Narrativas do tempo presente no jornalismo de revista: um olhar sobre a cobertura da América Latina em 45 anos da Revista Veja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p192

Palavras-chave:

América Latina, Revista Veja., Memória, Representação

Resumo

Veja é a revista de maior circulação no Brasil e uma das quatro de maior circulação no mundo, portanto, desempenha um importante papel na construção de representações quanto aos assuntos e temáticas que aborda. Em setembro de 2013, a revista completou 45 anos, marco histórico para o jornalismo brasileiro. Ao longo dessas mais de quatro décadas, Veja ajudou a construir não só Brasil, mas também a construir e difundir memórias sobre outros povos, outras nações, outras culturas. Entre esses vários “outros” estão os países da América Latina que, não raro, foram destaque de capa na revista ao longo desse período. Ao abordar temáticas ligadas aos países da América Latina, a revista contribui para o reforço a certas memórias, a representações referentes a esses países. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção das representações sobre a América Latina realizadas por Veja ao longo de seus 45 anos de história. Como procedimento metodológico, foi utilizada a Análise de Conteúdo. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Michela John, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, mestre em Educação pela UFSC, bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Univali. Pesquisadora do grupo Monitor de Mídia e professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). E-mail: vmichela@gmail.com.

Felipe da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Jornalismo no POSJor/UFSC, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Univali. Pesquisador do grupo Monitor de Mídia. E-mail : contato@felipedacosta.com.br

Guilherme Felipe Busnardo, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisador do grupo Monitor de Mídia. E-mail : gfbusnardo@gmail.com.

Pricilla Tiane Vargas, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisadora do grupo Monitor de Mídia. E-mail : pricilla_tiane@hotmail.com

Robson Souza dos Santos, Centro Universitário de Brusque

 Mestre em Literatura pela UFSC, bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Univali. Coordenador do curso de Tecnonologia em Design Gráfico da Unifebe. Pesquisador do grupo Monitor de Mídia. E-mail : rsouzass@gmail.com

Thiago Amorim Caminada, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Jornalismo pelo POSJor/UFSC, bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Univali. Pesquisador do grupo Monitor de Mídia. E-mail : hiagoleroh@hotmail.com. 

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história, 2009. Disponível em:

http://www.osurbanitas.org/osurbanitas9/Chimamanda_Adichie.pdf

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977

BARBOSA, Alexandre. A solidão da América Latina na grande imprensa. Cenários da Comunicação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 21-29, 2007.

BOMFIM, Ivan Elizeu. Latinidade: a América Latina pelas páginas de Veja e Carta Capital. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. Disponível em: . Acesso em: 17/04/2013.

DEFLEUR, Melvin L; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

MENDONÇA, K. Assentamentos da memória: (re)construções de memória discursiva na revista Veja. Recife, Unicap, 2004.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.

PALACIOS, Marcos. Convergência e memória: jornalismo, contexto e história, MATRIZes, Ano 4, n.1, jul./dez. 2010, p. 37-50

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et. al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

RODRIGO ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia da ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 63, p. 237-289, 2002.

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2003.

Publicado

2016-05-30

Como Citar

JOHN, Valquiria Michela; DA COSTA, Felipe; BUSNARDO, Guilherme Felipe; VARGAS, Pricilla Tiane; DOS SANTOS, Robson Souza; CAMINADA, Thiago Amorim. Narrativas do tempo presente no jornalismo de revista: um olhar sobre a cobertura da América Latina em 45 anos da Revista Veja. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 192–210, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p192. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1870. Acesso em: 29 mar. 2024.