DESINFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS DIGITAIS: Uma análise das checagens do Projeto Comprova na eleição presidencial brasileira de 2022Uma análise das checagens do Projeto Comprova na eleição presidencial brasileira de 2022
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a47ptMots-clés :
Desinformação, Fake news, Redes sociais digitais, Lula, BolsonaroRésumé
Este artigo busca identificar e analisar as fake news e desinformações checadas pelo Projeto Comprova durante a eleição presidencial do Brasil em 2022. Para tal, parte de uma revisão bibliográfica desses conceitos; seguida por uma abordagem quali-quantitativa amparada pela pesquisa netnográfica no website do projeto, apropriando-se da análise de conteúdo para interpretar aquelas que atingiram os principais candidatos, Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT). Os resultados indicam que os conteúdos analisados abordaram com mais frequência a temática “Manifestações de apoio ou repúdio”, desfavoreceram expressivamente o candidato Lula, foram publicados mais vezes no TikTok e Twitter e foram disseminados, preferencialmente, no formato de vídeos.
Téléchargements
Références
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211–236, 2017.
BARBER, B. Strong Democracy: participatory politics for a new age. Berkeley: University of California Press, 2004.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRISOLA, A.; BEZERRA, A. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018. p. 3316-3330.
CAMILLO, M. Folha publica palavras ‘bolso’ e ‘bolovo’ no Twitter e respostas sugerem ação de robôs pró-Bolsonaro. Folha de São Paulo, 24 out. 2018. Disponível em: https://hashtag.blogfolha.uol.com.br/2018/10/24/folha-publica-palavras-bolso-e-bolovo-notwitter-e-respostas-sugerem-acao-de-robos-pro-bolsonaro/. Acesso em: 6 jan. 2023.
CASTELLS, M. A sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
COLLINS DICTIONARY. Fake news. Disponível em: Fake news definition and meaning | Collins English Dictionary (collinsdictionary.com). Acesso em: 6 dez. 2022.
D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.
DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas. Fake News nas redes sociais on line: Propagação e reação a desinformação em busca de cliques. Media e Jornalismo, v. 18, n. 32. 2018.
DOURADO, T. Fake news na eleição presidencial de 2018 no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
FURNIVAL, A.; SANTOS, T. Desinformação e as fake news: apontamentos sobre o seu surgimento, detecção e formas de combate. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v.18, n.33, p. 94-113, jul./dez. 2019.
GOMES, W.; FERNANDES, B.; REIS, L.; SILVA, T. “Politics 2.0” A campanha on-line de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 17, n. 34, p. 29 – 43, 2009.
JACK, C. Lexicon of lies: Terms for problematic information. Data & Society, v. 3, 2017. Disponível em: https://datasociety.net/pubs/oh/DataAndSociety_LexiconofLies.pdf. Acesso em: 6 dez. 2022.
JARDELINO, F.; CAVALCANTI, D.; TONIOLO, B. A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018. Revista Comunicação Pública, v.15, n.28, p. 1-20, 2020.
KOZINETS, R. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MASSUCHIN, M. G.; TAVARES, C. Q. Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook. Revista Compolítica, 5 (2), p.75-112, 2015.
MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MICHEL, M. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: GEN: Atlas, 2015.
OXFORD LANGUAGES. Word of the year 2016. [S. l.]: Oxford University Press, 2016. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2016. Acesso em: 12 dez. 2022.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RECUERO, R. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
REIS FILHO, C. L. M. Redes sociais digitais e democracia: proteção de dados pessoais e a desinformação nas eleições de 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
SERRANO, P. Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo. Rio de Janeiro: Espalhafato, 2010.
SILVERMAN, C. Eu ajudei a popularizar o termo “fake news”, mas hoje sinto calafrios ao ouvi-lo. In: Buzzfeed. 12 jan. 2018. Disponível em: https://www.buzzfeed.com/craigsilverman/historia-fake-news. Acesso em: 6 dez. 2022.
SOUZA, A. O grande boato. Recife: Edição de Autora, 2021
STAHL, B. On the Difference or Equality of Information, Misinformation, and
Disinformation: A Critical Research Perspective. In: Informing Science Journal, Leicester, UK, v. 9, 2006. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol9/v9p083-096Stahl65.pdf. Acesso em: 6 dez. 2022.
TEIXEIRA, A. Fake news contra a vida: desinformação ameaça vacinação de combate à febre amarela. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica – Dimensões Políticas na Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica – Dimensões Políticas na Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
TUCKER, J. et al. Social media, political polarization, and political disinformation: A review of the scientific literature. Political polarization, and political disinformation: a review of the scientific literature, 2018.
VOLKOFF, V.; CASCAIS, F. A.; CONCEIÇÃO, I. G. Pequena história da desinformação: do cavalo de Tróia à Internet. Lisboa: Editorial Notícias, 2000.
WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. First Draft, 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/fake-news-complicated/. Acesso em: 6 dez. 2022.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinar framework for research and policy making. Council of Europe report, v. 27, 2017.
WE are social e HootSuite – Digital 2022. In: AMPER. 2022. Disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2022-resumo-e-relatoriocompleto. Acesso: 20 dez. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Observatoire Journal 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.