Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?: Uma análise comparativa da disposição de informações sobre candidatos às eleições presidenciais no Brasil em 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p119

Palavras-chave:

Facebook, Eleições 2014, Candidatos, Brasil

Resumo

O paper propõe uma análise comparativa das citações dos candidatos à presidência no Brasil a partir das fanfages de Facebook de 12 jornais brasileiros, com o objetivo de identificar, por região, o volume de cobertura e a existência de viés contrário ou favorável a determinado candidato. Utilizamos como metodologia predominante a análise quantitativa de conteúdo para analisar 34.618 posts publicados nas fan pages dos jornais, entre 1º de julho e 31 de outubro de 2014, que citavam pelo menos um dos três principais candidatos a presidente: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) ou Eduardo Campos/Marina Silva (PSB). A variável utilizada para testar a hipótese é a valência do post que cita os candidatos. Os testes demonstraram diferenças importantes entre o primeiro e o segundo turno nas posturas dos jornais por região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson U. Cervi, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Ciência Política e Sociologia, do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), E-mail: ecervi7@gmail.com

Adriana Cedillo Morales Moreira, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Posgraduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (2014), na linha de pesquisa comunicação política e atores coletivos. É parte do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política & Opinião Pública (CPOP) da UFPR. Possui graduação em ciências da comunicação (Universidad Nacional Autónoma de Mexico) com área de ênfase em comunicação política.

Márcio C. Carlomagno, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mccarlomagno@gmail.com

Referências

ANJ, Maiores jornais do Brasil. Disponível em: http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil. Acesso em 10 março.2015.

ALDÉ A., FIGUEIREDO M., MENDES G. Tomando partido: imprensa e eleições presidenciais em 2006, Política e Sociedade, UFSC, no. 10, 2007.

CERVI, Emerson. Análise de Dados Categóricos em Ciência Política. E-book PPGCP: Curitiba, 2014. Disponível em:

https://www.academia.edu/6089860/_2014_An%C3%A1lise_de_Dados_Categ%C3%B3ricos_em_Ci%C3%AAncia_Pol%C3%ADtica. Acesso em 10 março.2015.

CORREIO DO ESTADO, Quem somos, Correi do Estado, 2015. Disponível em: http://www.correiodoestado.com.br/canal/quem-somos/ Acesso em 02 de março de 2015.

CUNHA R., Andrés Guevara e a evolução gráfica do jornal O Povo, In: VII Encontro Nacional de História da Mídia, Unifor, Fortaleza, Unifor, 2009, p.2.

DADER, J. Del periodista pasible a la objetividad informativa y otras...Estudios sobre el Mensaje Periodístico, UCM, Madrid, 2007.

D'ALESSANDRO M. El ascenso del Príncipe democrático. Quién gobierna y cómo se gobiernan las democracias (resenha), Temas y debates, no. 11, UNR, Rosario, agosto 2011.

ESTADO DE MINAS, Informação, Estado de Minas, 2015. Disponível em: https://m.facebook.com/profile.php?id=115154641829012 Acesso em 08 de março de 2015.

ESTADO DE S.PAULO, Resumo histórico, Estado de S. Paulo, 2015 Disponível em:

http://www.estadao.com.br/historico/resumo/conti1.htm Acesso 11 de março de 2015, 20:36:15.

FERNANDES J., Gazeta do Povo, 94 anos, Londrina, Jornal de Londrina, fevereiro/2013. Disponível: http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1341761&tit=Gazeta-do-Povo-94-anos Acesso em 08 de março de 2015.

FONSECA F., Sistemas de comunicação na Amazônia Communication systems in Amazon, Revista Fronteiras-estudos midiático, Unisinos, setembro-dezembro 2012.

GOMES, Wilson et all. "Políticos 2.0" A campanha on-line de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Política. v. 17. n. 34., UFPR, Curitiba, 2009.

JFMG, SA. Correio Braziliense, 2015. Disponível em: http://www.jfmg.com.br/e/sa-correio-braziliense-sa Acesso em 10 de março 2015.

L'ALLIANCE, Pesquisa panorama 2014-Jornal o Globo, Aliança Internacional de Jornalistas, 2014. Disponível em: http://www.alliance-journalistes.net/article350.html Acesso em 12 de março de 2015.

MACHADO B., Uma análise da cobertura jornalística do clássico grenal realizadas pelo jornal Zero Hora. 72 f. Dissertação (Graduação em Ciências Sociais-Habilitação em Jornalismo), Unifra, Santa Maria, 2009.

PAVEZI A. E., Jornalismo público na agência senado: uma análise da proposta de participação cívica em um portal estatal, 2010. 150 f. Dissertação (Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo), UEPG, Ponta Grossa, 2010.

POLETTI M., BRANTS, B. Between partisanship and cynicism: Italian jornalism in a state of flux, SAGE publications, UNIMI, Milan, july 23, 2010.

SOARES, G., TERRON, S. Dois Lulas: a geografia eleitoral da reeleição (explorando conceitos, métodos e técnicas de análise geoespacial). Opinião Pública, vol. 14, n° 2, Unicamp, Campinas, 2008.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

CERVI, Emerson U.; MOREIRA, Adriana Cedillo Morales; CARLOMAGNO, Márcio C. Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?: Uma análise comparativa da disposição de informações sobre candidatos às eleições presidenciais no Brasil em 2014. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 119–140, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p119. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1650. Acesso em: 21 nov. 2024.