Construindo a memória e identidade no Tocantins

Auteurs-es

Mots-clés :

comunicação, educação, jornalismo

Résumé

Resenha do Livro: SANTOS, José Vandilo. Memória e identidade. Curitiba: Appris, 2015.  

O professor José Vandilo dos Santos é antropólogo (UFPB) e Doutor em História Social (UFRJ). Tem se especializado em estudos sobre identidades; sua dissertação de Mestrado está relacionada a essa temática; trata-se de um estudo sobre povos quilombolas no interior da Paraíba, mais precisamente no Município de Santa Luzia, estado da Paraíba. O trabalho foi intitulado: Negros do Talhado - um estudo sobre identidade étnica de uma comunidade rural, Campina Grande: UFPB, 1998.

O autor dá continuidade aos estudos sobre identidades em sua tese de doutorado, também a partir de uma comunidade rural. A obra publicada em 2015 tem como título Memória e Identidade. Trata-se de um estudo sobre o deslocamento de um povoado conhecido como Canela. Esse povoado foi atingido pela construção de uma Usina Hidrelétrica, a Usina do Lajeado, em 2001.  Com a construção os ribeirinhos do Canela tiveram que sair para  Palmas, cidade em processo de desenvolvimento, a qual se torna o lugar onde  esses remanescentes vão ter, definitivamente, uma nova vida muito, diferente daquela que estavam acostumados a viver.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

João Nunes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor adjunto I da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: joao.ns@mail.uft.edu.br.

Références

SANTOS. José Vandilo dos. Negros do Talhado: um estudo sobre identidade

étnica de uma comunidade rural. Campina Grande: UFPB, 1998.

Publié-e

2015-09-30

Comment citer

SILVA, João Nunes da. Construindo a memória e identidade no Tocantins. Observatoire Journal, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 270–275, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1626. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.