THE ROLE OF MUSIC IN PUBLIC HEALTH SERVICES COMMUNICATIONS: a case study on vaccination against covid-19 in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a1en

Palavras-chave:

Public health, Music advertising, Government publicity, Covid-19

Resumo

This study aimed to examine the role of music in public service communications directed at health vaccination COVID-19 in Brazil in the perception of advertising receptors. Content analysis of cultural texts from official social networks and manifestations of society and semi-structured interviews with residents of each region of the country were carried out. Music was highlighted as an effective tool for advertising public health services, influencing Brazilians of different ages, facilitating the transmission of the message, fighting fear and misinformation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Silva Nascimento, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Bachelor of Public Administration (Federal University of the State of Rio de Janeiro). Beatriz.nascimento@edu.unirio.br.

0000-0002-8796-8115

Marina Dias de Faria, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Doctor in Administration (Federal University of Rio de Janeiro). Adjunct Professor at the Federal University of the State of Rio de Janeiro. marinadfaria@gmail.com.

José Geraldo Pereira Barbosa, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Doctor in Administration (Federal University of Rio de Janeiro). Coordinator and Adjunct Professor of the Public Administration Course at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). jgeraldopbgmail.com.    

Referências

ARCANJO, Daniela. Relembre o que Bolsonaro já disse sobre a pandemia, de gripezinha e país de maricas a frescura e mimimi. Folha de São Paulo, 5 mar. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/03/relembre-o-que-bolsona ro-ja-disse-sobre-a-pandemia-de-gripezinha-e-pais-de-maricas-a-frescura-e-mimimi.shtml>. Acesso em: 19 abr. 2021.

BETIM, Felipe. Cientistas brasileiros travam guerra contra a desinformação bolsonarista por vacinação. El País Brasil, 18 jan. 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-18/cientistas-brasileiros-travam-guerra-contra-a-desinformacao-bolsonarista-por-vacinacao.html>. Acesso em: 19 abr. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CANAL KondZilla. MC Fioti - Vacina Butantan - Remix Bum Bum Tam Tam (KondZilla). Canal KondZilla, 2021. (3m13s). Disponível em: <https://youtu.be/yQ8xJHuW7TY>. Acesso em: 20 abr. 2021.

COUTINHO DA SILVA, E.; MAZZON, J. A. Plano de marketing social para a promoção da saúde: desenvolvimento de políticas de saúde pública orientada ao “cliente”. Revista Brasileira de Marketing, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, v. 15, n. 2, p. 164-176, abr.-jun. 2016.

FERNANDES, Ana Luiza Carnevalli; TASSO, Betânia Zambiazzi; FERNANDES, Franciele Guedes. A Influência da Propaganda sobre o Comportamento do Consumidor. 2014. 61 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Eurípides de Marília, Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília - SP. 2014.

FERREIRA, Patrícia et al. Marketing público e orientação para o cidadão-consumidor: um levantamento da produção científica brasileira entre 1997 e 2008. Revista Gestão Pública: Práticas e Desafios, Recife, PE, v. 3, n. 5, p. 170-195, out. 2012.

FLÓREZ, Karen Vanessa Patiño. Aplicación e influencia de la música en la publicidad. 2020. 84 f. Monografia (Graduação em Publicidade) - Facultad De Humanidades, Ciencias Sociales Y Teología, Universidad Católica De Manizales, Manizales, Caldas, Colômbia. 2020.

GASQUE, N. DE L.; SILVA, F. A.; RODRIGUES, F. G.; MARVULLI, M. V. N.; MORAES, N. R. DE. Covid-19 e grandes pandemias da humanidade: um olhar histórico e sociológico. Revista Observatório, v. 6, n. 3, p. a17pt, 1 maio 2020.

GOVERNO DO BRASIL. Disponível em: <https://www.instagram.com/governodobrasil/>. Acesso em: 04 mai. 2021.

GRENCHO, Pedro Miguel Alvito. Comunicação em serviços públicos: o impacto percebido da publicidade na alteração de comportamentos do cidadão. 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal. 2010.

ILO. ILO: Uncertain and uneven recovery expected following unprecedented labour market crisis. International Labour Organization - ILO, 25 jan. 2021. Disponível em: <https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_766949/lang--e n/index.htm>. Acesso em: 10 mai. 2021.

LIMA et al. Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19: uma análise das publicações dos boletins epidemiológicos do estado de Alagoas. Logeion: Filosofia da Informação, v. 7, n. 2, p. 88-107, 26 mar. 2021.

MATTOS, G. Z.; SANTOS, R. O. A utilização dos jingles como linguagem e mercado para a publicidade brasileira. Revista de Iniciação Científica da Unifamma, Centro Universitário Metropolitano de Maringá, Maringá, PR, v. 5, n. 1. 2020.

MINISTÉRIO da Saúde. Disponível em: <https://www.instagram.com/minsaude/>. Acesso em: 30 abr. 2021a.

___________________. Brasil Imunizado. Jingle da campanha de vacinação contra Covid-19. Ministério da Saúde, 2021b. (1m00s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4-ZFCky5WZ4>. Acesso em: 20 abr. 2021.

MONTENEGRO et al. Resiliência Econômica na América Latina: Características e Desempenho para países Selecionados Frente ao Covid-19. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [S.l.], v. 16, n. 4, dez. 2020.

OLIVEIRA, Regiane, BORGES, Rodolfo, BEDINELLI, Talita. Evolução dos casos de coronavírus no Brasil. El País Brasil, 10 mar. 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-07-23/evolucao-dos-casos-de-coronavirus-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2021.

OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. OPAS - Organização Pan-americana de Saúde, 11 mar. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic>. Acesso em: 10 mai. 2021.

PIEDRAS, Elisa. Recepção, circulação e dispositivos sociais de crítica midiática: apontamentos para o estudo das práticas do receptor-consumidor-cidadão diante da publicidade. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 20., 2011. Porto Alegre, RS. Anais... [S.l.: s.n.]

RAMAZZOTTI, L; STEFANO, S; MOROZINI, J. Satisfação no atendimento e prestação de serviço do pró-cidadão do município de Londrina. Administração de Empresas em Revista, Curitiba, PR, v. 1, n. 20, p. 193-216, jan.-abr. 2020.

RENNER, Victória de Souza. A música como ferramenta de marketing: memória e atitude do consumidor. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Faculdade de Economia, Universidade do Porto, Porto, Portugal. 2018.

REY, Francisco Moreno. El efecto de la música publicitaria en la notoriedad del mensaje. Un estudio experimental en el ámbito de la identidad sonora. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas) - Facultad de Ciencias de La Información, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha. 2019.

ROUBICEK, Marcelo. O tamanho do rombo da pandemia na economia europeia em 2020. Nexo Jornal, 16 fev. 2021. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/02/16/O-tamanho-do-rombo-da-pandemia-na-economia-europeia-em-2020>. Acesso em: 10 mai. 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma saída para o Brasil. Sul 21, 13 ago. 2020. Disponível em: <https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/08/uma-saida-para-o- brasil-por-boaventura-de-sousa-santos/>. Acesso em: 10 mai. 2021.

SANTOS, Franciele; MOREIRA, Jair. A música na propaganda televisiva como fator emocional de aproximação e persuasão do consumidor. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMMA, 1., 2014. Maringá/PR. Anais… Maringá: FAMMA, 2014. p. 64-102.

SCHWARTZ, Cíntia Silva. Comportamento do consumidor: uma análise sobre o processo decisório de compras em supermercados. 2015. 72 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS. 2015.

SILVA, J. A. DA; SANTOS, R. C. DOS. Reações psicológicas e cognitivas à covid-19. Revista Observatório, v. 6, n. 2, p. a3pt, 1 abr. 2020.

SABRA. Sociedade e música. SABRA - Sociedade Artística Brasileira. 31 out. 2018. Disponível em: <https://www.sabra.org.br/site/musica-influencia-a-sociedade/#:~:text= Capaz%20de%20aumentar%20a%20autoestima,e%20lidam%20com%20os%20sentimentos>. Acesso em: 06 jan. 2021.

VEJA Saúde. Campanha nacional de vacinação para Covid-19 é inaugurada com indefinições. VEJA Saúde, 18 jan. 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-nacional-de-vacinacao-para-covid-19-e-inaugurada-com-indefinicoes/>. Acesso em: 19 abr. 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

NASCIMENTO, Beatriz Silva; FARIA, Marina Dias de; BARBOSA, José Geraldo Pereira. THE ROLE OF MUSIC IN PUBLIC HEALTH SERVICES COMMUNICATIONS: a case study on vaccination against covid-19 in Brazil. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a1en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a1en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/14130. Acesso em: 19 nov. 2024.