O IMPÉRIO CONTRA-ATACA: narrativas políticas, alegorias midiáticas & ativismo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p199Palavras-chave:
Ativismo, Movimentos Sociais, Cibercultura, Performance, NarrativaResumo
No início dos anos 2010, uma onda de manifestações sociais irrompeu em diferentes países. Por meio do uso de performances alinhadas com os gêneros virais das mídias sociais, essas manifestações consolidaram a estética Carnavalesca que caracteriza as narrativas políticas produzidas e distribuídas em rede por ativistas. Assim, este artigo reflete sobre o fenômeno das mobilizações globais a partir de seis vídeos que apresentam performances ativistas inspiradas no universo de Guerras nas Estrelas. Produzidos em mobilizações distintas entre os anos de 2010 e 2014, os vídeos foram coletados manualmente na plataforma YouTube e contextualizados sob a perspectiva dos Estudos de Mídia.
Downloads
Referências
ANTOUN, Henrique. A Multidão e o Futuro da Democracia na Cibercultura. In: FRANÇA, Vera, WEBER, Maria Helena, PAIVA, Raquel & SOVIK, Liv. Livro do XI COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2001.
BADIOU, Alain. The Rebirth of History: Times of Riots and Uprisings. Verso: Londres, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: Universidade de Brasília/Hucitec, 1999.
BEER, Josh. Sophocles and the Tragedy of Athenian Democracy. Westport, Connecticut: Praeger, 2004.
BEASLEY-MURRAY, Tim. Mikhail Bakhtin and Walter Benjamin Experience and Form. Nova York: Palgrave Macmillan, 2007.
BOAL, Augusto. Aesthetics of the Oppressed. Londres: Routledge, 2006.
CASTELLS, Manuel. Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age. Cambridge: Polity Press, 2012.
________________. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DAY, Amber. Satire and dissent: interventions in contemporary political debate. Bloomington: Indiana University Press, 2011.
FINE, Gary Alan. Public Narration and group culture: discerning discourse in social movements. IN:JOHNSTON, Hank & KLANDERMANS, Bert (org.) Culture and Social Movements. Minneapolis: University of. Minnesota Press, 2004, pp. 127-143.
FOUCAULT, Michel. Power/knowledge: selected interviews and other writings 1972- 1977. Nova York: Pantheon Books, 1980.
GOURNELOS, Ted. Disrupting the Public Sphere: Mediated Noise and Oppositional Politics. IN: NUNES, Mark (org.) Error: Glitch, Noise, and Jam in New Media Cultures. Nova York: Continuum Books, 2011, pp.151-167.
HALBERSTAM, Judith. The Queer Art of Failure. Durham: Duke University Press, 2011.
HOWARD, Philip N.; DUFFY, Aiden; Freelon, Deen; HUSSAIN, Muzammil; Mari, Will & MAZAID, Marwa. Opening Closed Regimes: What Was the Role of Social Media During the Arab Spring?. Project on Information Technology and Political Islam. Relatório 2011.1 University of Washington's Department of Communication. Disponível em: http://pitpi.org/wp-content/uploads/2013/02/2011_Howard-Duffy-Freelon-Hussain-MariMazaid_pITPI.pdf (Acessado em: Dezembro/2014).
JOHNSTON, Hank & KLANDERMANS, Bert (org.) Culture and Social Movements. Minneapolis: University of. Minnesota Press, 1995.
LUCENA, Daniela. Estéticas y políticas festivas en Argentina durante la última dictadura militar y los años 80. Santiago de Chile: Revista de Estudios Avanzados, Instituto de Estudios Avanzados dela Universidad de Santiago de Chile, Dezembro de 2012, p.35-46.
MALINI, Fábio & ANTOUN, Henrique. A Internet e a rua: Ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PLATO. The Republic and other works. Nova York: Anchor Books, 2012.
POLLETTA, Francesca. It Was Like a Fever: storytelling in protest and politics. Chicago: University of Chicago Press, 2006.
REED, Thomas Vernon. The art of protest: Culture and Activism from the Civil Rights Movement to the streets of Seattle. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.
REHM, Rush. Greek tragic theatre. Londres: Routledge, 2005.
SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. Cambridge: MIT Press, 2013.
TILLY, Charles. Social movements: 1768-2004. Paradigm Publishers, 2004.
____________. Regimes and repertoires. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.