MASSIFICAÇÃO E INTERNETILIZAÇÃO: duas faces da mesma moeda no processo de alienação pelos meios de comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a6pt

Palavras-chave:

Meios de Comunicação; Alienação; Extensão.

Resumo

Pretende-se observar como as mudanças tecnológicas promoveram transformações na sociedade, contudo parece que uma coisa permanece a mesma: o uso dos meios de comunicação como uma tecnologia de alienação. Essa observação será realizada metodologicamente através de uma pesquisa teórica e exploratória, buscando uma revisão de conceitos que se referem aos usos e efeitos dos meios de comunicação. Nesse sentido, observa-se como hipótese a ideia de que no sentido do uso alienatório dos meios não ocorreram grandes mudanças. Os meios ao estenderem a percepção humana, parecem não terem produzido um efeito de libertação da consciência, mas sim, tem ampliado o processo de mistificação e alienação, através da massificação da informação, criando uma internetilização, uma massificação através dos meios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012). O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014).

Referências

ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Indústria Cultural: O Iluminismo como mistificação das Massas. (in) LIMA, L. C. Teorias da Cultura de Massa. São Paulo: Paz & Terra, 2000.

ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

BARTHES. R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

BAUMAN, Z. Vida para o Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo:

Perspectiva, 2012.

D'ANCONA, M. Fake news: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. São Paulo: Faro Editorial, 2018.

DE PAULA, M. G. “Para que tudo permaneça como é, é necessário que tudo mude”: O niilismo de o leopardo de lampedusa e o niilismo cristão kierkegaardiano no século das mudanças. Pensando – Revista de filosofia. V. 7, n. 14, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4458.

DUGNANI, P. Pós-modernidade e comunicação: dos meios de massa aos meios digitais. Comunicação & inovação (ONLINE), v.21, p.129 - 146, 2020. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6201.

DUGNANI, P. Meios de Comunicação: Extensão e Alienação. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 481-501, 1 jul. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6590. Acesso 14/08/2019.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FANJUL, S. C. Na verdade, o que [...] é exatamente um algoritmo? Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/30/tecnologia/1522424604_741609.html. Acesso: janeiro de 2021.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2015.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MATTELART, A. e MATTELART M. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix: São Paulo, 2016.

PRIOR, H. (2019). Mentira e política na era da pós-verdade: fake news, desinformação e factos alternativos. In P. Lopes & B. Reis (eds.), Comunicação Digital: media, práticas e consumos (pp. 75-97). Lisboa: NIP-C@M & UAL. Disponível em http://hdl.handle.net/11144/3976. https://doi. org/10.26619/978-989-8191-87-8.4. Acesso em janeiro de 2021.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

DUGNANI, Patricio. MASSIFICAÇÃO E INTERNETILIZAÇÃO: duas faces da mesma moeda no processo de alienação pelos meios de comunicação. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. a6pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11578. Acesso em: 26 abr. 2024.