O ACIONAMENTO DE IDENTIDADES COMPARTILHADAS NA FRONTEIRA URUGUAIO-BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO URUGUAI COMO PROPOSTA DE CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p271Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Fronteiras, Uruguai, BrasilResumo
Estudamos a participação do jornalismo brasileiro na articulação de representações sociais e de identidades culturais na fronteira Brasil-Uruguai, a partir das apropriações e usos que brasileiros e uruguaios fronteiriços fizeram de narrativas noticiosas sobre o Uruguai e que eles consideraram relevantes em seu cotidiano. Realizamos o estudo de caso sob a perspectiva dos Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos, com entrevistas semiestruturadas junto a uma amostra de 12 fronteiriços. O Uruguai foi caracterizado no discurso jornalístico como uma proposta de consumo, como destino turístico ou em função de seus produtos e recursos naturais. As narrativas noticiosas colaboraram para reforçar a identificação entre uruguaios e brasileiros com respeito ao pertencimento regional e ao estilo de vida.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento do gosto. Porto
Alegre: Zouk, 2007.
CANCUNI, N. G. Culturas Híbridas. México: Grijalbo, 1990.
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 271-292, set./dez. 2016
^.revista
O bservatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016
DOI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p271
COLHER JR., J. Antropologia visual: a fotografia como técnica de pesquisa
antropológica. São Paulo: EPU/EDUSP, 1973.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: por uma antropologia do
consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. Petrópolis:
Vozes, 1992.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,
KÜCHLER, A. Vamos a la playa, p. 18-25. In: Punta é nossa. Capa da Revista
São Paulo, encarte do jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Folha de São
Paulo, 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011.
LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e
hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
MEMÓRIA GLOBO. [s.d.]. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/>.
Acesso em: 14 fev. 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete
operária. São Paulo: Polis, 1980.
YIN, R. K. Estudo de caso - Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman,
.
Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 271-292, set./dez. 2016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.