COMUNICACIÓN PÚBLICA Y LA CIUDADANÍA DE LAS CONTRIBUCIONES DE ECONOMÍA POLÍTICA DE COMUNICACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p29

Palabras clave:

Economia Política de la Comunicación, Comunicación Pública, Ciudadanía

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo reunir una discusión teórica de Comunicación Pública y Ciudadanía bajo el sesgo de la Economia Política de la Comunicación , un campo que se ocupa de situaciones entre el mercado de la comunicación , el estado y la sociedad. Desde el concepto trabajado por algunos estudiosos que amplían las discusiones sobre los temas hasta la proyección de una definición de Comunicación Pública y Ciudadanía , que posteriormente se enumeraran en la investigación que combinan la lógica dei periodismo
público sobre temas económicos entre los productos que circulan en el espacio de la televisión teniendo en cuenta la comunicación pública como un mecanismo de resistência en la esfera de comunicación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mary Sandra Landim Pinheiro, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí - PPGCOM-UFPI,Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professora do Programa de Pós- Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). 

Citas

ANDRADE, Samária Araújo de. Jornalismo em Mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós Graduação em Comunicação, 2013. Orientação: Prof. Dra. Jacqueline Lima Dourado. Disponível em : < http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/verProducao?idProducao=211550&key=170da1b02cfd2aa3b6b889f4c98cc56d> Acesso em 10/ 05/2015.

BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, César R. S. TV pública, políticas de comunicação e democratização: movimentos conjunturais e mudança estrutural. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic.com.br, vol. X, n.3, Sep. – Dic. / 2008.

BECERRA, Martín. La televisión pública em América Latina: condicionantes y desafios. P.179- 205. In: DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI. Teresina. 2013.

BRITTOS, Valério & DOURADO, Jacqueline Lima. P. 39- 51. Avanços brasileiros da Economia Política da Comunicação: 25 anos de estudos, pesquisas e debates. In: MARQUES DE MELO, José & MELO, Patrícia Bandeira de (org.). Economia Política da comunicação: vanguardismo nordestino/ Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013.216p.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Dez impasses para uma efetiva crítica de mídia no Brasil. IN: Anais do 26º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, Belo Horizonte, 2003. Disponível em < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/83181657908623038781927642374779165362.pdf> Acesso em 18/05/2015.

COUTINHO, Iluska. Telejornalismo e público – Sobre vínculos com o cidadão, convertido em audiência. P. 21-42. In: O Brasil (é)ditado. Flávio Porcello, Alfredo Vizeu e Iluska Coutinho. (Orgs.). Coleção Jornalismo Audiovisual. V.1. Florianópolis: Insular, 2012.

DIB, Sandra. Korman.; AGUIAR, Leonel. Azevedo. de; BARRETO, Ivana. Economia Política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo. In: XIX ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. Disponível em < http://compos.com.puc-rio.br/media/g6_sandra_korman_dib_leonel_azevedo_aguiar_ivana_barreto.pdf>. Acesso em 20/06/2015.

DOURADO, Jacqueline Lima & ANDRADE, Samária Araújo. Caminhos cruzados do jornalismo e mercado: a produção de conteúdo no Jornal do Piauí. In: : DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI. Teresina. 2013.

DUARTE, Jorge. Sob a emergência do (s) conceito (s) de comunicação pública. In: Comunicação pública, sociedade e cidadania. 1ª ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2011. (Série Pensamento e Prática; v.4)

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A atualidade do jornalismo bases para sua delimitação teórica. Tese (Doutorado)- Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea, 2003. Orientação. Prof. Dr. Antônio Albino Canelas Rubim.

FILHO, Adilson Vaz Cabral.. As bestas do Apocalipse: a teoria adorniana da indústria cultural. In: Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino [recurso eletrônico]/ Organizadores Rose Maria Vidal de Souza, José Marques de Melo, Osvando J. de Moraes. São Paulo, INTERCOM, 2014. Disponível em < http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/8ba840f439e5d6b8c5eb6ce94faeca68.pdf> . Acesso em: 10/06/2015

FUENZALIDA, Valerio. Televisão pública e mudança digital: tecnologia TV – audiências – formatos. MATRIZes. Vol.9. n.1, 2015. P. 103- 126, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p103-126

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARQUES DE MELO, José. Mídia e Cidadania no Brasil. p. 21-33. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina & SATHLER, Luciano. Mídia Cidadã: utopia brasileira. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

MARQUES DE MELO, José & MELO, Patrícia Bandeira de (org). Economia política da comunicação: vanguardismo nordestino. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013.

MELO, Patrícia Bandeira de. Barbosa Lima Sobrinho, precursor dos estudos brasileiros sobre a economia da imprensa. P. 73-90. In: MELO, José Marques de & MELO, Patrícia Bandeira de (org.). Economia Política da comunicação: vanguardismo nordestino/ Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2013. 216p.

MIGUEL, João & MACAMO, Inácio Júlio. Economia política do jornalismo televisivo moçambicano P-110-126 In: DOURADO, Jacqueline Lima. Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. UFPI. Teresina. 2013.

MOSCO, Vincent. Economia Política da comunicação: uma perspectiva laboral. P. 97-120. Comunicação e Sociedade, cadernos do Noroeste, Série Comunicação, vol 12 (1-2), 1999.

MORAES, Dênis de. O capital da mídia na lógica da globalização Ciberlegenda. Revista do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Unversidade Federal Fluminense, n.06,p.1-8, 2001. Disponível em: < http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/316/197 >. Acesso em 10/07/2015.

PÉRSIGO, Patrícia Milano & FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. A midiatização da comunicação pública: um olhar sobre a discutibilidade dos escândalos políticos. MATRIZes. Vol.9. n.1, 2015. P. 229-241, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p229-241

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendência. In: Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 2005.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 19ª Ed; Rio de Janeiro: Record, 2010.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. A mistura dos gêneros e o futuro do telejornal. In: 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica/ Alfredo Vizeu, Flavio Porcello, Iluska Coutinho (orgs.).Florianopólis: Insular, 2010.

VALENTE, Jonas. TV Pública no Brasil e sua inserção no modo de regulação setorial da televisão brasileira. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Comunicação, 9 de julho de 2009. Orientação: Prof. Dr. César R.S. Bolaño.

VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

Publicado

2016-10-30

Cómo citar

PINHEIRO, Mary Sandra Landim; DOURADO, Jacqueline Lima. COMUNICACIÓN PÚBLICA Y LA CIUDADANÍA DE LAS CONTRIBUCIONES DE ECONOMÍA POLÍTICA DE COMUNICACIÓN. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 29–45, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p29. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1745. Acesso em: 22 jul. 2024.