SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a8ptKeywords:
Covid-19; EaD; educação; ensino; internet.Abstract
The pandemic resulting from the coronavirus disease 2019 (Covid-19) has arrived to make life a true epic, and some questions are being asked about life and behavior after this pandemic: (a) How we should and how we will have to behave thereafter?; (b) What life will be like after this pandemic is over?; (c) How the communication with people can be?; (d) How to teach our children?; (e) What will education be like when pandemic is over?. Similar questions will be asked about education. Quarantine is one of the most efficient weapons in combating the Covid-19, but its duration was not considered to be for more than months. Schools and universities are facing a very hard situation on how to advance education through the Distance Education System (EAD, Brazilian acronym). Using EAD, so that students are not left without studying/learning, was the fastest and safest way to maintain the student’s health and education to date. This paper is discussing the present moment and how the situation can be reinvented facing teaching and new challenges. What problems will be faced? An analysis will be performed by means of bibliographic review and qualitative and quantitative research on the new daily lives of teachers and students, in the face of EAD, its challenges and confrontations. The functionality, capacity, and sociability of the method over the internet, the laws of basic teaching guidelines, and student/teacher socialization will be studied.
Keywords: Covid-19; EaD; education; internet; teaching.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). CENSO.EAD.BR, 2018. CensoEAD.BR - 2018/2019. Copyright Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED -. 20/10/2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1644/2019/10/censoeadbr_-_2018/2019. Acesso em: 3 abr. 2020.
BATISTA, Gelinton. APP-Sindicato (Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná). Projeto de lei quer proibir substituição de aulas presenciais por ensino a distância. Paraná, 7 de abril de 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/projeto-de-lei-quer-proibir-substituicao-de-aulas-presenciais-por-ensino-a-distancia/amp/. Acesso em: 22 abr. 2020.
CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Avaliação a serviço da aprendizagem: um inédito viável. In: Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007, p. 41-56. In: BOTH, Ivo José; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Interferência pedagógica na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância com o uso de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 807-821, 2018. DOI 10.21723/riaee.v13.n2.2018.9924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9924/7375. Acesso em: 11 abr. 2020.
BRASIL. [Constituição Brasileira (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil DE 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 abr. 2020.
______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDBE). Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 abr. 2020.
______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (ECA). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 14.abr. 2020.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Aprovado em 01/06/98, 110p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.
______. Presidência da República. Secretária-geral. Decreto nº. 9.057, de25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 26 de maio de 2017. Edição: 100, Seção 1,| p.3. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_ publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 14 abr. 2020.
FELIX, Paula. Novo normal deve incluir ead no ensino superior presencial avalia entidade. Jornal Estadão, São Paulo, 21 maio 2020. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,novo-normal-deve-incluir-ead-no-ensino-superior-presencial-avalia-entidade,70003310753. Acesso em: 22 maio 2020
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: https://www.academia.edu/36045615/Adeus_professor_Adeus_professora_J.C._Lib%C3%A2neo_Did%C3%A1tica_Geral. Acesso em: 15 mar. 2020.
MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Aluno aprendiz em educação a distância: material didático e avaliação, [s.l.], 2017. DOI http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9899. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9899/6811. Acesso em: 3 maio 2020.
MENOS de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena. Folha de São Paulo, Caderno Equilíbrio e Saúde, 14 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml. Acesso em: 14 maio 2020.
MÜLLER, Fernanda. Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar em Revista [online], Setor de Educação - Campus Rebouças – UFPR 2008, n.32, p.123-141. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602008000200010&scrip t=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 abr. 2020.
NIC.BR/CETIC.BR. Comitê gestor da internet no Brasil (Brazilian Internet Steering Committee).. Tic domicílios: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/.Acesso em: 11 maio 2020.
OLIVEIRA, Betty Antunes de. DUARTE, Newton. Sociologia do Saber Escolar. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1987.
PINHO, Angela. Ensino remoto na rede pública de SP estreia com dúvidas e bagunça virtual. In: Ensino remoto na rede pública de SP estreia com dúvidas e bagunça virtual. São Paulo, 27 abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/ ensino-remoto-na-rede-publica-de-sp-estreia-com-duvidas-e-bagunca-virtual.shtml. Acesso em: 28 abr. 2020
PINTO. Diego de Oliveira. Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Ranking de educação mundial: entenda os dados do Brasil. Publicado em 05/12/2019, atualizado em 26/07/2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/ranking-de-educacao-mundial-posicao-do-brasil/. Acesso em: 27 abr. 2020.
PRETO PEREIRA, Raphael. Ensino fundamental a distância precisa de 3G melhor e professor capacitado. Ecoa por um Mundo Melhor, Eco Educação, São Paulo, 09/04/2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/04/09/ensino-fundamental-a-distancia-precisa-de-3g-melhor-e-professor-capacitado.htm. Acesso em: 27 abr. 2020.
PROFESSORES, pais e entidades procuram Justiça contra obrigatoriedade do ensino remoto. Folha de São Paulo, Educação, www1.folha.uol.com.br 2020/05, May 1, 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/professores-pais-e-entidades-procuram-justica-contra-obrigatoriedade-do-ensino-remoto.shtml. Acesso em: 02 maio 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.