O PAPEL DA MÚSICA EM COMUNICAÇÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: um estudo de caso sobre a vacinação contra o covid-19 no Brasil

Autores

  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Silva Nascimento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • José Geraldo Pereira Barbosa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a1pt

Palavras-chave:

Saúde Pública; Publicidade governamental; Publicidade musical; Vacinação; Covid-19.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal analisar o papel da música nas comunicações de serviços públicos de saúde direcionadas à vacinação contra o COVID-19 no Brasil na percepção dos receptores da publicidade. Realizou-se análise de conteúdo de textos culturais de redes sociais oficiais e manifestações da sociedade e entrevistas semiestruturadas com moradores de cada região do país. Destacou-se a música como instrumento eficaz para publicidade de serviços públicos de saúde, influenciando brasileiros de diversas idades, facilitando a transmissão da mensagem, combatendo o medo e a desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCANJO, Daniela. Relembre o que Bolsonaro já disse sobre a pandemia, de gripezinha e país de maricas a frescura e mimimi. Folha de São Paulo, 5 mar. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/03/relembre-o-que-bolsona ro-ja-disse-sobre-a-pandemia-de-gripezinha-e-pais-de-maricas-a-frescura-e-mimimi.shtml>. Acesso em: 19 abr. 2021.

BETIM, Felipe. Cientistas brasileiros travam guerra contra a desinformação bolsonarista por vacinação. El País Brasil, 18 jan. 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-18/cientistas-brasileiros-travam-guerra-contra-a-desinformacao-bolsonarista-por-vacinacao.html>. Acesso em: 19 abr. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CANAL KondZilla. MC Fioti - Vacina Butantan - Remix Bum Bum Tam Tam (KondZilla). Canal KondZilla, 2021. (3m13s). Disponível em: <https://youtu.be/yQ8xJHuW7TY>. Acesso em: 20 abr. 2021.

COUTINHO DA SILVA, E.; MAZZON, J. A. Plano de marketing social para a promoção da saúde: desenvolvimento de políticas de saúde pública orientada ao “cliente”. Revista Brasileira de Marketing, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, v. 15, n. 2, p. 164-176, abr.-jun. 2016.

FERNANDES, Ana Luiza Carnevalli; TASSO, Betânia Zambiazzi; FERNANDES, Franciele Guedes. A Influência da Propaganda sobre o Comportamento do Consumidor. 2014. 61 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Eurípides de Marília, Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília - SP. 2014.

FERREIRA, Patrícia et al. Marketing público e orientação para o cidadão-consumidor: um levantamento da produção científica brasileira entre 1997 e 2008. Revista Gestão Pública: Práticas e Desafios, Recife, PE, v. 3, n. 5, p. 170-195, out. 2012.

FLÓREZ, Karen Vanessa Patiño. Aplicación e influencia de la música en la publicidad. 2020. 84 f. Monografia (Graduação em Publicidade) - Facultad De Humanidades, Ciencias Sociales Y Teología, Universidad Católica De Manizales, Manizales, Caldas, Colômbia. 2020.

GASQUE, N. DE L.; SILVA, F. A.; RODRIGUES, F. G.; MARVULLI, M. V. N.; MORAES, N. R. DE. Covid-19 e grandes pandemias da humanidade: um olhar histórico e sociológico. Revista Observatório, v. 6, n. 3, p. a17pt, 1 maio 2020.

GOVERNO DO BRASIL. Disponível em: <https://www.instagram.com/governodobrasil/>. Acesso em: 04 mai. 2021.

GRENCHO, Pedro Miguel Alvito. Comunicação em serviços públicos: o impacto percebido da publicidade na alteração de comportamentos do cidadão. 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal. 2010.

ILO. ILO: Uncertain and uneven recovery expected following unprecedented labour market crisis. International Labour Organization - ILO, 25 jan. 2021. Disponível em: <https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_766949/lang--e n/index.htm>. Acesso em: 10 mai. 2021.

LIMA et al. Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19: uma análise das publicações dos boletins epidemiológicos do estado de Alagoas. Logeion: Filosofia da Informação, v. 7, n. 2, p. 88-107, 26 mar. 2021.

MATTOS, G. Z.; SANTOS, R. O. A utilização dos jingles como linguagem e mercado para a publicidade brasileira. Revista de Iniciação Científica da Unifamma, Centro Universitário Metropolitano de Maringá, Maringá, PR, v. 5, n. 1. 2020.

MINISTÉRIO da Saúde. Disponível em: <https://www.instagram.com/minsaude/>. Acesso em: 30 abr. 2021a.

___________________. Brasil Imunizado. Jingle da campanha de vacinação contra Covid-19. Ministério da Saúde, 2021b. (1m00s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4-ZFCky5WZ4>. Acesso em: 20 abr. 2021.

MONTENEGRO et al. Resiliência Econômica na América Latina: Características e Desempenho para países Selecionados Frente ao Covid-19. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [S.l.], v. 16, n. 4, dez. 2020.

OLIVEIRA, Regiane, BORGES, Rodolfo, BEDINELLI, Talita. Evolução dos casos de coronavírus no Brasil. El País Brasil, 10 mar. 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-07-23/evolucao-dos-casos-de-coronavirus-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2021.

OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. OPAS - Organização Pan-americana de Saúde, 11 mar. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic>. Acesso em: 10 mai. 2021.

PIEDRAS, Elisa. Recepção, circulação e dispositivos sociais de crítica midiática: apontamentos para o estudo das práticas do receptor-consumidor-cidadão diante da publicidade. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 20., 2011. Porto Alegre, RS. Anais... [S.l.: s.n.]

RAMAZZOTTI, L; STEFANO, S; MOROZINI, J. Satisfação no atendimento e prestação de serviço do pró-cidadão do município de Londrina. Administração de Empresas em Revista, Curitiba, PR, v. 1, n. 20, p. 193-216, jan.-abr. 2020.

RENNER, Victória de Souza. A música como ferramenta de marketing: memória e atitude do consumidor. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Faculdade de Economia, Universidade do Porto, Porto, Portugal. 2018.

REY, Francisco Moreno. El efecto de la música publicitaria en la notoriedad del mensaje. Un estudio experimental en el ámbito de la identidad sonora. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas) - Facultad de Ciencias de La Información, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha. 2019.

ROUBICEK, Marcelo. O tamanho do rombo da pandemia na economia europeia em 2020. Nexo Jornal, 16 fev. 2021. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/02/16/O-tamanho-do-rombo-da-pandemia-na-economia-europeia-em-2020>. Acesso em: 10 mai. 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma saída para o Brasil. Sul 21, 13 ago. 2020. Disponível em: <https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/08/uma-saida-para-o- brasil-por-boaventura-de-sousa-santos/>. Acesso em: 10 mai. 2021.

SANTOS, Franciele; MOREIRA, Jair. A música na propaganda televisiva como fator emocional de aproximação e persuasão do consumidor. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMMA, 1., 2014. Maringá/PR. Anais… Maringá: FAMMA, 2014. p. 64-102.

SCHWARTZ, Cíntia Silva. Comportamento do consumidor: uma análise sobre o processo decisório de compras em supermercados. 2015. 72 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS. 2015.

SILVA, J. A. DA; SANTOS, R. C. DOS. Reações psicológicas e cognitivas à covid-19. Revista Observatório, v. 6, n. 2, p. a3pt, 1 abr. 2020.

SABRA. Sociedade e música. SABRA - Sociedade Artística Brasileira. 31 out. 2018. Disponível em: <https://www.sabra.org.br/site/musica-influencia-a-sociedade/#:~:text= Capaz%20de%20aumentar%20a%20autoestima,e%20lidam%20com%20os%20sentimentos>. Acesso em: 06 jan. 2021.

VEJA Saúde. Campanha nacional de vacinação para Covid-19 é inaugurada com indefinições. VEJA Saúde, 18 jan. 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-nacional-de-vacinacao-para-covid-19-e-inaugurada-com-indefinicoes/>. Acesso em: 19 abr. 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

DIAS DE FARIA, Marina; SILVA NASCIMENTO, Beatriz; PEREIRA BARBOSA, José Geraldo. O PAPEL DA MÚSICA EM COMUNICAÇÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: um estudo de caso sobre a vacinação contra o covid-19 no Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12476. Acesso em: 18 nov. 2024.