Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?: Uma análise comparativa da disposição de informações sobre candidatos às eleições presidenciais no Brasil em 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p119

Palavras-chave:

Facebook, Eleições 2014, Candidatos, Brasil

Resumo

O paper propõe uma análise comparativa das citações dos candidatos à presidência no Brasil a partir das fanfages de Facebook de 12 jornais brasileiros, com o objetivo de identificar, por região, o volume de cobertura e a existência de viés contrário ou favorável a determinado candidato. Utilizamos como metodologia predominante a análise quantitativa de conteúdo para analisar 34.618 posts publicados nas fan pages dos jornais, entre 1º de julho e 31 de outubro de 2014, que citavam pelo menos um dos três principais candidatos a presidente: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) ou Eduardo Campos/Marina Silva (PSB). A variável utilizada para testar a hipótese é a valência do post que cita os candidatos. Os testes demonstraram diferenças importantes entre o primeiro e o segundo turno nas posturas dos jornais por região.

 

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Biografia do Autor

Emerson U. Cervi, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Ciência Política e Sociologia, do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), E-mail: ecervi7@gmail.com

Adriana Cedillo Morales Moreira, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Posgraduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (2014), na linha de pesquisa comunicação política e atores coletivos. É parte do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política & Opinião Pública (CPOP) da UFPR. Possui graduação em ciências da comunicação (Universidad Nacional Autónoma de Mexico) com área de ênfase em comunicação política.

Márcio C. Carlomagno, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mccarlomagno@gmail.com

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

CERVI, Emerson U.; MOREIRA, Adriana Cedillo Morales; CARLOMAGNO, Márcio C. Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?: Uma análise comparativa da disposição de informações sobre candidatos às eleições presidenciais no Brasil em 2014. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 119–140, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p119. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1650. Acesso em: 19 abr. 2024.