COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p29Palavras-chave:
Economia Política da Comunicação, Comunicação Pública, CidadaniaResumo
Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão teórica da Comunicação Pública e da Cidadania sob o viés da Economia Política da Comunicação, um campo que abrange questões relacionadas entre o mercado de comunicação, Estado e sociedade. A partir do conceito trabalhado por alguns estudiosos que ampliam as discussões sobre as temáticas é traçada uma definição de Comunicação Pública e Cidadania, posteriormente são elencadas pesquisas que aliam a lógica do público ao jornalismo diante de questões econômicas em meio aos produtos que circulam no espaço televisivo, levando em consideração a comunicação pública como um mecanismo de resistência na esfera comunicacional.
Downloads
Referências
ANDRADE, Samária Araújo de. Jornalismo em Mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós Graduação em Comunicação, 2013. Orientação: Prof. Dra. Jacqueline Lima Dourado. Disponível em : < http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/verProducao?idProducao=211550&key=170da1b02cfd2aa3b6b889f4c98cc56d> Acesso em 10/ 05/2015.
BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, César R. S. TV pública, políticas de comunicação e democratização: movimentos conjunturais e mudança estrutural. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic.com.br, vol. X, n.3, Sep. – Dic. / 2008.
BECERRA, Martín. La televisión pública em América Latina: condicionantes y desafios. P.179- 205. In: DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI. Teresina. 2013.
BRITTOS, Valério & DOURADO, Jacqueline Lima. P. 39- 51. Avanços brasileiros da Economia Política da Comunicação: 25 anos de estudos, pesquisas e debates. In: MARQUES DE MELO, José & MELO, Patrícia Bandeira de (org.). Economia Política da comunicação: vanguardismo nordestino/ Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013.216p.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Dez impasses para uma efetiva crítica de mídia no Brasil. IN: Anais do 26º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, Belo Horizonte, 2003. Disponível em < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/83181657908623038781927642374779165362.pdf> Acesso em 18/05/2015.
COUTINHO, Iluska. Telejornalismo e público – Sobre vínculos com o cidadão, convertido em audiência. P. 21-42. In: O Brasil (é)ditado. Flávio Porcello, Alfredo Vizeu e Iluska Coutinho. (Orgs.). Coleção Jornalismo Audiovisual. V.1. Florianópolis: Insular, 2012.
DIB, Sandra. Korman.; AGUIAR, Leonel. Azevedo. de; BARRETO, Ivana. Economia Política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo. In: XIX ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. Disponível em < http://compos.com.puc-rio.br/media/g6_sandra_korman_dib_leonel_azevedo_aguiar_ivana_barreto.pdf>. Acesso em 20/06/2015.
DOURADO, Jacqueline Lima & ANDRADE, Samária Araújo. Caminhos cruzados do jornalismo e mercado: a produção de conteúdo no Jornal do Piauí. In: : DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI. Teresina. 2013.
DUARTE, Jorge. Sob a emergência do (s) conceito (s) de comunicação pública. In: Comunicação pública, sociedade e cidadania. 1ª ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2011. (Série Pensamento e Prática; v.4)
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A atualidade do jornalismo bases para sua delimitação teórica. Tese (Doutorado)- Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea, 2003. Orientação. Prof. Dr. Antônio Albino Canelas Rubim.
FILHO, Adilson Vaz Cabral.. As bestas do Apocalipse: a teoria adorniana da indústria cultural. In: Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino [recurso eletrônico]/ Organizadores Rose Maria Vidal de Souza, José Marques de Melo, Osvando J. de Moraes. São Paulo, INTERCOM, 2014. Disponível em < http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/8ba840f439e5d6b8c5eb6ce94faeca68.pdf> . Acesso em: 10/06/2015
FUENZALIDA, Valerio. Televisão pública e mudança digital: tecnologia TV – audiências – formatos. MATRIZes. Vol.9. n.1, 2015. P. 103- 126, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p103-126
MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MARQUES DE MELO, José. Mídia e Cidadania no Brasil. p. 21-33. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina & SATHLER, Luciano. Mídia Cidadã: utopia brasileira. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.
MARQUES DE MELO, José & MELO, Patrícia Bandeira de (org). Economia política da comunicação: vanguardismo nordestino. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013.
MELO, Patrícia Bandeira de. Barbosa Lima Sobrinho, precursor dos estudos brasileiros sobre a economia da imprensa. P. 73-90. In: MELO, José Marques de & MELO, Patrícia Bandeira de (org.). Economia Política da comunicação: vanguardismo nordestino/ Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013. 216p.
MIGUEL, João & MACAMO, Inácio Júlio. Economia política do jornalismo televisivo moçambicano P-110-126 In: DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. UFPI. Teresina. 2013.
MOSCO, Vincent. Economia Política da comunicação: uma perspectiva laboral. P. 97-120. Comunicação e Sociedade, cadernos do Noroeste, Série Comunicação, vol 12 (1-2), 1999.
MORAES, Dênis de. O capital da mídia na lógica da globalização Ciberlegenda. Revista do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Unversidade Federal Fluminense, n.06,p.1-8, 2001. Disponível em: < http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/316/197 >. Acesso em 10/07/2015.
PÉRSIGO, Patrícia Milano & FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. A midiatização da comunicação pública: um olhar sobre a discutibilidade dos escândalos políticos. MATRIZes. Vol.9. n.1, 2015. P. 229-241, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p229-241
PERUZZO, Cicília M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendência. In: Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 2005.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 19ª Ed; Rio de Janeiro: Record, 2010.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. A mistura dos gêneros e o futuro do telejornal. In: 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica/ Alfredo Vizeu, Flavio Porcello, Iluska Coutinho (orgs.).Florianopólis: Insular, 2010.
VALENTE, Jonas. TV Pública no Brasil e sua inserção no modo de regulação setorial da televisão brasileira. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Comunicação, 9 de julho de 2009. Orientação: Prof. Dr. César R.S. Bolaño.
VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.