSORES PARA A TERRA DE NINGUÉM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p450

Palavras-chave:

Tecnologia, educação, professor

Resumo

O mundo da Internet não pode mais continuar sendo a Terra de Ninguém. É preciso que nós, professores, deixemos, de uma vez por todas, todo e qualquer temor em relação ao mundo tecnológico que nos rodeia e que ocupemos o lugar que nele está destinado a nós:  o de orientadores desta transição do mundo real para o virtual. Acreditamos que o papel do professor não é falar de tecnologia, mas de humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kyldes Batista Vicente, Universidade do Tocantins

Licenciatura em Letras, Mestrado em Letras e Linguística, Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. E-mail: kyldesv@gmail.com. 

Fábio d’Abadia de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Jornalismo, Mestre e Doutor em Letras e Linguística pela UFG. É professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFT. E-mail: dabadia@uft.edu.br. 

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 1978.

__________________. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. B179 ¬ 2a ed. rev. ¬ Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005b, 368 p. 25-36

BARROS, Diana Luz Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, J.L. Introdução à linguística. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2005.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.

ECO, U. Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p079-084_c.pdf, acesso em 23 dez. 2008.

LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual. São Paulo: Editora 34, 1997.

MORIN, Edgar. A cobeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 4. ed. Rio de janeiro: Bertran Brasil, 2001.

REIS, Carlos; LOPES, Maria Cristina M. Dicionário de Narratologia. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2002.

WENGER, Etienne. Communities of practice a brief introduction. June, 2006. Disponível em: http://www.ewenger.com /theory/index.htm

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2017-08-01

Como Citar

VICENTE, Kyldes Batista; SOUSA, Fábio d’Abadia de. PRECISA-SE DE PROFESSORES PARA A TERRA DE NINGUÉM. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 450–471, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p450. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3492. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.