MASSIFICAÇÃO E INTERNETILIZAÇÃO: duas faces da mesma moeda no processo de alienação pelos meios de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a6ptPalavras-chave:
Meios de Comunicação; Alienação; Extensão.Resumo
Pretende-se observar como as mudanças tecnológicas promoveram transformações na sociedade, contudo parece que uma coisa permanece a mesma: o uso dos meios de comunicação como uma tecnologia de alienação. Essa observação será realizada metodologicamente através de uma pesquisa teórica e exploratória, buscando uma revisão de conceitos que se referem aos usos e efeitos dos meios de comunicação. Nesse sentido, observa-se como hipótese a ideia de que no sentido do uso alienatório dos meios não ocorreram grandes mudanças. Os meios ao estenderem a percepção humana, parecem não terem produzido um efeito de libertação da consciência, mas sim, tem ampliado o processo de mistificação e alienação, através da massificação da informação, criando uma internetilização, uma massificação através dos meios digitais.
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